Programa Mais Educação inicia suas atividades em Juazeiro

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2010 às 15:48

programa mais educacaoTrinta escolas da Rede Municipal de Educação de Juazeiro deram início nesta segunda-feira (30) ao programa “Mais Educação”, que tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através de ações integradas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos. Durante todo o dia, as unidades de ensino contempladas realizaram aberturas oficiais, com apresentações dos alunos e explanações sobre as atividades que serão desenvolvidas no contraturno de aulas.

O projeto de tempo integral é uma iniciativa do governo federal em parceria com os municípios, e articula uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos. Organiza conhecimentos e saberes de forma aberta e plural, sensível a diversidade cultural, e dialoga com as linguagens artísticas, literária, estética e digital, além de ampliar e enriquecer os processos de letramento e condições de aprendizagem.

As ações são coordenadas por um professor articulador, vinculado à escola, como contrapartida do município, e supervisionadas pela Secretaria de Educação (SEDUC). Semanalmente cada aluno vivenciará cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecerão na escola, utilizando através de parcerias estabelecidas com a comunidade, outros espaços. Cada unidade de ensino optou por seis, das 44 modalidades oferecidas, variando entre acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; cultura e artes; inclusão digital; prevenção e promoção da saúde; e educomunicação.

Na Escola Carmem Costa Santos, localizada no Alto da Aliança, por exemplo, os alunos optaram pelas modalidades de letramento, matemática, teatro, natação, dança e futebol. Nesta unidade 288 vagas foram abertas, e no município serão atendidos 5 mil alunos diretamente e 17 mil indiretamente.

Foto: Ascom-PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários