A Secretaria de Educação de Petrolina começou a organizar as novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado – 2010. O projeto tem duração de oito meses com duas horas de aula de segunda à quinta-feira nos horários da tarde e noite.
De acordo com a Secretária de Educação, Célia Regina da Silva Carvalho, o programa oferece formação continuada aos alfabetizadores e coordenadores, material didático para os professores e merenda escolar. No final do projeto os educandos podem matricular-se na primeira fase de educação de jovens e adultos e dar continuidade aos estudos. As turmas vão assistir aula em prédios escolares municipais ou estaduais, podendo também funcionar em salões de igrejas e associações de moradores se comprovada a inexistência da oferta de espaço para atendimento à demanda local.
Os professores interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação e procurar a Coordenação Geral do Programa/Gerência de Educação de Jovens e Adultos para adquirir as fichas de cadastro e informar-se sobre as regiões da cidade com grande demanda de jovens, adultos e idosos para atendimento até o dia 25 de outubro.
Os bolsistas alfabetizadores e coordenadores assinam um termo de compromisso de prestação de serviço voluntário junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE para o recebimento de bolsas a título de custeio de despesas nos valores de R$ 250 para o alfabetizador e R$ 500 para o coordenador de turmas. O Programa Brasil Alfabetizado 2010 é instituído pela resolução/FNDE, Nº. 06 DE 16 DE ABRIL DE 2010 e implementado pela Secretaria Municipal de Educação do Município.


