Com o objetivo de difundir a cultura da mandioca, estimular o cultivo da raiz em larga escala e valorizar a produção dos agricultores, a comunidade de Mudubim, zona rural de Petrolina, promove neste domingo (12), a partir das 9h, a tradicional festa da mandioca. Durante a sétima edição do evento, o público vai poder degustar diversas guloseimas derivadas da raiz, tais como bolo, beijinho, sucos, beiju, pizza, entre outras delícias.
Além da gastronomia, a Festa da Mandioca também será uma oportunidade pra troca de experiências e capacitações. Estão programadas palestras sobre o “Processamento de raizes de mandioca”, Práticas de conservação para alimentação animal” e “Alimentacao humana”, além da Feira da Comunidade, com exposicao de culinária e artesanatos. A programação inclui ainda uma homenagem à cultura sertaneja com apresentações culturais e shows com artistas regionais.
A 7ª Festa da Mandioca, promovida pela Associação de Mudubim, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Embrapa Semi-árido, Sebrae, Prefeitura Municipal de Petrolina e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é uma iniciativa que tem crescido a cada ano e gerado resultados, como a criação do grupo da Mandioca, espaço onde os agricultores e instituições discutem e planejam ações para o setor. O cultivo da mandioca utilizada na Festa é feito pelas comunidades de Mudubim, Cruz de Salinas, Volta do Riacho, Castanheiro II, Amargosa, Atalho, Buenos Aires, Carretão, Cacimba do Bonfim, Pereiros e Assentamento Mandacaru, que têm nessa atividade sua principal fonte de renda.



Este é um escelente evento cultural referente a mandioca e a agricultura regional. Torcemos que o pessoal da lavoura, possa conseguir o máximo possível de de apoio, conhecimentos e condições para o plantio e colheita da mandioca…
Antonio Cícero da Silva(Águia), escritor e poeta, filho de São José do Belmonte/PE.