21º Congresso de Irrigação e Drenagem é lançado em Petrolina

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2011 às 15:32

Agricultura irrigada e a sustentabilidade dos negócios, agroturismo, desafios para o aperfeiçoamento do manejo de irrigação e novas alternativas de culturas frutícolas. Estes são alguns dos temas da programação do 21º Congresso de Irrigação e Drenagem (Conird), que foi apresentada à imprensa e parceiros pelos realizadores – Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) e Ministério da Integração Nacional, durante um café da manhã nesta segunda-feira (17), em um hotel de Petrolina.

Este ano o Conird, que acontecerá de 20 a 25 de novembro próximo no Sest/Senat, será feito em parceria com uma das unidades da Federação Brasileira. A programação inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, além de visitação a estandes, sessão pôsteres e dois dias de campo em perímetros irrigados da região.

O presidente da ABID, Helvécio Saturnino (foto de cima), comentou sobre suas perspectivas para o evento. “Vamos reunir especialistas de renome nacional em torno de temas como o uso da água para irrigação: novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão econômica e social da agricultura irrigada. segurança hídrica, alimentar, energética e ambiental”, anunciou. Ele aproveitou para ratificar a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho – autor da conferência de abertura – e do secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues, que deverá anunciar os principais projetos da recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir.

No lançamento de hoje, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, destacou os objetivos do 21º Conird enquanto vetor de integração tecnológica, científica, socioeconômica e ambiental. Ele enfatizando a importância da agricultura irrigada como um dos principais indutores do desenvolvimento do estado. “Com esse Conird, espero estar contribuindo para uma nova era da irrigação, especialmente do Semiárido produtivo e do Norte de Minas Gerais”, ressaltou.

Ranilson adiantou também alguns pontos sobre um trabalho que ele vai apresentar durante o evento: o desenvolvimento do Plano Diretor de Agricultura Irrigada para Pernambuco. “Já demos os primeiros passos para a implementação de um Plano Diretor, a exemplo do que foi feito com pioneirismo em Minas Gerais, pois vemos isso como fundamental para organizar a irrigação na Bacia do São Francisco. Outra iniciativa que tomamos foi a identificação de áreas onde se possam fazer novos investimentos”, concluiu. (Da CLAS Comunicação c/fotos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…