Acontecerá desta quinta (28) até sábado (30) a 43ª edição da Festa do Colono do Perímetro Irrigado de Bebedouro. De acordo com a programação, no primeiro dia (28), às 19h, haverá um culto evangélico na quadra do Clube Dr. Nilo Peçanha na Vila N-S1.
Já no dia 30, a programação inicia-se às 4h30 com a tradicional Alvorada. Durante a manhã, a população poderá prestigiar aos desfiles de motociclistas e da Escola Antonio Nunes, hasteamento de bandeiras e a partida de futebol entre Bebedouro e Maniçoba. Às 11h, uma missa será celebrada em ação de graças.
Um dos pontos altos da festa é o churrasco de confraternização, no início da tarde, que reúne milhares de colonos dos demais perímetros irrigados. Para o encerramento, a animação ficará por conta da Banda Noda de Caju e de Sérgio do Forró.
De acordo com Elismar Gonçalves, um dos coordenadores do evento, “a Festa do Colono já se tornou uma tradição no Vale do São Francisco, tanto que estamos esperando um público entre 10 e 15 mil pessoas durante todo o evento. Esse projeto foi o pioneiro na região, se tornando hoje uma referência para os demais projetos que aí estão. Quero aproveitar e agradecer ao importante apoio da Prefeitura de Petrolina, através do prefeito Júlio Lóssio, que nao mediu esforços para o sucesso da festa“.
O Bebedouro fica localizado no município de Petrolina, distante 45 km do centro, com acesso através da BR-428, e teve início a partir de 1960. O perímetro foi o projeto-piloto de irrigação do Vale do São Francisco, numa área de 127 hectares, com implantação de 16 lotes parcelares e os primeiros assentados foram selecionados entre os trabalhadores da Sudene, que trabalhavam na Estação Experimental. Desses, somente dois ainda permanecem em Bebedouro. Os demais lotes foram concluídos a partir de 1970.



