O presidente da ala jovem do PSDB, Marcelo Araújo, entrou na polêmica sobre a implantação da Univasf na região. Ele contestou a deputada Isabel Cristina (PT), que afirmou ontem (8) durante o debate entre candidatos a estadual que a instituição foi criada “no apagar das luzes” durante o governo FHC.
Segundo Marcelo, que após participar por telefone no programa Carlos Britto no Ar levou pessoalmente um livreto sobre o projeto de lei nº 5.307 de 2001 (o qual criou a instituição), o assunto foi amplamente discutido entre os parlamentares.
Tanto que o projeto original teve de ser alterado porque a bancada baiana no Congresso não gostou de que a universidade levasse o nome de Petrolina, já que se tratava de uma região. Depois de nova discussão, segundo Marcelo, o consenso prevaleceu e a Universidade nasceu como Vale do São Francisco.



Em 1985, Dr. Osvaldo Coelho prometeu a um grupo de estudantes da antiga FESP (hoje, UPE), que se encontrava em Recife, a interiorização da UFPE. Disse que já estava tudo pronto. Perguntado sobre os cursos que viriam para Petrolina, o Dr. OC estalou os dedos como querendo se lembrar, mas não saiu nada. Quiseram até privatizar a UPE. Moral da história: pensar em expandir o ensino superior em Petrolina, até que pensaram, assinaram protocolo de intenção… mas interiorizar os institutos técnicos e as universidades, concluir prédios, fazer concursos… botar para funcionar mesmo, ninguém tira isto do melhor presidente que este país já teve: LULA!
Conheço Marcelo a pouco tempo. É admirável a sua luta por uma política séria e comprometida com a verdade e o bem estar das pessoas. Tenho o acompanhado em algumas dessas lutas, mesmo não fazendo parte do PSDB. É por acreditar nele e no seu jeito de fazer política que ainda alimento esperanças no futuro do nosso país. Sucesso!
Não conheço a vereadora Isabel Cristina pessoalmente, nem a sua história política, entretanto confio na palvara do presidente Marcelo Araújo. O que realmente importa é que a UNIVASF foi criada, beneficiando a todos na região e no Brasil inteiro.
Mais uma vez nosso amigo Marcelo Araújo prova o que diz., não ficando apenas é discursos furados!
Apesar de alimentar uma admiração muito forte pelo presidente Lula é preciso reconhecer a verdade no que Marcelo falou. A Univasf teve seu início ainda no governo FHC com a transformação do PL em lei. Devido a falta de tempo hábil para licitação e outras questões de responsabilidade fiscal o projeto de construção do prédio se deu apenas no governo Lula. O próprio Marcelo reconheceu isso, lembrando
que a Univasf ainda chegou a funcionar na estrutura do IF Sertão de Pernambuco pela demora na construção de sua sede. Tanto que é isso que ele afirmou que ninguém o desmentiu.
Pelo visto o jovem Marcelo não entende o que quer dizer “ao apagar das luzes”. Ora, não adiante papelada. FHC deixou pro Lula fazer o que ele (FHC) nunca faria.
É claro que não existe paternidade para essa obra, todos ajudaram, mas está claro que quem fez mesmo foi o Lula. Não entendo como esse rapaz fica se expondo com essa papelada, chega a ser risível.
Demente. o idealizador e criador foi o deputado Osvado de Souza Coelho no governo FHC . Lula somente inalgurou algo que estava em construção desde anterior governo. Não e créditos nenhum
PSDB jovem… Meu Deus..!
A realidade é que os tucanos não puseram uma pedra em qualquer município brasileiro no que se refere às instituições de ensino superior. Quanto ao “jovem”, Arraes dizia que o novo é velho e o velho é novo. Faz parte de um grupo reacionário em extinção. Sem projetos afora os embustes. Se não me engano acabou de abandonar a barca furada do DEMO e foi ao PSDB. Até quando?
Oficialmente a UNIVASF foi criada pela Lei 10.473 de 27 de junho de 2002, tendo como termo a Lei complementar nº 113 de 19.09.2001, que criou a RIDE Petrolina-Juazeiro, ambas assinadas pelo então presidente FHC. A eleição de Lula aconteceu em 27 de outubro de 2002 e, efetivamente, a UNIVASF só existia no papel e com propositos bem mais modestos que os atuais. O Presidente Lula apoiou incondicionalmente a sua efetivação e com a participação decisiva do Reitor Weber concretizou e ampliou a nossa Universidade. Tanto no primeiro quanto no segundo mandato, O Presidente Lula não poupou investimentos e apoios para elevá-la à condição respeitável que ocupa hoje.
Omar Torres, meus parabéns, sempre bem informado, quanto ão garoto, Marcelo Araujo, que bom ver um jovem com iniciativas e ideias dentro da politica, porem terá que ralar muito para que possa debater com a deputada ISABEL CRISTINA, torço para que isso aconteça, so assim verei um neo liberal mudar de partido e voltar amar o meu PAIS.
Como um jovem se expõe à tanto para defender uma CAUSA PERDIDA. Será rapaz que FHC deixou toda essa verba que está sendo investida na UNIVASF?
Até parece que não conhece a universidade. Conselho: Dá uma passada por lá e segure o queixo tá meu rapaz?!
Na verdade, Isabel Cristrina não trouxe nada de útil para Petrolina. A Univasf saiu da lutra de Osvaldo Coelho junto à FHC…. o resto veio depois… portanto, vamos deixar claro: a UNIVASF só saiu do papel por Osvaldo Coelho e FHC…
Agora pronto, só sei q a universidade está aí, realmente deixaram tanta dinheiro p/ tanto investimento?, Marcelo, me disseram q vc não vota nem nos candidatos daqui, procura outro assunto que esse já está debatido demais.
Marcelo você está de parabéns em discutir e falar a verdade, não acredito que alguns desses comentaristas ainda são tão inocentos! doa quem doer o pai da UNIVASF chama-se OSVALDO COELHO, você votando ou não nele, reconhece a tão importante luta para essa conquista. Eu voto com muito prazer em OC, imaginemos Petrolina sem vaoloroso e reconhecido trabalho dele, CEFET`S, IRRIGAÇÃO, UNIVASF E TODOS OS AÇUDES DO INTERIOR DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO, QUEM FEZ?
VALEU OSVALDO COELH O!!!!! OBRIGADO!!!!!
Essa tuma do PT só sabem mentir!!!
VALEU MARCELO!!!!
Gostaria de informar que tudo que eu falei não está escrito na matéria veiculada no Blog. Por tanto as críticas dirigidas a mim não me incomodam.
Eu, a bem da verdade, desmenti a informação dada pela deputada durante suas considerações finais no debate, na qual eu estive presente e aposto que poucos que comentaram estiveram. Aposto também que poucos escutaram o que eu disse no programa Carlos Britto no ar.
Em nenhum momento eu neguei a contribuição que o presidente Lula deu na construção do prédio da Univasf que nada mais era do que sua obrigação, pois a Universidade já havia transformado-se em lei no dia 27 de junho de 2002, como citou o leitor Omar Torres. Só não posso ficar passivo a mentiras que são ditas como verdades. Isso combaterei até o dia da minha morte.
Quanto as críticas sem argumentos que surgem devido a minha opção política-partidária, não comentarei nada. Vivemos em uma democracia pluralista, como está expresso no preâmbulo da nossa Constituição Federal de 1988.
Já em questão ao meu voto, volto a Constituição Federal e peço que leiam o artigo 14, quando diz que “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e SECRETO, com valor IGUAL para TODOS”. Ou seja, a eleição é estadual e eu posso votar em quem achar conveniente.
Por fim, agradeço as palavras de incentivo e reconhecimento. Ratifico os meus compromissos com a Juventude do PSDB e a cidade de Petrolina. Sempre com a verdade e no combate as mentiras.
Um forte abraço a todos.
De que adianta uma universidade no papel? sem muro, sem janelas, sem concreto, sem professores, sem infra estrutura.
O FHC também disse que faria a transposição do rio São Francisco, e não saiu do papel.
Lula investiu não só nessa universidade, como em muitas no semi árido, na região do Cariri, coisa que nenhum presidente até hoje olhou.
Quero vê se o PSDB continuasse no governo se tinha saído, como nada saiu do papel nos seus governos, tanto federal como estaduais.
Um partido que vende o Brasil e quebra 3 vezes, aumentanfdo dívidas no FMI, iria construir uma universidade, só tolos acreditam.
Jovem de coragem… e de futuro. Talvez o Serra tivesse um pouco mais de votos se tivesse a coragem de assumir os feitos de FHC e não ficar alimentando a falsa idéia de que foi o Lula que fez tudo de bom no Brasil de hoje.
Este rapaz é muito dificil de alguem entender.
Apoia candidatos que não são daqui…
Vai pra uma entrevista de radio, com uma camisa de DIREITO de uma instituição séria como a FACAPE…
Segundo contam foi demitido da prefeitura …
Realmente é muito difícil de entender, por mais errada que a deputada esteja, acho melhor o senhor ficar calado.
O Projeto de transposição do Rio São Francisco foi idealizado acerca de 150 anos, seguindo o racíonio do gênio acima, se um dia esta obra for concluída o responsável será o idealizador, e não o governante atual.
Sr. Falando a verdade,
1- O voto não é distrital, portanto voto em quem bem entender como representante do meu estado na ALEPE e Câmara dos Deputados;
2- Uso a camisa do curso de Direito da FACAPE porque sou aluno e estava indo para minha aula;
3- A minha saída da prefeitura se deu por falta de conciliação entre trabalho e estudo;
4- Obrigado por reconhecer que estou certo do que disse no caso da Univasf;
5- Tenha coragem de assumir sua identidade nos comentários como eu e outros aqui temos, pois “é livre a manisfestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. (Art 4º, IV, CF/88)
RESFRESCANDO A MEMÓRIA DO NOBRE COLEGA TUCANO E TAMBÉM BUCANDO ESTABELECER O BEM DA VERDADE DE FATO E DE DIREITO,TRANSCREVO ABAIXO INFORMAÇÕES OFICIAIS A RESPEITO DA CRIAÇÃO EFETIVA DA UNIVASF.
Também relembro que o senhor pai de todas as coisas do vale,Dr Osvaldo Coelho,ele mesmo recentimente espalhou autidor em toda a região comemorando os 5 anos da UNIVASF,isso prova e comprova que a mesma é de criação recente,também na ultima visita do Presidente Lula dia 17 de Agosto,quando veio inaugurar ampliações da referida,foi citado pelo o senhor reitor,pelo o ministro ADAD bem como pelo o PRESIDENTE LULA todo o retrospecto que como se deu de fato a criação dessa instituiçao,a qual foi necessário não apenas a vontade mais sim a ação e a coragem com determinação de investir no interior.
PORTANTO A DEPUTADA ISABEL CRISTINA com muita propriedade e verdade afirmou que foi no apagar das luzes que se de fato vinheram dar enfaze a efetivação:””Decreto nº 4.935 de 23 de dezembro de 2003, coube à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o papel tutorial das atividades de implantação e execução de um projeto de estrutura institucional.”
“Com a edição do Decreto nº 4.465, de 13 de novembro de 2002 e do Decreto nº 4.935 de 23 de dezembro de 2003, coube à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o papel tutorial das atividades de implantação e execução de um projeto de estrutura institucional.”
“A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, criada pela Lei nº 10.473 de 27 de junho de 2002 é uma Instituição Federal, é uma instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (Brasil), de natureza fundacional, com sede na Cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, que tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi no Pólo Petrolina-PE e Juazeiro-BA, nos termos da Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001 e do seu estatuto e normas de funcionamento.
A UNIVASF Foi criada com a finalidade de atuar no semi-árido nordestino. O seu projeto é interestadual, sendo a primeira Universidade regional dentro do Programa Especial de Desenvolvimento do Pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA.
Sua operacionalização foi articulada inicialmente, para o nascimento jurídico desta Universidade, formalizado através do Registro Público no Cartório do Primeiro Ofício em Petrolina – PE, no dia 26 de dezembro de 2002, bem como, sua inscrição no Cadastro Geral de Pessoa Jurídica – CNPJ, sob o nº 05440725/0001-14 na mesma data.
Com a edição do Decreto nº 4.465, de 13 de novembro de 2002 e do Decreto nº 4.935 de 23 de dezembro de 2003, coube à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o papel tutorial das atividades de implantação e execução de um projeto de estrutura institucional.”
É BRINCADEIRA… FALAR QUE A UNIVASF É FRUTO DE OSVALDO COELHO, O INCRIVEL É QUE O FILHO SO NASCEU DEPOIS QUE O.C. PERDEU O SEU MANDATO… É A MESMA COISA DE UM FILHO NASCER DEPOIS DO DIVORCIO E VC VIM A PUBLICO E DIZER QUE O FILHO É SEU… QUANDO TODOS SABE QUE O FILHO É MAIS FACIL SER DO VIZINHO DO QUE DO EX MARIDO.
SE VOCE OBSERVAR A UNIVASF ERA SO UM RASCUNHO NO PAPEL, APESAR DE JA EXISTIR A LEI, A UNIVASF NÃO TINHA TERRENO, NÃO TINHA PROJETO E PRINCIPALMENTE NÃO TINHA VERBA DESTINADA PARA TIRAR ELA DO PAPEL…
QUANDO SURGI UMA LEI, PARA ELA SAIR DO PAPEL TEM QUE EXISTIR EMENDAS PARLAMENTARES PARA SUA ESTRUTURAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES PUBLICOS (ATRAVES DE CONCURSO PUBLICO FEDERAL), MAIS COMO É DE CONHECIMENTO DE TODOS, ESTAS EMENDAS NUNCA TINHA SIDO SOLICITADO POR NENHUM DEPUTADO FEDERAL E MUITO MENOS POR DR. OSVALDO COELHO…
O LULA RESOLVEU TIRAR A UNIVASF DO PAPEL, PORQUE ELE CONHECE BEM PETROLINA E SABE DE SUAS NECESSIDADES, POIS QUE TIVER TEMPO É SO PESQUISAR NO SITE DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E IRÁ VER QUE A UNIVASF NÃO ESTARIA NA RELAÇÃO DE PRIORIDADE E FOI O LULA QUE PEDIU EM CARATER DE URGÊNCIA A IMPLANTAÇÃO DA UNIVASF, POIS ELE ENTENDEU QUE A UNIVASF NÃO TINHA SAIDO ANTES DO PAPEL, POR FALTA E INTERRESE DOS DEPUTADOS FEDERAIS DA CIDADE E REGIÃO.
O DR. OSVALDO COELHO JÁ ENTENDEU QUE ELE NÃO É O PAI DA UNIVASF, QUE AGORA SUA BANDEIRA DE LUTA É A IRRIGAÇÃO… MAIS A IRRIGAÇÃO JA ESTA SENDO BEM CUIDADA PELO GOVERNO FEDERAL E SO QUE ESTA QUEBRADO NA REGIÃO É OS GRANDES PRODUTORES COM DIVIDAS IMENSAS E ERAM ACOSTUMADOS AS DIVIDAS CAIR PARA O FUNDOS PERDIDOS E NÃO PAGAR O CREDITO RECEBIDO.
MAIS 1 VEZ A DEPUTADA ESTA COM A RAZÃO… SE DEUS QUIZER ELA SERÁ REELEITA.
demente ,
á ver a história. Contra fatos não tem argumentos.
marcelo cancão. é piada a ala jovem do psdb. Oswaldão só comprou a briga da Univerdidade de Petrolina quando se viu acuado com a briga do seu assecla NELSON MINUSSI com os servidores da escola técnica de recife que não aceitavam a vinda para a famigerada agrotecnica, posteriormente cefet petrolina. começava naquela epoca a briga por uma universidade para petrolina.
QUEM DEU RECURSOS PARA A UNIVASF FOI LULA. COM ELE, SIM A UNIVERSIDADE SAIU DO PAPEL E FORAM CRIADOS TAMBÉM OS 38 INSTITUTOS FEDERAIS. HOJE SIM, TODOS TEM DIREITO A UM CURSO SUPERIOR