O Centro Auditivo de Petrolina, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá comemorar nesta quarta-feira (29), o Dia Nacional do Surdo. Na ocasião a população poderá realizar testes da orelhinha e de audiometria, para passe livre. Os exames serão feitos das 8h às 17h, no Centro Auditivo. A expectativa é de que ao todo cerca de 60 testes sejam realizados.
O Dia Nacional do Surdo é comemorado oficialmente no dia 26 de setembro, mas em Petrolina só será lembrado nesta quarta-feira (29). Os exames oferecidos são realizados com o intuito de avaliar a audição e identificar possíveis problemas auditivos. A audiometria é realizada por um fonoaudiólogo e o paciente fica no interior de uma cabine, onde testes são feitos para verificar sua audição. O resultado sai em um audiograma, que mostra em gráfico como anda a capacidade auditiva do paciente.
Já o Teste da Orelhinha, também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal é feito em crianças, de preferência dois ou três dias após o nascimento. Para a realização do exame, que dura em média 10 minutos, um fone de ouvido é colocado na orelha da criança e reproduz sons com baixa intensidade e a parte interna, o ouvido do bebe, manda as respostas, que são mostradas em um computador. O teste da orelhinha é indolor e não machuca a criança.



Minha mãe é usuária dos serviços do centro auditivo e todas as vezes eu vou com ela e vejo a dificuldade que é p marcar um teste da orelhinha. Da última vez que eu estive lá, só foi marcado o teste da orelhinha para novembro. Eu acho isso um absurdo pq tem várias fonos que entram as 09:00 e saem as 10:30, não é mentira não, podem ir lá e conferir, se elas cumprissem o horário que deve ser cumprido, tenho certeza que não haveria uma lista imensa de espera.
É bom que a secretaria de saúde e os assessores estejam atentos para que os profissionais cumpram seus horários, a começar pela diretora que nem pisa lá.
Agora uma coisa eu tenho a elogiar, elas são super simpáticas e atenciosas. só precisam trabalhar,
À senhora que fez o comentário acima, gostaria de sugerir que procure a administração do Centro Auditivo para averiguar o que acontece de fato com o estabelecimento em relação à marcação de exames. Não há motivo algum para qualquer profissional Fonoaudiólogo não realizar o exame indicado qualquer que seja o estabelecimento onde ele está inserido. É de nossa responsabilidade atender a todos que do nosso trabalho precisa e da melhor forma possível. Não deixe de procurar o responsável pelo local!!! Você estará fazendo o que é correto e melhor para quem precisa da realização dos exames.
Outra coisa, o Teste da Orelhinha é para ser realizado na sua mãe? Chamamos de Teste da Orelhinha quando o exame de Emissões Otoacústicas é realizado no bebê. Pergunte ao médico da sua mãe a necessidade dela realmente passar pela realização do exame de Emissões Otoacústicas (exame que avalia a Cóclea – órgão da audição). Tenho certeza que eles estarão à sua disposição.