
Não poderia ter sido mais positivo o resultado do 2º “Aulão Show” realizado no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ), no último dia 18. A iniciativa serviu de preparação para as provas do Enem do sistema prisional, que acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro próximos.
No total 25 internos se submeterão às provas. Em 2010, vários internos obtiveram notas superiores a 500 pontos na redação e nas demais disciplinas. Em alguns casos as notas foram suficientes para conseguir a certificação do Ensino Médio. O “Aulão Show” no presídio é uma iniciativa de Paulo Oliveira, professor de História e docente da Uneb/Juazeiro, em parceria com CPJ.
O evento contou com a presença e a generosidade de vários professores, muitos dos quais precursores dos cursinhos preparatórios da região, a exemplo de Tadeu Ferreira, professor de matemática, também da Uneb/Juazeiro; Regivaldo Nascimento (Biologia); Rubens da Silva (Química) e Marcos Ribeiro (Física), todos docentes do Programa Universidade Para Todos. Para os internos, além dos conhecimentos obtidos, ficou a lição dos mestres: o caminho da ressocialização também passa pela educação.



Por diversos motivos um ser HUMANO vai ao CÁRCERE, mas existe uma constatação elementar sobre essa questão HUMANA, sempre que se fazem estudos, comprava-se que os habitantes do CÁRCERE, na sua maioria vem de segmentos sociais de extrema vulnerabilidade. Então, é muito louvável essa atividade educativa no processo de RESSOCIALIZAÇÃO.