Especialista faz palestra em Petrolina sobre perspectivas climáticas e produção agrícola

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2018 às 10:20

Historicamente o Vale do São Francisco registra em outubro os maiores valores de radiação global com a umidade relativa do ar abaixo de 55%, em Petrolina (PE), e 51,5% em Juazeiro (BA), sendo considerado o mês mais seco do ano. Mas em 2018, com a confirmação do fenômeno La Niña, que deve durar até 2019, a previsão é que chova, em outubro e novembro, não só no Vale, mas em todo Nordeste e nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Norte.

Para falar sobre o futuro das condições climáticas e da produção agrícola na região, o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) está promovendo gratuitamente nesta quinta-feira (25) uma palestra com o meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion.

O evento começa às 19h no auditório da Fundação Nilo Coelho, Rua Aristarco Lopes, 330, (próximo à Igreja Matriz, Centro) e promete uma reflexão aprofundada com o tema ‘Perspectivas pluviométricas para o Médio São Francisco nos próximos 10 anos: vamos ver o futuro do nosso rio’.

PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, o professor Molion lembra que no Vale do São Francisco o volume de chuva é muito diverso entre as regiões oeste, noroeste e sudeste, com uma precipitação anual, em média, de 700 mm a 800 mm. Conhecido por pontos de vista polêmicos, a exemplo da declaração que fez quando afirmou que o “aquecimento global é mito”, Molion adianta que há boas perspectivas para o semiárido nos próximos 10 anos.

A tendência é que a situação nessa região melhore, tenha mais chuvas e o número de secas severas diminua. Eu espero que o próximo ciclo semelhante a esse que nós passamos só volte a se repetir entre 2029 e 2034”, previu. As inscrições devem ser feitas através do email sindrpetr@sprpetrolina.com.br ou ligar para (87) 3861-3510. O Sindicato ressalta que, devido à quantidade de cadeiras, as vagas são limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários