Bahia tem 186 cidades entre as 500 menos desenvolvidas

por Carlos Britto // 27 de setembro de 2010 às 09:02

Bandeira_Bahia_MapaEstado da Bahia, 417 municípios. Deles, 186 integram o grupo das 500 piores cidades brasileiras, segundo Índice de Desenvolvimento Municipal medido pela Firjan, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Mesmo sendo um estado em crescimento – subiu duas posições no ranking – nenhuma cidade baiana está classificada entre as 500 com melhores índices do país.

O índice, que tem como ano base 2007, leva em consideração três vetores na análise: educação, saúde e emprego e renda. A saúde e a geração de emprego contribuíram para que a Bahia melhorasse sua posição frente aos outros estados. No entanto, foi a educação que realmente alavancou o crescimento. Segundo o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, a Bahia ainda temum desenvolvimento que precisa avançar bastante.

A Bahia tem longo caminho a ser percorrido, mas está crescendo. A pesquisa mostra que,apesar de moderado, esse crescimento é, de fato, bastante significativo”, explica.

Um dos fatores que levou o pesquisador a essa conclusão é o fato de, mesmo tendo poucos municípios com desenvolvimento moderado, 43% da população está concentrada nesses municípios. “Principalmente porque Salvador está entre eles”, completa. Guilherme acrescenta que, pelo primeiro ano, a Bahia alcançou classificação de desenvolvimento moderado, ou seja, acima de 0,6 pontos. O relatório da pesquisa mostra ainda que a Bahia ganhou duas posições no ranking em função da educação. No entanto, o índice ainda é baixo.

Há também mais duas cidades que se destacam na pesquisa que são Dias D’ávila e Jaguarari. A primeira, em função do pólo petroquímico. A outra, pela atividade intensa de estrativismo mineral”, esclarece Guilherme Mercês.

Mesmo mantendo a média de crescimento abaixo do considerado como regular, a Bahia tem o que comemorar, diz o pesquisador. “Mesmo com essa defasagem, 82,2% dos municípios baianos evoluíram frente a 2006. O que pode ser uma tendência para os próximos anos”.

As 10 melhores são: Salvador,  Pojuca, Madre de Deus, Camaçari.Simões Filho,Vitória da Conquista, Mucuri. Dias D‘ávila, Jaguarari, Feira de Santana

os 10 piores: Bom Jesus da Serra, Macururé, Casa Nova, Jucuruçu, Santa Brígida,Araci, Morpará,Lajedinho,Santa Luzia e Lamarão

Bahia tem 186 cidades entre as 500 menos desenvolvidas

  1. Eleição disse:

    Essa é a Bahia do Wagareza e a Juazeiro da Mudança pra pior,que nem sequer aparece entre os 10 melhores do estado.

  2. Ricardo disse:

    e Casa Nova entre as 10 piores! Já era de se esperar com essa gestão atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários