A falta d’água provocada pela seca rigorosa deste ano tem deixado os moradores da área de sequeiro, em Petrolina, num misto de revolta e indignação.
Segundo Benedito da Silva Ribeiro, agricultor da Vila do Caroá, a situação está insustentável. Ele conta que há três dias não tem como dar água de beber ao seus animais. Muitos, inclusive, está morrendo à mingua. Mas não são apenas os bichos as vítimas da seca.
As famílias também não têm o que beber. A localidade mais próxima para se pegar o líquido é Uruás, a 24 km. Benedito explica que não dá para ir lá todos os dias. “Tem dois meses que o secretário de Agricultura (sic) se comprometeu em resolver o problema, e até agora nada”, desabafou, no programa Carlos Britto no Ar da última sexta-feira (08).
Outra agricultora, Zumira de Amorim, afirma que o quadro é semelhante no Sítio do Mulungu, onde três famílias passam por sérias dificuldades. “As cisternas secaram, os animais estão morrendo de sede e a única barragem que temos não há mais água, só lama”, lamentou. O Blog reserva espaço para o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Raimundo Nonato de Aquino ou algum representante, falar sobre o assunto.




Passei sábado pelo distrito de Cristália e lá havia uma semana que não chegava uma gota d’gua nas torneiras, sendo que a adutora está transbordando água. Existe uma pessoa responsável pela abertura desses registros e essa pessoa que denominaram de “Zezinhho”, abre o registro de acordo com a sua própria conveniência, não atendendo a todos na região que deveria ser agraciada com a água. Em protesto alguns moradores quebraram os cadeados para que fosse aberto o registro, já que o responsável, disponibiliza a água apenas para as pessoas que lhes é “conveniente”, mas que TODOS pagam.
E aproveitando o ensejo… as escavações para a colocação dos tubos que levará água para aquela região está completamente parada, mas os canos já estão expostos ao sol em Lagoa Grande há mais de 90 dias. Até quando essa pessoas vão ficar à mercê dessas empreiteiras que ganham as licitações e ficam terceirizando as obras causando grandes atraso nas mesmas?
Bem feito!! Votaram em júlio, néeéé? Acho é pouco!
Presados leitores do Blog,
Tenho uma pergunta que não quer calar. Cadê a Defesa Civil de Petrolina? Porque não procuram fazer algo para socorrer essas famílias?
Há meses tenho ouvido falar em um tal de Comite Gestor de Defesa Civil que vem se reunindo com a finalidade de criar um tal de plano de contigencia que não tem fim. Ninguém aquênta mais ouvir falar nisso. É muito BLA, BLA, BLA e ação “nada”.
Prefeito, pra quem gosta de enrolar o povo o senhor escolheu a pessoa ideal para conduzir a defesa civil de Petrolina. É muita enrolação.
Carlos Britto, sou leitor assíduo do seu blog e quero te pedir em nome das famílias da área de sequeiro que sofrem com a seca e se encontram desasistidas pela defesa civil da Prefeitura de Petrolina. “não publique mais notícia sobre esse tal comite de defesa civil”, pois eles só querem se promoverem. Eles estam a meses em torno de um tal plano que nunca chaga ao fim, deve ser por falta do que fazer.
Prefeito, enconomize dinheiro com pagamento de salários a pessoas que só enrolam e vivem fazendo “média” com a sociedade e com a mídia, com o único intuito, o de se promover.
Pense bem nisso!!!
Às viuvas da PEFREITURA
Todos sabemos que nos municípios o fornecimento de água é via governo federal, uma vez que sabemos que aqueles entes públicos não tem arrecadação suficiente, tendo em vista que a quase totalidade dos impostos se concentram na mão da União e dos Estados-Federais!
Sabemos que aqui na região o serviço de carro-pipa tá a cargo da 72° BIMTZ.
E sabemos que a União anda reduzinho o repasse da verbas.
Outra coisa, sabemos que o Estado de Pernambuco nunca contribui com nada! O que preocupa ele é apenas o que acontece com o litoral.
Vamos comentar, mas não escreer tanta mentira e tanta bobagens!
O meu olhos já não aguentam mais ver tanta gente analfabeta postando aqui no blog!
“Petrolina Minha Terra Meu Lugar”, a gente bem que avisou que Júlio não conseguiria fazer nada sozinho! Não foi? Teimaram porque quiseram! Cada povo tem o governo que merece ter!! Me falaram que a desorganização na prefeitura tá tão grande, que tem até funcionaram tirando férias antes do tempo, pq não tá mais suportanto tamanha bagunça!
Se o escriba não sabe (ou se sabe, esqueceu), um cidadão foi presidente da França em l982, depois de uma luta iniciada em 1945. No Brasil, o atual presidente disputou o Palácio da Alvorada quatro vezes e foi reeleito. Balizar (comparar) os ganhos eleitorais (votos) de uma eleição majoritária com os de uma disputa proporcional é algo estranho. Uma coisa nada tem a ver com a outra.
Comparar a votação entre dois candidatos -seja para cargo proporcional ou majoritário, vale.
Por exemplo: Gonzaga Patriota obteve 38% dos votos dos petrolinenses no último pleito municipal. Em 3 de outubro, os petrolinenses colocaram Patriota como o deputado federal majoritário do município. Não é boato, é fato !
Os argumentos (errôneos) são considerados insuficientes ante a verdade das urnas . E da história.
E não adianta jogar ninguém contrar ninguém.
Petrolina está com suas fronteiras abertas. Foram abertas pelos trabalhadores e empresários que vieram de fora para dar uma força positiva ao desenvolvimento regional (leia-se regional).
O coronelismo está tão em baixa que até o seu poder econômico enfraqueceu.
Caiu o muro de Berlim, ruiu, faz tempo!
As meias verdades não servem pra nada.