A 2ª edição da Festa do Vaqueiro de Cristália, povoado na zona rural de Petrolina, marcada para sexta-feira (30) e sábado (31) caminha para superar o evento no ano passado. Essas são as expectativas do vice-presidente da Associação de Vaqueiros da comunidade, Valmir Gomes Coelho.
Além de resgatar a autêntica cultura do vaqueiro sertanejo, os organizadores querem ir ainda mais longe. “Assim como tem a festa de Jutaí, no mês de agosto, queremos também que a de Cristália entre para o calendário festivo da nossa região”, ressaltou.
O evento, conforme Valmir, será aberto com o desfile dos vaqueiros, na sexta às 16h. Já a partir das 19h acontecerá o ponto alto da festa – a Missa do Vaqueiro, seguida da Festa da Santa Noite. No sábado, a diversão fica por conta do “Pega” do boi no mato, que mobiliza a comunidade. A competição terá juízes para avaliar em quanto tempo o boi é alcançado e imobilizado com cordas pelo vaqueiro. Os melhores colocados receberão prêmios, que ainda estão sendo discutidos pela organização.
Valmir explica que no ano passado a festa reuniu vaqueiros de várias partes da zona rural, a exemplo de Caititu, Uruás, Cacimba Velha, Muquém, entre outras. Em relação às atrações musicais, na sexta quem vai garantir a animação é o Forró Sensação; já no sábado é a vez da Banda Rala o Pinto e Forró Balanço. A Festa do Vaqueiro de Cristália conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, de comerciantes locais e lideranças políticas da região. Muitos moradores também se ofereceram como voluntários para ajudar a fazer o evento.



Parabéns Valmir pela organização,da festa do vaqueiro de Cristália,um dia talvez fique igual ou melhor da de jutaí.
Estarei em recife com vontade de estar ai.
Rita coelho valmir estar pegando carona eu seio que a organização é da prefeitura assosiação a comunidade e Domingos de cristalia o correu atraz de quaz tudo mas vai da certo deus te acopanhe em recife q vai festeija em cristalia porque deus estar do nosso lado obrigado