Geraldo Coelho sobre apoio de Marina aos presidenciáveis: “Ou é sim ou não”

por Carlos Britto // 15 de outubro de 2010 às 14:41

Nas disputas do segundo turno das eleições 2010, o deputado Geraldo Coelho criticou a demora no posicionamento de Marina Silva sobre o apoio a Serra ou Dilma. “Ela tem que tomar uma posição definida, ou é sim ou não”, disse hoje (15) no programa Opinião.

Apesar de não renovar o mandato, Geraldo Coelho também garantiu que vai continuar trabalhando por Petrolina.

Geraldo Coelho sobre apoio de Marina aos presidenciáveis: “Ou é sim ou não”

  1. jorge disse:

    Com tantos anos de política , o senhor não aprendeu que não é com vinagre que se conquista posições… é com açucar !
    No caso da Marina, não tem sido assim e não vai ser assim…. é uma política de tradição e formação DEMOCRÁTICA.
    Pertence a uma sigla que acolheu sua candidatura e essa sigla tem direção e tem poder de decisão ! As discussões são justamente para afinar essa posição que todos desejamos assistir !
    Creio ainda, que ela perdeu o “tempo da decisão”… os votos acabarão por migrar na sua maioria para o candidato Serra, de longe o melhor candidato , como apontam os instiutos de pesquisa…

  2. Pe. Antonio disse:

    Em meio a tanta polêmica em torno da eleição para presidente, vale a pena refletir sobre o texto abaixo:
    No segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede, é goool do Brasil…

    Desde que fiquei sabendo das candidaturas à Presidência da República, tive uma só atitude: não quero subestimar nenhum dos(as) candidatos(as), pois não sou melhor do que ninguém, e muito menos dono da verdade.
    Pensava: aquele(a) que ganhar fará o melhor pelo nosso Brasil, pois irá se assessorar de pessoas competentes e honestas, e basta.
    Passados alguns dias, iniciaram as propagandas eleitorais Subitamente, a minha caixa de correio foi tomada por uma “avalanche” de e-mails contra uma candidata apenas, a Dilma Roussef. Preciso dizer com todas as palavras, que fiquei indignado.
    É importante dizer que logo que saiu a lista dos candidatos eu fiz a minha escolha.
    Mas o fato de ver diariamente o “tsunami” de “denúncias” contra esta candidata, na minha caixa de correio, revelando total falta de respeito para comigo e também para com a candidata, levou-me a refletir e a pesquisar. Perguntava-me: por que somente contra ela? Devo ser honesto e afirmar que não recebi nenhuma “matéria” contra qualquer outro(a) candidato(a).
    A reflexão levou-me até Jesus Cristo, que um dia disse: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,7).
    Por que estão jogando pedras só na Dilma? Em 1Jo 1,10 está escrito: “Quem diz não ter pecados, faz a Deus de mentiroso”. Conclusão: Os que jogam pedras não têm pecados. Eis o grande problema. Estão tomando o lugar de Deus. Mas Ele mesmo, não tendo pecado, não jogou pedras na pecadora. Isto é muito sério. Na verdade quem joga pedras está negando Deus. E o saudoso Beato, Papa João XXIII, que nos chamou a todos, através do Concílio Vaticano II, a sermos uma Igreja misericordiosa e aberta aos novos valores, deixando o ranço de lado, pelo sopro Vivificante do Espírito Santo, disse: “A pessoa que deixa Deus de lado, se torna perigosa para si e para as outras pessoas”.
    E agora? A conversão é graça de Deus para pessoas abertas a Sua Misericórdia. “Os misericordiosos, alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7) Mas as pessoas auto-suficientes, donas da verdade, prepotentes, por isso sempre prontas a jogar pedras nos outros, estão muito longe de “ Deus, que é Amor” (1Jo 4,8).
    Assim, concluí: Todos somos pecadores, mas uma só pessoa está levando pedradas nesta campanha eleitoral à presidência do Brasil. Aí, eu que já havia escolhido o meu candidato, fiz uma nova escolha. Decidi, diante de Deus, que esta mulher apedrejada é a minha candidata para presidir o Brasil. Tem também um velho ditado popular que diz: “Só se atira pedras em árvores que dão frutos bons”. E pesquisando descobri que esta candidata, enquanto ministra, produziu muito e bons frutos.
    Procurei me aprofundar mais no conhecimento da minha candidata. Descobri que é uma mulher honrada e séria. Arriscou sua vida, durante a ditadura militar, da tirania do poder que oprime, tortura e mata. Sim, a Dilma foi presa e torturada por querer um Brasil democrático, fraterno, solidário, com vida e dignidade para todas as pessoas e não somente para algumas.
    Então pensei: é exatamente isto que o Pai do Céu quis e continua querendo para todas as pessoas. Esta questão somou vários pontos para a candidata.
    Nosso saudoso e amado Dom Helder Câmara dizia: “Quando reparto o meu pão com os pobres, me chamam de santo, mas quando pergunto pelas causas da pobreza, me chamam de comunista”.
    Até hoje, as pessoas verdadeiramente comprometidas com um pais mais justo e igualitário, e para isso precisa de projetos sérios de transformação, continuam sendo taxadas assim. Algumas pessoas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda conseguem meter medo numa certa camada da população com este jargão.
    Analisei também o desempenho da candidata quando era funcionária no governo estadual e federal. Os frutos bons são abundantes, especialmente para os menos favorecidos. Sim, saiu-se muito bem. Mais um ponto para ela.
    Percebi também que, levando pedradas, não retribuía, e isto está de acordo com o Evangelho. Mais um ponto para a Dilma.
    Comecei a analisar as suas palavras, idéias e projetos. Uma mulher inteligente, sábia, abnegada, perspicaz e atualizada. Outro ponto para esta mulher.
    Também fui apurar as “denúncias” que enchiam a minha caixa de correio. Descobri montagens falsas, mentiras e calúnias. Aí novamente lembrei-me de Jesus que disse: “O diabo é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).
    Não tive mais dúvidas, é na Dilma que irei votar, independentemente de partido político.
    Ninguém pode galgar degraus pisando nos outros. Isto não é nem humano, muito menos cristão.
    Quem deseja servir o povo, precisa jogar limpo. Pessoa religiosa não é a que fica dizendo Senhor, Senhor… mas aquela que faz a vontade de Deus. E a vontade de Deus é “que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10).
    A vontade de Deus é que todas as pessoas vivam como irmãos e irmãs, no respeito à vida de todos os seres. Descobri que a candidata Dilma tem este desejo profundo. Aliás, é o seu grande sonho que, juntamente com todo o povo, quer tornar realidade.
    No domingo à noite, dia 10 de outubro, assisti ao debate promovido pela BAND. Um dos dons que Deus me concedeu foi o de conhecer as pessoas pelos seus olhos. Não costumo revelar o que vejo e sinto para todas as pessoas
    Durante o debate meus ouvidos estavam atentos às palavras dos candidatos, mas meus olhos foram atraídos para a expressão da sua face e a delicadeza do seu olhar.
    Percebi duas atitudes muito interessantes: 1)Sua face estava sempre serena e seu leve sorriso não era forçado e nem transmitia falsidade. 2)Seus olhos, que são espelhos de sua alma, transmitiam segurança, confiança, ternura e sinceridade. Estas qualidades agregaram mais alguns pontos a Dilma.
    Como nós precisamos destas atitudes que na verdade são qualidades e dons de Deus! Dilma você passou pelo gelo da dor, tantas vezes, e por isso chegou ao incêndio do verdadeiro amor que vem do alto.
    Nosso saudoso e amado Dom Luciano Mendes de Almeida dizia: “a bondade rompe todas as barreiras”. Avante minha irmã. Deus está com você. Cuide-se! Continue sendo bondosa e a confiar nas suas assessorias. Mas mantenha, discretamente, o controle de tudo para evitar desgostos e desgastes maiores e desnecessários, pois somos todos passíveis de erros. Mantenha-se sempre alerta e busque momentos de descanso na oração silenciosa para que Deus, que é Pai e tem a ternura da Mãe, lhe fale ao coração, plenificando-o de alegria e coragem. Dom Angélico, meu grande amigo e irmão, sempre diz: “Quem não reza vira monstro”.
    Dilma, desculpe eu falar abertamente que não iria votar em você. Busco ser sincero como você. Mas tenha certeza de que continuarei a pedir a Deus que a ilumine e abençoe, chegando ou não à Presidência. Não estou falando em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas como cidadão e como Bispo da Igreja Católica, santa e pecadora, que deseja o melhor para o Povo de Deus.
    Pessoalmente creio que é esta a hora de uma mulher experiente, honesta e competente, como você, chegar lá e continuar a fazer deste país, uma nação que defenda e proteja a vida de todos(as), desde a concepção até a morte natural.
    Sim, neste segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede!

    Caçador, 12 de outubro de 2010 (solenidade de N.Sra.Aparecida. Padroeira do Brasil)

    Dom Luiz C. Eccel
    Bispo Diocesano de Caçador

  3. Dreda disse:

    “Então pensei: é exatamente isto que o Pai do Céu quis e continua querendo para todas as pessoas. Esta questão somou vários pontos para a candidata.”

    Padre Antonio e o tal bispo deveriam e pensar duas vezes antes de misturar Deus com política. Já que o assunto agora é religioso, diga-nos, padre, o que acha de Dilma ser favorável ao aborto?

  4. Pe. Antonio disse:

    Meu caro irmão,
    Quem misturou politica com religião não fomos nós. Foram outros cristãos que começaram a divulgar textos contra Dilma e o PT e pedi ndo o povo que não votasse em Dilma. E os interessados em eleger Serra começaram a usar a religião para fazer acusação e calunias a Dilma. Leia a carta do bispo com calma, sem paixão e vc verá que o proprio bispo mudou a intenção de voto após receber tantos e-mails como o seu comentário acusando Dilma entre outras coisas, de ser a favor do aborto. Eu estou na Alemanha e tenho visto, quando o horário permite, declaração de Dilma contra o aborto… Como é que se usa o argumento que a mulher é a favor do aborto, se ela diz que é contra!!!! Dizer agora que é católico, que tem valores cristãos….. etc….. é facil….. mas o proprio Jesus disse: “Nem todo que diz senhor, senhor….. entra no Reino de Deus…… mas aquele que faz…… a vontade de Deus e não quem fala em Deus…… Não se pode usar a religião e o nome de Deus em vão, para fins eleitoreiros….. Se o bispo tivesse escrito contra Dilma, vc não se dirigiria a ele trantando-o ….. e o tal bispo…..

  5. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    PADRE NÃO SE POSICIONE COMO ANALFA POLITICO,POIS O SENHOR SABE MUITO BEM QUE A DILMA MORREU PELA BOCA E NÃO FOI A OPOSIÇÃO QUE INVENTOU NADA, FOI A DITA QUEM DISSE.

    ELES PENSAM QUE NÃO USAMOS O CEREBRO……..PTISTAS E´TA POVÍN, NÃO QUEREM LAGAR AS TETAS.

  6. jorge disse:

    Pe.Antonio,

    Se sua paixão política e petista for do tamanho da paixão pelo sacerdócio…capaz de vc salvar o mundo !

    Vc falou sobre o reino de Deus… Gostaria de perguntar, se entra no reino de Deus os pedófilos que abusaram de tantos pequenos cristãos e que fazem fazem parte das fileiras da sua Igreja ?

  7. Maninho disse:

    Pessoalmente creio que é esta a hora de uma mulher experiente, honesta e competente, como você, chegar lá e continuar a fazer deste país, uma nação que defenda e proteja a vida de todos(as), desde a concepção até a morte natural.
    Sim, neste segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede! (2)
    Também recebo tais e-mails padre, mas apenas acho que eles são tão grotescos e apelativos – também descaradamente mentirosos – que subestimam minha inteligência e demonstram com que tipo de gente Dilma está lidando, o que só fortalece minha convicção que a candidata de Lula é, e sempre foi, a melhor opção para o País. É DILMA!!!!!!!

  8. Othon disse:

    Padre,

    Desculpe-me discordar do senhor quando fala que a candidata Dilma lutou pela democracia.
    Ela e as organizações terroristas as quais pertenceu lutaram para instaurar, isso sim, uma ditadura revolucionária nos moldes das “justas e piedosas” democracias soviética, cubana, chinesa, nortecoreana, dentre outras.
    A Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) foi uma guerrilha política brasileira de extrema esquerda, que combateu o regime militar de 1964, visando a instauração de um regime de inspiração soviética neste país. Surgiu em julho de 1969, como resultado da fusão do Comando de Libertação Nacional (Colina) com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) de Carlos Lamarca.

    Em declaração ao jornalista Elio Gaspari, Daniel Aarão Reis Filho, ex-militante do MR-8, professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense e autor de Ditadura Militar, Esquerda e Sociedade, disse:

    Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário, ofensivo e ditatorial. Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentassem como instrumento da resistência democrática.

    A VAR-Palmares foi uma das “organizações de luta pela democracia” das quais nossa “querida” candidata participou e como o senhor deve saber, pois tudo está fartamente documentado, apesar do estranho silêncio da nossa mídia, essas organizações mataram, torturaram, sequestraram, e praticaram todos os tipos de crimes imagináveis em nome dessa luta pela “democracia”.
    Fossêmos um país sério, toda essa corja (Zé Dirceu, Genoíno, Dilma, etc) que permeia os corredores do poder em Brasília e em todos os cantos do Brasil, estaria apodrecendo na cadeia para pagar por todos os seus crimes.
    Só para completar conheço algumas pessoas que trabalham na Presidência da República e ainda não consegui ouvir de nenhum deles que tenham visto essa singeleza no olhar da Sra Dilma. Muito pelo contrário, todos atestam a arrogância, petulância e total falta de educação dessa senhora no tratar com as pessoas, sejam elas as mais humildes ou até mesmo assessores diretos.
    Desculpem-me mais uma vez pelo tamanho do comentário, mas me causa repulsa essa senhora e todo o teatro armado em torno da tentativa de engodo eleitoral a que o país está sendo submetido.

  9. Antonio Moreno disse:

    Othon,
    Meu caro, a defesa de Dilma postada lá em cima não é de minha autoria, embora concorde com quase tudo. Mas creio que todos que resistiram e lutaram contra a ditadura ajudaram a acabar com ela e a estabelecer a democracia no país. Existiram muitos movimentos contra a ditatura com caracteristicas diferentes inclusive aquele do qual o candidato Serra fez parte. Não sei porque o ódio contra os membros do PT que participaram desses movimentos, pois não foram só eles…..Por que não faz referências a outros personagens e politicos que também fizeram parte desses movimentos! Será que os membros desses movimentos mataram mais do que a Ditatura Militar! Além disso, com a anistia, essa história ficou para trás, pois se fossem para punir os crimes desse período, a coisa estava feia……Leia o livro Ditadura Nunca mais….
    Para finalizar, volto a dizer o artigo é do bispo que assina em baixo e não meu.

  10. Pe. Antonio disse:

    Jorge,
    Embora existam muitos com esse nome, portanto não é uma identificação à altura para merecer resposta ou crédito, vou responder:
    Não sei que lhe deu essa autoridade de ser juiz dos outros e, sobretudo da vocação de alguém! Você não acha que extrapola o seu papel de um simples leitor com direito a emitir sua opinião sobre os fatos e comentários feitos aqui no Blog. Ñão tenho paixão politica nenhuma e muito menos petista. Tenho criticas tanto ao PT como ao governo do presidente LULA, mas como não é paixão nem a favor e nem contra, sou capaz de analisar o partido e o governo com serenidade e honestidade, que me levam a ver os aspectos bons e positivos do PT e do governo. Quanto ao meu ministério ou meu sacerdócio é um assunto que não lhe diz respeito e pouco me interessa a sua opinião. Está na Bíbllia: “Quem me julga é o Senhor, é Deus! Quanto à sua pergunta sobre quem se salva, se a fez pensando que ia me calar, enganou-se. Leia as Bíblia e saberá os critérios para a Salvação. Não misture ou não desvie o assunto. Enfrente-o com responsabilidade de um cidadão. Estamos discutindo eleição presidencial e os comentários aqui estão justamente contra aqueles que estão usando a fé, a religiosidade, o nome de Deus para defender interesses escusos…… Defenda seu candidato, o seu projeto de governo …. a campanha que ele está fazendo…..Essa é a postura de um cidadão……

  11. Pe. Antonio disse:

    Othon,
    Meu caro, a defesa de Marina foi feita pelo bispo que assina o artigo em baixo. Embora concorde com quse tudo o que ele escreveu, a autoria é dele. Não entendo porque a sua análise dos movimentos revolucionários ou de resistência à ditadura só inclcua os petistas e se esquece de colocar tantos outros politicos e cidadãos que participaram desses e outros movimentos incluindo o atual candidato Serra. Sei que a ditadura militar matou, exilou e desapareceu com muitos brasileiros….Portanto, se fosse para prender hoje quem matou nesse período, seria um caos…. Eis o motivo da anistia, para uma reconciliação nacional. Quem falou sobre o olhar de Dilma também quem falou foi o bispo. A minha preocupação principal é que desviaram o foco da campanha: em vez de se assistir à apresentação do programa de cada um dos candidatos, ver o que vez na gestão que assumir ou deixou de fazer, passou-se para temas religosos…. para boataria…. Isso não é bom para a democracia….

  12. Leo. disse:

    Se Marina for realmente o que ela parece ser a mesma vai ficar neutra, POIS SE ELA TOMAR POSIÇÃO POR ALGUM LADO A MESMA ENTRARÁ EM CONTRADIÇÃO. VIVA MARINA 2014!!

    PADRE ANTONIO QUE DECEPÇÃO… !

  13. jorge disse:

    Já que vc deu o crédito…. por consequência a resposta!
    Me coloco à disposição para debater o assunto tratado, em qualquer momento ou lugar que vc julgue apropiado… na paróquia , na imprensa , na rádio…onde sua autoridade julgar conveniente !

    Não existe nenhum problema em identificar em vc um lulo-petista e tambem ao seu Bispo Diocesano de Caçador !

    A minha opção política e partidária vc acabou de conhecer, gostaria eu, de conhecer a sua posição quanto à pergunta feita sobre sua crença e sacerdócio , e que será repetida : Entrará no reino dos céus aqueles que abusaram de crianças e jovens no âmbito da sua Igreja ? Estarão salvos aqueles que recentemente foram descobertos “lavando dinheiro” no Banco do Vaticano ?

    Uma pequena mostra do que trato…

    Angelo Balducci, um dos Cavalheiros de Sua Santidade, uma espécie de assistente de elite para o papa quando recebe visitas importantes, foi flagrado em gravações feitas pela polícia dando instruções a um interlocutor sobre detalhes físicos de homens que gostaria que fossem levados a ele.

    Segundo a imprensa italiana, o interlocutor era Thomas Ehiem, 29 anos, integrante do famoso coral do Vaticano, que também foi afastado.

    A polícia italiana havia grampeado o telefone de Balducci durante uma investigação de corrupção separada e não relacionada ao Vaticano.

    Em uma das transcrições vazadas para a mídia, Ehiem descreve um homem como tendo “dois metros, 97 quilos, 33 anos e diz que é ‘completamente ativo'”.

    Em outra, Balducci pergunta a Ehiem se ele já “falou com o seminarista”, ao que ele responde “ele provavelmente está na missa, ou algo assim”.

    Um representante do Vaticano disse que o Bento 16 está ciente do escândalo.

    A transcrição das gravações sugere que Ehiem procurou pelo menos dez homens para Balducci, entre eles, modelos e um jogador de rúgbi.

    Thomas Ehiem seria integrante do coro que se apresentou para o papa Bento 16 em uma apresentação de Natal.

    Entre as atribuições de Balducci estavam a de ciceronear chefes de Estado e carregar o caixão em funerais papais.

    Isto está na imprensa do mundo em que vc e eu habitamos !

  14. Ferrerinha disse:

    É lamentável que uma campanha política tenha chegado a esse nível… Como é que se vai decidir os próximos quatro anos de governo baseado em desrespeito, intolerância e mentiras… Será que ninguém percebe que estamos retrocedendo, como é perigosa e atrasada essa temática religiosa numa campanha política… Será que ninguém percebe a manipulação de uma massa, que imaginei e torci que fossem menos alienados… Infelizmente não dá nem pra conversar com uma pessoa que declara seu voto a Serra porque Dilma é a favor do aborto…. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência (eu disse MÍNIMO de inteligência), ao ver o tal vídeo, entenderia que ela não declara ser a favor. Mas, infelizmente, bom senso não é mesmo pra todo mundo, e é uma pena, porque o mundo poderia ser bem melhor se existisse mais respeito entre as pessoas. Já se questiona até o suposto homossexualismo da candidata, o que, mesmo que fosse verdade, não é da nossa conta.
    Posicionamento político, estratégias de governo… é isso que nos interessa.
    E, alienados, enxerguem: nosso nordeste nunca foi tão valorizado!!!! Nunca houve tamanha inclusão social!!!! Nós, pobres mortais, nunca pudemos tanto!!!! Não tenho nenhum envolvimento com políticos ou partidos, mas está na nossa cara nosso desenvolvimento, principalmente aqui no nordeste. É só pegar a estrada daqui pra Recife para perceber. Ou será que a alienação cega a esse ponto… Coloquem na cabeça de vocês que a vez do nordeste e dos nordestinos chegou no Governo Lula… Já basta de preconceito com a gente! Não vamos retroceder e voltar ao Brasil de antes… Não é justo com o sertanejo, com o nordestino….
    PENSEM BEM….

  15. Pe. Antonio disse:

    Meu Caro Jorge,
    Eu estou decepcionado com sua postura. Pensei que tivesse consciência cidadã, consciência politica, mas vejo que vc não sabe, não entende ou é mesmo má fé. Você quer é polemizar com religião e igreja. Que tristeza! Leia esse comentário acima e se lembre que o assunto aqui tratato é politica, eleição para presidente do Brasil, deveriamos está debatendo as propostas que os dois candidatos têm para desenvolver o país e melhorar a vida dos brasileiros. Eu só queria que vc me respondesse: o que é que tem a ver a Igreja, o Vaticano e outros temas religiosos com a eleição que se aproxima. Que tristeza! Quanto o elenco de supostos fatos, denuncias ou o que quer que seja, você só perdeu o seu tempo e só mostra sua incapacidade para discutir politica porque está obsecado para acusar a Igreja. Ora, se está tudo na internet ou em meios de comunicação, vc não acrescentou nada. E ainda mostrou que está desviando o assunto…. não sei porque. Portanto, seu comentário não ajuda ao debate.. Ponto final. Enquanto deveria está participando da Caampanha para eleger seu candiato, está preocupado em fazer campanha contra a Igreja Católica. Que gol fora está fazendo…..

  16. Pe. Antonio disse:

    Leo,
    Não entendi sua frase no seu comentário: Padre Antonio que decepção!
    Eu apenas coloquei a carta de um bispo para esclarecimento neste momento de muitas denuncias e acusações. Mas não escrevi nada, embora concorde com quase tudo o que o bispo escreveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários