2ª edição da Feira do Peixe Vivo deve estimular piscicultura de Cabrobó

por Carlos Britto // 14 de abril de 2011 às 19:13

Secretário mostra otimismo com futuro da atividade no município

Os piscicultores de Cabrobó (PE), sertão do estado, começam a viver as expectativas para mais uma Feira do Peixe Vivo. O evento, que é promovido pela prefeitura municipal e está em sua segunda edição, será realizado durante dois dias – segunda (18) e terça-feira (19) – no pátio da feira livre.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Juventude e Segurança Cidadã, Eliel Augusto, a feira terá – além da exposição de várias espécies, como tilápia, tambaqui e curimatã – a presença de representantes da Codevasf, Senai, Senar e Sebrae, que farão palestras sobre o assunto.

Pioneiro na região, o evento foi estrategicamente planejado para acontecer sempre próximo ao período da Semana Santa. O diferencial da feira é que os consumidores têm a opção de escolher as espécies, ainda vivas, que querem levar para casa. “Além de facilitar o escoamento da produção, queremos também tornar o preço do pescado mais acessível à população”, explicou o secretário.

Eliel informa que as espécies são trazidas de criadouros locais, como os da Ilha de Assunção e Assentamento São José. Na primeira feira, ano passado, foram comercializadas três toneladas de pescado. As expectativas, segundo ele, é de que o balanço feche em 20 toneladas. “Em 2010 tínhamos a participação de quatro produtores. Neste ano serão 20”, anima-se.

O negócio caminha tão bem que a prefeitura planeja, junto ao Sebrae, a capacitação dos piscicultores de Cabrobó para que se unam em torno de uma associação da categoria. “Nosso município tem a fama de grande produtor de cebola e arroz. Chegou a vez de estimularmos a piscicultura, e estamos otimistas”, concluiu Eliel. Durante os dois dias do evento, são esperadas 4 mil pessoas no pátio.

2ª edição da Feira do Peixe Vivo deve estimular piscicultura de Cabrobó

  1. Aloisio Castro disse:

    O Prefeito o mesmo que diz que “nunca se fez tanto pelo povo de Petrolina”, bem que poderia fazer um evento desses por aqui nesse periodo de semana santa. Não dá pa comprar aqueles “peixes-pedra” da praça do peixe. tem surubim lá que tá congelado há 03 anos. A maioria ja foi congelado/descongelado tantas vezes que ele fiou verde kkkkk. Um absudo aquilo. Pior, durante a noite, a praça é tomada por moradores de rua que por lá dormem e fazem as suas necessidades fisiológicas. É complicado.

  2. Robson Mororó disse:

    Parabéns pela iniciativa.

    São de Progetos construtivos que a população Cabroboense precisa para obter êxito em sua economia.

    Com a parceria de órgãos que fazem a diferença no desenvolvimento regional como a Codevasf, Senai, Senar e Sebrae Cabrobó só têm a ganhar.

    Em outros momentos, sugiro também a capacitação dos criadores de Ovinos, Caprinos e outros setores como o de atendimentos em restaurantes que fazem direto e indiretamente a economia cabroboense.

  3. Watergate disse:

    Progetos com G doeu meu esquerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…