41ª Jecana do Capim: Festa, suor e política

por Carlos Britto // 11 de junho de 2012 às 21:00

A 41ª Jecana do Capim, povoado da zona rural de Petrolina, realizada no último final de semana, foi novamente um sucesso. E não poderia ser diferente. Há quatro décadas vem sendo assim.

Organizada pelo radialista Carlos Augusto, a Jecana se supera com o passar do tempo. Exemplo disso é o enorme público que comparece para se deleitar com as atrações do evento, que este ano teve até torneio de futebol – além, claro, de barracas de comidas e bebidas típicas e muito pé-de-serra comandado por Targino Gondim, Sérgio do Forró e Joquinha Gonzaga. Cerca de 30 mil pessoas é a estimativa dos organizadores do público que passou pelo Capim nos três dias de festa.

Este ano o concurso de animais ornamentados chamou toda as atenções, mais uma vez. No Centenário de nascimento do Rei do baião Luiz Gonzaga, venceu o jumento intitulado “A Triste Partida”; em segundo, ficou “Luiz Gonzaga da Seca do Nordeste”, de Totoinho do Henrique.

Na corrida de jegues, o campeão foi “Pula-Pula”, montado por Jucélio de Santa Filomena; o vice ficou com “Buri”, de Dirta de Santa Filomena; o terceiro lugar ficou com “Zebia”, de Marcos de Zabelê (PB); em quarto chegou “Cadáver”, também de Zabelê.

Já na disputa entre burros, o vencedor foi “Vitor Morena”, montado por Vitor de Afrânio; o segundo foi “Deixa Vir”, de Castelo (Petrolina) e em terceiro ficou “Moreninha” (também de Petrolina).

O evento contou com patrocínio e apoio da prefeitura, por meio da EPTTC e Secretaria de ordem Pública, além de órgãos como as Polícias Militar e Rodoviária e Federal, Corpo de Bombeiros.

Mas este ano a 41ª Jecana teve contornos políticos por causa das eleições de outubro. Estavam lá o prefeito Júlio Lóssio, de um lado, e Fernando Filho, Gennedy Patriota, Odacy Amorim e Adalberto Cavalcanti de outro. Sem esquecer o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Todos se divertindo, mas de olho no eleitorado. Faz parte do enredo.

41ª Jecana do Capim: Festa, suor e política

  1. rui disse:

    falam que criaram a jecana porque o jumenta ,estava sofrendo um processo de acabar a raça, resultado a especia aumentou, não tem valor, doravante, se isso ocorrece ao contrario e essa especie chamada politica desaparecese como seria bom e sò permanese homens publico

  2. Watergate disse:

    No sul tem formula indy.
    Aqui tem formula jegue.
    Cada um tem o que planta.

    1. Maíra Mouzinho Amariz disse:

      ” Os Grandes Espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres”
      (Albert Einstein)

  3. Petrolinense disse:

    Incrível Carlos Britto, Odacy diz em uma entrevista ao nossa voz para Neia que a festa já esta consolidada e qualquer governante que tiver no poder vai ajudar na festa. Pena que ele esqueceu que ele próprio Odacy o Adalberto Fernandinho e Fernando pai ambos tão no poder do estado e nao conseguiu com o governador se quer um real ai vem com história de a festa ta consolidada. Se o prefeito também tivesse pensado como os deputados de Petrolina Carlos Augusto tinha simplismente jogado a toalha.

  4. Maíra Amariz disse:

    Jecana. Essa jovem senhora de 41 anos, cada ano que passa fica melhor.
    É feita de povo e para o povo. A Jecana é uma manifestação cultural belíssima, considerada patrimônio cultural imaterial do estado de Pernambuco.
    Por tanto, quando se falar em cultura no sertão do São Francisco, o nome Carlos Augusto não pode ser esquecido.
    Obrigada Carlos Augusto, que Deus continue sempre te guiando pelo caminho da virtude e te conserve um ser útil às pessoas e fiel a sua essência.
    Você que vem de uma peleia de encorados, com troncos no coração das caatingas do sertão, nunca abandonou suas raízes. Sempre respeitando e lutando pela natureza. Parabéns!
    Pelos caminhos da vida, que deus te acompanhe, e não nos deixe aqui desamparados.
    até mais ver.

  5. Chico mor disse:

    Sabes o caro blogueiro quanto a prefeitura gastou? Sera que foi mais do que ovalor que doou para a vaquejada, para encher os bolsos do dono da vaquejada?
    Quer saber se o prefeitunho prioriza basta comparar os gastos!
    Carlos Augusto, que tem maid estatura do que o prefeito, deveria era privatizar seu evento, entao, talvez o prefeitinho, com isso, gastasse o mesmo que gastou na vaquejada!
    Pior, fica depois circulaando no meio dos coitados jumentos……, com um bocado de pessoas pagas com o dinheiro do povao…….

  6. Sander disse:

    Gostaria de parabenizar o Carlos Augusto e a toda sua equipe pela organização da 41° Jecana do Capim.
    Foi uma linda festa, bem organizada, tranquila e animada, e independente do apoio de “A”, de “B” ou “C”, quem merece todos os elogios são as pessoas que organizaram, e fizeram acontecer essa linda e tradicional festa Nordestina.
    Agradeço ao Carlos Augusto por sempre seguir firme dando continuidade ano a ano a festa mais povão que existe em Petrolina, mais uma vez parabéns a ele e a toda sua equipe (Azevedo, Everaldo, Adalberto Filho e demais.)

  7. quero dizer disse:

    Parabêns Carlos Augusto e Parabêns Julio Lossio!!!!!

    Sem essas duas pessoas essa festa não tinha acontecido esse ano porque o governador eos deputados da regioa deram as costas

    1. Sander disse:

      Sem Carlos Augusto concerteza não, mais qualquer outro prefeito teria feito o mesmo ou melhor, só sendo muito burro para desprezar uma festa tão tradicional e importante em Petrolina.

    2. falasério! disse:

      Não podemos esquecer que o dinheiro dos cofres públicos é arrecadado compulsoriamente dos contribuintes. E é claro que, no fechar das contas, nós pagamos a festa e muito mais. Carlos Augusto tem o seu mérito de criação e organização, mas a festa é do povo. É tradição cultural da cidade. É óbvio, também, que os políticos da região têm a sua importância administrativa e o pleno direito de se fazer presente. Faz parte do show. E vamos deixar de mesquinharias porque seja A, B ou C que repasse, o dinheiro sempre sairá do nosso bolso.

  8. quero dizer disse:

    O Governador eos Deputados da região deram as costas para a festa do capim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários