5ª edição do Vale Curtas será lançado no Dia Internacional da Animação

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2011 às 21:00

O pátio de eventos da Ilha do Massangano e o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, vão sediar nesta sexta-feira (28) as comemorações do Dia Internacional da Animação. Os eventos marcam simultaneamente o lançamento da 5ª edição do Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco, que vai acontecer em Petrolina e Juazeiro entre os dias 25 de novembro e 03 de dezembro próximos.

Na programação regional do Dia Internacional da Animação, que será celebrado em todo Brasil e mais 30 países com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais, a Associação Raízes e ‘Alegria, Alegria’ Produções prometem começar as exibições às 19h30, apresentando curtas de vários estados do país. A data já é comemorada na região pelo seu terceiro ano consecutivo.

Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, a exemplo de uma mostra infantil, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e também oficinas, debates, palestras e exposições.

Organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Dia Internacional da Animação, já em seu oitavo ano consecutivo é o maior evento simultâneo do gênero em todo mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais “Menina da Chuva”, de Rosária (Rio de Janeiro/RJ); “O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG); “Sambatown”, de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP); “O Ogro”, de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO); “A Fábula da Corrupção”, de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS); “No Baque”, de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego”, de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha); “Danny Boy”, de Marek Skrobecki (Polônia); “The Line”, de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia); “Here Be Treasure”, de Samuel Lewis (Austrália); “Magic Pot”, de Andrey Bakhurin (Russo); e “Birthday Party”, de JO Joo-sang (Coreia do Sul). A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br . (Fonte/foto arquivo CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…