5º Vale Curtas terá filmes exibidos sob lona de circo e em pleno Rio São Francisco

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2012 às 20:30

Mostras competitivas, debates e oficinas vão movimentar Petrolina e Juazeiro a partir desta sexta-feira (06) até o próximo dia 14 de janeiro, com a 5ª edição do Vale Curtas (Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco). O evento abre o calendário nacional de festivais de cinema e vai contar este ano com 148 filmes – inclusive muitos deles premiados nos principais festivais do país.

O festival começa com a exibição em vários bairros de 26 documentários dos territórios baianos, dentro da programação da mostra competitiva regional. O propósito é ampliar a formação do público para a grande diversidade do universo dos curtas metragens e valorizar os realizadores locais. A 5ª edição do Vale Curtas conta com duas seletivas (uma mostra competitiva nacional e outra regional), e vem com uma novidade: serão realizadas exibições dos filmes sob uma lona de circo, em Petrolina, e no meio do Rio São Francisco, nas barcas que fazem a travessia entre as duas cidades sedes do Festival.

Segundo o coordenador do Vale Curtas, Chico Egídio toda a programação será gratuita e, além de Petrolina e Juazeiro, o Festival vai oferecer também exibições itinerantes em Lagoa Grande e Trindade, no sertão pernambucano. “Serão distribuídos R$ 15 mil entre os curtas-metragens selecionados pela comissão julgadora, formada por profissionais renomadas do audiovisual nacional”, informa Egídio, acrescentando que esta iniciativa somente foi possível após aprovação do festival no 4ª Edital de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco, da Fundarpe/Secretaria Estadual de Cultura.

O coordenador adiantou ainda que, a exemplo das edições anteriores, o Vale Curtas vem proporcionando aos aficionados por cinema uma nova janela para o acesso ao filme curta-metragem na região. “Esse ano, além dos curtas teremos também alguns dos seus realizadores que atenderam ao convite do festival e estarão compartilhando com o nosso público suas vivências e as experiências com o cinema. Pernambuco tem hoje o terceiro investimento do país em audiovisual e Petrolina sente-se orgulhosa em abrir as atividades na área no estado”, concluiu.

Importância

Considerado um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do interior do Nordeste, o Vale Curtas já se consolidou no calendário brasileiro de cinema devido a grande participação de cineastas de todo o país, inclusive de filmes premiados em Cannes (França), a exemplo de Saliva de Esmir Filho e Latitude Longitude de João Paulo Azevedo.

Criado em 2008 com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual local, promovendo o intercâmbio com a produção nacional através de mostras competitivas e paralelas, o Vale Curtas também vem fomentando o debate e a pesquisa sobre cinema com a participação de cineastas e pesquisadores do audiovisual, atuando ainda fortemente enquanto divulgador das mais recentes tendências do audiovisual contemporâneo. O Vale Curtas é realizado pela Associação Cultural Artística e Social Raízes com a produção executiva da Alegria Alegria Produções. (Da CLAS Comunicação/foto arquivo)

5º Vale Curtas terá filmes exibidos sob lona de circo e em pleno Rio São Francisco

  1. Rogério Santana disse:

    Qual a programação? Data, a partir de amanhã? local? horário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários