A Polícia Federal (PF) divulgou um balanço dos primeiros dias da quarta fase da Operação Liamba, realizada em Pernambuco. A ação,que tem como objetivo erradicar o plantio de maconha no Serão do estado, faz parte de um pacote de medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecente (CGPRE).
Erinaldo Pedro da Silva, 22 anos, natural de Abaré, na Bahia e José Ricardo de Sá Silva, 20, de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico e seguiram para a Delegacia da Polícia Federal, em Salgueiro, com pena prevista entre cinco e 15 anos. Eles estavam cultivando a droga na Ilha dos Brandões, em Belém do São Francisco, onde a PF encontrou 40.500 mudas de maconha e 3.381 pés da planta. Os acusados foram encaminhados para o sistema penitenciário do Estado, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Aproximadamente 80 policiais federais, das unidade de Recife, Caruaru, Salgueiro e de outros estados, estão envolvidos na ação, que conta também com a participação de representantes de Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais civis do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Corpo de Bombeiros. Para a ação, as equipes contam com o apoio de dois helicópteros, dois botes infláveis e um jet ski e atuam nos município de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Carnaubeira da Penha, Salgueiro e nas ilhas existentes ao longo do Rio São Francisco.
Segundo informações da Folha de Pernambuco, outras três fases da operação já foram deflagradas em fevereiro, maio e agosto no estado. Ao todo, mais de 890 mil pés foram erradicados, o que representaria 268 toneladas da droga. Outras duas toneladas da droga já pronta para o consumo também foram apreendidas pelos policiais federais no sertão de Pernambuco.(foto ilustrativa)



Prender agricultor falido que planta maconha pra sobreviver é fácil.
Será que não tem nada mais acontecendo no Brasil.
Por exemplo: por que não predem grandes traficantes e contrabandistas?