Prefeito de Petrolina solicita ao MEC exclusão do Enem como forma de ingresso na Univasf

por Carlos Britto // 16 de março de 2012 às 17:00

O prefeito de Petrolina Julio Lossio enviou um pedido oficial ao Ministério da Educação para que o Enem seja exluído como forma de ingresso na Universidade Federal do vale do São Fracisco (Univasf) sob a justificativa de priorizar os alunos da região, já que estes são desprivilegiados geograficamente em referências educacionais.

Confira:

OFÍCIO Nº. 047/2012 – GAB/PMP.

Assunto: Exclusão do ENEM na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Senhor Ministro,

1. “A Univasf foi criada em 2002 e seu funcionamento efetivo aconteceu em 2004 com a publicação do edital para o primeiro vestibular, ocupando um vazio enorme do semi-árido, região mais deprimida do país. Os jovens do pólo Petrolina/ Juazeiro para alcançar a Universidade teriam que se deslocar cerca de 700 Km. Era grande a inconformação dos jovens sem acesso ao curso universitário.

2. Criada a Universidade, um reclame do povo, o governo da União não poupou esforços para sua consolidação. Hoje são 20 cursos de graduação, 4.505 alunos, 392 professores e 279 funcionários. Tudo corria bem para a região até o advento do ENEM. Com o ENEM, o acesso dos jovens nativos do semi-árido está cedendo as vagas da Univasf para estudantes do Centro-Sul.

3. Ora, Senhor Ministro, as nossas desigualdades regionais são enormes. A parte fraca do semi-árido não deve contas a outros estados da União para pagar com vagas da Univasf. Pedimos, pois, a Vossa Excelência que, excluindo a Univasf do ENEM, Vossa Excelência mais uma vez reafirme o uso do poder para fazer justiça com a parte mais pobre do Brasil, o semi-árido.

4. A nossa Univasf ocupa o espaço mais frágil do Brasil, sertão de Pernambuco, sertão da Bahia e confins do Piauí. Os nossos jovens talentosos não podem perder a oportunidade de sucesso. O ENEM não cabe entre nós.”

Respeitosamente,

JULIO EMILIO LOSSIO DE MACEDO

Prefeito.

 

Prefeito de Petrolina solicita ao MEC exclusão do Enem como forma de ingresso na Univasf

  1. DAGE-X disse:

    Concordo com o Prefeito…

    1. xxx disse:

      ridículo esse tipo de atitude em pleno ano político… o que será que a prefeitura realmente deseja com essa balela???? será os votos da população leiga que pensa que “ele” ou o ministro da educação tem algum poder de decisão sobre a exclusão do ENEM da UNIVASF… POPULAÇÃO DE PETROLINA-PE, FIQUE DE OLHO…

  2. nativa de juá/petro disse:

    APOIADÍSSIMO SR PREFEITO!!
    EH QUE ALMEJAMOS!!!

    1. Marcos disse:

      Um povo que não estuda com certeza não tem capacidade para competir com os outros no Enem.

  3. sem comentarios disse:

    Talvez seja uma boa , só acho que não precisa ofender com piadinhas(“Ora, Senhor Ministro, as nossas desigualdades regionais são enormes. A parte fraca do semi-árido não deve contas a outros estados da União para pagar com vagas da Univasf.”)poderia ser da forma direta e educada como vinha sendo até então o documento.

    1. mosca na sopa disse:

      Pootzzzzzzzzzzz o cara nos rebaixou mesmo….. como se fossemos uns mortos de fome e os estudantes da região uns asnos!!!!

      1. Mariana disse:

        De modo algum. Sabemos bem a real situação do semi-árido e, mesmo tendo EXCELENTES alunos estudando para ocupar uma vaga no ENEM, por diversos fatores a nossa vaga é ocupada por sulistas e nativos de outros estados!

        1. Maysa disse:

          então fala que fatores seriam esses que influenciam tanto a ponto de “EXCELENTES”alunos do semi-árido como vc mesmo falou perderem vaga na UNIVASF para os “sulistas e nativos de outros estados”? Lembrando que isso só vale para MEDICINA, pois nos outros cursos a maioria esmagadora é de Petrolina e Juazeiro.

          1. Marcos disse:

            A real é que quem não estuda perde a vaga pra quem se mata de estudar. Parem de vadiar e estudem que vcs terão a capacidade de competir com qualquer outro no Brasil.

    2. Cláudia disse:

      semiárido…e não semi-árido. Nova regra gramatical…

      1. Preconceito linguístico disse:

        Só lembrando Cláudia, as novas regras ortográficas já entraram em vigor, mas as antigas valem até o fim desse ano. Nova regra da sociolinguística: não há necessidade de sairmos por aí corrigindo a gramática, principalmente quando a linguagem está impressa em suportes informais…

          1. VEJO TUDO disse:

            ESSe POVO SO QUER SER INTELIGENTE, UM BANDO DE JECA..

      2. menin@ disse:

        toooooooooooma otária

  4. CORDEL ENCANTADO disse:

    Parabéns Prefeito, por esse Ato de tamanha importancia para a nossa região, concordo com o Senhor, tenho filhos que até agora não conseguiram entrar para a UNIVASF pela conta do tal ENEM.
    Passaram em outros faculdades das quais não tenho como pagar.
    Deus ajude que o Senhor consiga ser atentido no seu pedido.
    Nossos jovens precisam estudar!

    1. Maria disse:

      Cordel, acabando com o ENEM não lhe dá nenhuma garantia de que você entre na Univasf, o que lhe garante é ser bem avaliado em qualquer tipo de teste que venha a ser aplicado para provar que você tem conhecimento suficiente para estar lá. Estude!

      1. Mariana disse:

        No mínimo, você é não estudante nem parente de um… de um bom! Pois quem sabe a rotina de um estudante daqui jamais falará desse modo, como se o que bastasse fosse ter conhecimento de tudo que tem nos livros. procure saber mais como funcionam os sistemas de avaliações e o que cai nas provas e depois reflita. Antes de postar coisas desse tipo!

      2. Ferreira disse:

        Muitos que hoje tem entrado em Medicina e outros tem pagado caro na Bios e outros. E Aqueles que não tem como pagar um curso, como vai fazer? Vá na Bios e você vai ver alunos do Geo, Auxiliadora e outros colégios de mensalidades caríssima.
        E Como menos favorecido vai fazer? Vai deixar de se alimentar?
        para pagar uma mensalidade abusiva?
        Obrigado Senhor Prefeito pode defender os menos favorecidos.

        1. OSGA disse:

          kkkkkk
          Esse sim não entendeu nada. Mas também, em casa de Ferreira, o espeto é de pau.

    2. Marcos disse:

      São tão ignorantes que não conseguem estudar pra passar no Enem? Os professores ai devem ser uns incapazes mesmo. Não tem competencia pra por seus alunos pra estudar e passar no Enem.

  5. Pensamento Pequeno disse:

    “Filha de agricultor passa em vestibular para medicina em 12 universidades…”

    Lendo essa pequena frase, vejo uma jovem, humilde, com familiares que trabalham em “roças”, sem condições de colocar sua filha em escolas particulares e mesmo assim, estudando na escola pública, a garota passou em 12 universidades, dentre elas a USP, mil vezes mais difícil que a Univasf.

    Por trás da vitória, uma família que batalhou muito. O pai dela, Seu Lincoln, é lavrador na pequena cidade de Paracatu, em Minas Gerais. “Como uma pessoa hoje vai competir nesse mundo sem saber inglês, sem saber espanhol, sem ter acesso a livros, sem ter acesso à internet? Isso é muito difícil. Mas a gente fura um buraco no cinto, arrocha ele e vai embora”, disse o lavrador Lincoln Campos.

    Olhando esses fatos, vejo que entrar na faculdade, universidade, não é mérito de alguns por morarem no Sul ou Sudeste, é sim, mérito de quem ESTUDA. Pra mim, essa carta é um insulto a inteligência e dedicação de quem AQUI no sertão nasceu, cresceu, estudou e venceu. Não se deve proibir o próximo de estudar aqui, se deve SIM priorizar os estudos, priorizar as metas, priorizar o futuro, só assim teremos bons médicos como a Júlia provavelmente será.

    Casos como o dela acontecem também aqui no nordeste, de muitos que passam na USP ou em universidades americanas como em harvard, a diferença deles para os que o senhor intitula como “desprovidos” é apenas um, INTERESSE.

    E se as escolas daqui, mesmo que publicas, são inferiores ao do Sudeste/Sul, é meramente um problema que o senhor prefeito “pegou” com carinho das outras gestões e manteve em seu leito, pois se eram ruins, continuam. Mas interesse em estudar não depende apenas da escola, depende do estudante.

    Um dia fraco Prefeito, sempre será um fraco Prefeito.

    1. Cleide disse:

      A Univasf não é de Petrolina, é do todo o Brasil!!!!

      1. mosca na sopa disse:

        Falta ensino digno para que os estudantes da região possam competir com os outros estudantes. O senhor prefeito deveria se preocupar em melhorar as escolas municipais ao invés de tentar privilegiar nas entrelinhas quem já é privilegiado, aqueles que podem pagar uma escola particular, ou tentar angariar votos com politicagem barata em ano eleitoral.

      2. Mariana disse:

        Você é ignorante. No sentido fiel a palavra. A UNIVAsf não foi feita para atender quem more, por exemplo, em Santa Catarina. Para essa há uma universidade próxima. No entanto, ela é pública e isso já mostra que pode servir a todo país. Mas, siga meu raciocínio… Se você adoecer e precisar de um hospital para ser atendida, você vai para Santa Catarina?
        Creio que não. Para isso é preciso que tenha sido feito um hospital próxima a você que atenda suas necessidades mais rápido. Certo?!

        Só acrescento algo: A UNIVASF é para atender todas as cidades, ribeirinhas ou não, próximas daqui que não tem um ensino superior mais próximo.

        1. BANANA DA TERRA disse:

          Essa deve ser uma das que taahhh doidaaaa pra passar em Medicina sem esforço!!!

      3. Karla Amariz disse:

        Parabéns Cleide! Você disse tudo. Pergunta ao prefeito onde ele fez medicina. Os petrolinenses podem sair daqui e tomar vaga dos outros e os outros não podem vir estudar aqui? Se fosse assim prefeito, não era em Petrolina que o Senhor deveria ser prefeito.

        1. Maria disse:

          É isso mesmo… a Univasf é federal e não municipal! Caro Prefeito, se o senhor está realmente tão preocupado com a educação na região, comece a fazer pela educação do município. Isso é um bom começo. Faça a sua parte!

  6. benne disse:

    DESSA FORMA O PREFEITO NIVELA A QUALIDADE DO ENSINO DA NOSSA REGIÃO POR BAIXO. PRECISAMOS É Q ELE REIVINDIQUE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PARA QUE TENHAMOS COMPETENCIA P VENCER NO ENEM E NA VIDA. ISSO É RETROCESSO.

  7. Lu disse:

    Apoiadíssimo!!! Se encontrar base legal será excelente para os alunos da região!

    1. Maria disse:

      Lu,
      Sem estudo você não tem garantia nenhuma de entrar em uma Universidade. A Univasf é do Brasil, portanto todo brasileiro aonde quer que esteja tem o mesmo direito seu, o que vai diferenciar você de outro é o seu conhecimento, o seu estudo, portanto, ESTUDE!

      1. Lu disse:

        Maria, já sou formada em ensino superior e não pretendo fazer outro curso, estou pensando em meu filho que daqui a 6 anos ingressará na universidade e eu gostaria que ele tivesse a oportunidade de fazer faculdade aqui , na cidade onde nasceu, perto da família. É claro que vai depender dele estudar e tirar uma boa nota no ENEM, mas não somos hipócritas e sabemos que os alunos de outras regiões do país só vem para Petrolina porque não conseguiram ingressar nas universidades de suas regiões e encontram aqui uma universidade federal de qualidade.

        1. Ferreira disse:

          Essa Maria e Esta BANANA DA TERRA ou Banana podre deve morrer de raiva do Prefeito.
          Pense num povo besta.
          Coloque aqui aonde vocês estudam e aonde vocês fizeram cursinho?
          E quem pagou seu cursinho ou sua escola particular?
          Eita povo besta.
          Estou aguardando o relatorio de vocês.

          1. OSGA disse:

            Está comprovado… bão entendeu nada mesmo.

        2. Marcos disse:

          Então quer dizer que eles não passaram no Enem em suas regiões e aqui passam? Acho que é questão de verificar isso, pois parece mais uma acusação de que o Enem na sua região é vendido.

  8. Marcos Ribeiro disse:

    Viva as eleições ……………..

  9. GIODAI disse:

    Mesmo não gostando do prefeito, eu concondo em 100% com o ofício que ele enviou ao MEC.
    Porém, ao que parece o ENEM é uma opção da universidade: caso opte pelo ENEM, ela recebe mais recursos.
    Bom, essa é a conversa que ouvi por aí… Essa é uma boa oportunidade para descobrirmos se isso é verdade ou não.

  10. O VOZ DO POVO disse:

    So falta agora ele querer gerenciar a UNIVASF com a verba da Prefeitura e com sua má administração… repetir o erro do Hospital Dom Malan, prefeito vai estudar o que significa esferas administrativas na politica, o sr. é municipal e UNIVASF é federal, nem Deputado Federal tem esse poder, imagine o senhor.
    “Erra é humano, mais permanecer no erro é burrice”.

  11. Maysa disse:

    Isso é muito sem noção!!! A UNIVASF É FEDERAL, NÃO É UNIVERSIDADE REGIONAL DE PETROLINA/JUAZEIRO. Não é verdade que não tem alunos da região, 99% dos cursos tem mais alunos da região SIM, exceto Medicina, mas ai o problema é dos CURSINHOS PRÉ VESTIBULARES PARTICULARES das 2 cidades que por sinal são MAQUINAS DE FAZER DINHEIRO. Eles não estão preparando o aluno da região como deveriam pra uma concorrência tão acirrada como a de Medicina.
    O MEC é claro que não vai aceitar tal pedido, uma vez que cabe ao reitor ter AUTONOMIA pra decidir a forma de ingresso na universidade.
    É claro que o prefeito está querendo GANHAR OS VOTOS DOS ALUNOS EM ANO ELEITORAL!!! COM CERTEZA ELE VAI PASSAR DE PORTA EM PORTA NA ESCOLAS E CURSINHOS FALANDO DISSO….

  12. Marcos de Lagoa Grande disse:

    Olha…O prefeito deveria investir mais em educação… .As escolas estão caindo aos pedaços… É quente.. ninguém aprende.. Precisamos reconstruir a educação em Petrolina.. … Acho que a questão é outra… A UNIVASF pensa o que disso? Tenho vários colegas que estudam lá.. será que ela realmente não é de nossa região?

  13. Marcos disse:

    Já que eles são desprivilegiados geograficamente pq o senhor excelentíssimo prefeito não dá maior capacitação aos profissionais da educação com ensino voltado a prestar o Enem e também o concurso da faculdade?????

    Quanto maior a qualificação do aluno maior a chance do ingresso na faculdade, agora, deixar de dar vagas a alunos que pensam e prezam mais o estudo pra facilitar para alunos da região que poderiam ter melhores chances se o senhor tivesse professores melhores em sua cidade….. ai ai… como diz um amigo meu, Fraco sempre será Fraco até que se melhore as próprias condições.

    Ponha a mão na cabeça e pense, se vc acha seus alunos fracos, os transforme em fortes, melhore a qualidade dos professores, melhore a qualidade do ensino, melhore a capacidade intelectual de seus alunos e os faça competir de igual pra igual com qualquer outro do País ou do mundo…..

    Faça acontecer senhor prefeito.

  14. JULIETA disse:

    A UNIVERSIDADE É FEDERAL, PORTANTO É PARA TODOS, OS ALUNOS DAQUI TEM QUE ESTUDAR MAIS PARA CONSEGUIR UMA VAGA.NÃO É FACILITANDO QUE TEREMOS BONS PROFISSIONAIS.

  15. Isla disse:

    Não concordo não as boas oportunidades são para os melhores, já pensou: os NATIVOS das universidades da região não conseguem passar em um concurso que a FACAPE promoveu imaginem se começar a facilitar, ai fica dificíl! Mais analisando a situação um concurso onde mais de 800 pessoas se inscreveram e só passaram 3 na aréa de educação infantil, será quem não tem competência é os alunos ou a organizadora do concurso? É temos que repensar na prática pedagógica!!

  16. Revoltado disse:

    E o que é que agente faz para pedir a esclusão do prefeito?Será que ele vai também informar ao MEC que não paga o piso do magistério aos professores do município?

      1. Luis disse:

        Concordo e parabenizo o prefeito por esse ato.

  17. Morgana disse:

    Estudantes da região, NÃO SE ILUDAM que isso não cria nenhuma barreira de entrada para alunos de outros estados e muito menos facilitam a entrada de vocês. Não impede NADA das pessoas virem fazer vestibular aqui… existem ônibus e mais ônibus, além das passagens de avião estarem muito baratas. Para dar preferência aos alunos regionais, uma sugestão muito melhor e mais certa é fazer igual a Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus UAST-Serra Talhada, para aqueles alunos que estudaram na região onde situa-se a universidade, há um percentual que aumenta a nota e uma cota de um BOM número de vagas É muito melhor, pois tirar o ingresso pelo ENEM, não impede em NADA pessoas de outros estados virem, além de quando era vestibular próprio a prova era MUITO mais difícil.

    1. Desconstruidor de Discurso disse:

      Como não… pelo simples fato de todos serem obrigados a fazer a prova em Petrolina já reduziria bastante a concorrência. E isso é fato, pois no primeiro vestibular, muitos jovens da região passaram e hoje já estão trabalhando. Digo isso pq eu conheço alguns.

  18. Josil disse:

    Nojo!!

    Excluindo o pobre de sonhar um dia em ter um filho médico na família. Parabéns por cada dia mostrar mais sua cara prefeito. Não esqueça que foram esses pobres que hj vc rejeita agora que colocou vc aí onde está. Medicina foi feita pra os ricos como vc né? Pra que formar médicos que veio da classe baixa e ser mais sensível ao sofrimento do povão né? Médico tem que ser da elite pra deixar morrer os pobres coitados nas filas do hospitais públicos né?? Pq vc não pede ao MEC que os profissionais formados aquí na região sejam obrigados a ficar trabalhando aquí por no mínimo 05 anos depois de formados dando assim sua contribuição a região que lhe acolheu e lhe tornou esse profissional?
    Governantes do seu quilate são a vergonha desse País!!
    VERGONHA!! VERGONHA!! VERGONHA!! VERGONHA!!

    1. falasério! disse:

      Esse não entendeu nada!!!

    2. Marcos disse:

      Não mesmo…

  19. petrolinense disse:

    Finalmente um ponto p vc, Lóssio!

  20. Cléia disse:

    Para os ignorantes tenho duas coisas a dizer: a primeira é que o MEC não obriga nenhuma universidade a acitar o ENEM como processo seletivo;fica a critério da da mesma se vai aceitar ou não.
    A segunda coisa é que o Enem facilitou a entrada de muita gente pobre na Univasf e eu fui uma delas.Estudei sem livros, sem dinheiro para lanchar e pagar uma condução e sem falar que algumas vezes fui sem almoçar para a escola e nem por isso deixei de passar numa federal.

    1. Marcos disse:

      Meus parabéns, mostrou aos que não se esforçam que um que luta pelo que quer pode passar onde quiser.

      Infelizmente o prefeito e muitos dos moradores ai acham que seus alunos são incapazes.

  21. Petrolina de todos nós disse:

    PARA SE HUMILHAR NÃO PRECISA CHEGAR A TANTO,NÓS SOMOS SERES HUMANOS COMO OS SULISTAS,PERANTE NOSSO SENHOR DEUS SOMOS TODOS IGUAIS,POR ISSO TEMOS A MESMA CAPACIDADE QUE OS SULISTAS,NOSSO POVO É SÁBIO,SOMOS TÃO SÁBIOS QUE UM NORDESTINO SEM FORMATURA ALGUMA CHEGOU AO LUGAR MAIS ALTO QUE QUALQUER SER HUMANO ALMEJA CHEGAR,E COM SUA INTELIGÊNCIA IMPLANTOU FACULDADES POR TODO BRASIL,INCLUSIVE A UNIVASF QUE ESTAVA SÓ NO PAPEL E NÃO SAIA DE LÁ,BASTOU UM NORDESTINO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA E ABRIR AS PORTAS DA UNIVASF E MUDAR O ESTUDO NO BRASIL,TRANSFORMOU O BRASIL NUM PAÍS MAIS ALFABETIZADO,HOJE A PESSOA GANHA PRA ESTUDAR,GRAÇAS A INTELIGÊCIA DO PRESIDENTE LULA E A PRESIDENTA DILMA ESTÁ DANDO CONTINUIDADE.PARABÉNS A NÓS NORDESTINOS QUE NA ATUAL REALIDADE BRASILIERA SOMOS IGUAIS A TODOS NOSSOS IRMÃOS SULISTAS.
    VIVA AO BRASIL DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS.

  22. nina disse:

    Sempre fui contra o ENEM em todos os sentidos. Os nossos governantes têm q oferecer ensino de qualidade e universidades após o Ensino Médio. ENEM é excludente e contraditório!!!!!!
    Enqto existir essa forma de se entrar em uma universidade mais certeza tenho q em nosso país a educação é um grande comércio q beneficia a poucos…. e q os nossos representantes nada fazem pelo progresso de todos. País sem perspectiva, esse nosso Brasil anil….

  23. VALTER CASA GRANDE disse:

    É interessante Carlos Britto, que quando foi para ex-reitor Weber, aliado do ex-deputado osvaldo coelho e do prefeito julio lossio aderir ao enem, um dos primeiros a fazê-lo no brasil, diferente de outras universiddes, o prefeito não foi a público defender os alunos vestibluando da região que ocuparam até a reitoria da univasf em petrolina, não me recorda de nem uma opinião do prefeito na oportunidade, e que acho que era o momento mais propício. Os alunos estiveram na camara em passeata nas ruas e o prefeito não se manisfestou….me recordo de alguns vereadores apenas como Anatélia, osinaldo, marcia, alvorlande e outros…o caro prefeito não deu um pio…estranha-me que agora ele acorde para o tema, será porque é ano eleitoral?será se é porque o atual reitor não é seu aliado? será porque demora muito em compreender as causas sociais? com a palavra o prefeito lossio.

    1. DANILO disse:

      Meu Caro,

      vc ja deve imaginar que tudo isso é uma questão politizada para atrair votos da região.
      Porém o MEC não vai interferir nisso…seria a mesma coisa que ele dizer que o sistema do enem não funciona.

      O prefeito só que duas coisas: votos de pessoas desinformadas e proteção a empresários do ramo de cursinhos da regiao.

      Eu, particulamente, apoio a ideia de deixar a adesao do enem por vestibular…porém acredito que não dará em nada esse pedido, bem como, as “boas” intenções do Prefeito.

    2. falasério! disse:

      Oxente, você é adepto do “fale agora ou cale-se para sempre?”.

  24. Fernanda Silva disse:

    O Senhor prefeito deveria cuidar da educação municipal, que por sinal, anda muito mal…Deixe que a Univasf tem pessoas competentes pra decidir se continua adotando ou não o ENEM…é uma opção da Universidade e não vai ser um pedido de um prefeitinho que mal cuida da sua prefeitura que influenciará de alguma forma.

    1. falasério! disse:

      Um “prefeitinho”, Fernandinha, é somente o maior cargo do executivo municipal. Morda-se de inveja!!!

      1. OSGA disse:

        Pode até ser o maior CARGO, mas ele não deixa de ser um prefeitinho.

  25. edvaldo disse:

    Parabéns prefeito pela atitude, na hora de elogiar temos também q elogiar.

  26. Acordadinho disse:

    Conheço alguém que com mandato também fez essas ponderações… sabe no que deu? Em nada… A relação da UNIVASF é com o MEC… e vice e versa!!! Entendo que quando aquele homem batia nas portas de Brasília em busca de uma Universidade para sua cidade, e depois ampliada para o Vale do São Francisco, seu pensamento era atender sua região e sem dúvidas tem em muito atendido… mas, impedir que a Universidade seja ampla, aberta, e esteja inserida no contexto Federal, aí fica um pouco mais dificil… se eu um simples morador da região sei disso, eles nossos ilustres representantes sabem muito mais…!!! E mais, quem aderiu ao ENEM foi a UNIVASF, não foi o ENEM quem veio atrás da UNIVASF.

  27. Bruno disse:

    ulio Lóssio, parabéns pela iniciativa! Muitos sertanejos estão ficando de fora da Univasf e as suas respectivas “vagas” estão sendo ocupadas, predominantemente, por estudantes de fora, alheia à nossa realidade nordestina, já que ao se formarem, voltam as suas cidades de origem e a nossa região fica com carência de profissionais devidamente capacitados.

    Levando em consideração o curso de Medicina da Univasf, no último ano de processo seletivo pelo vestibular tradicional(Covest), das 80 vagas disponíveis, os alunos do Vale do São Francisco e região ocuparam, aproximadamente, 40 vagas; enquanto neste ano, pelo ENEM, apenas 7 aprovações para os não cotistas em tal curso(OBS: Nenhum cotista sertanejo foi selecionado).

    Não somos contra cotas e, muito menos, xenófobos. Só queremos concretizar este sonho de ingressar numa universidade idealizada para desenvolvimento do Vale e que parece estar, cada dia mais, distante de nós, sertanejos.
    _
    Bruno Coelho, estudante de Petrolina.

    1. Maysa disse:

      É do conhecimento de TODOS que exceto Medicina, os outros cursos da UNIVASF estão repletos de alunos da região!!! visitem os sites dos cursos pré vestibulares mais caros da cidade que você verá isso!!! AS ENGENHARIAS, ADM, FARMACIA, PSICOLOGIA, ENFERMAGEM ETC… QUASE A TOTALIDADE DE VAGAS OCUPADAS SÃO dos alunos são daqui!!!
      Quanto a Medicina, é preparo meu jovem, não espere vir de mão beijada, o nível é muito alto, é sentar e ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR.

      1. nina disse:

        Preparo q o ensino público não tem. Esse ensino público é uma palhaçada… e o ENEM faz parte do circo!!!!!!!!!!!!

      2. falasério! disse:

        Você esquece Maysa, que o aluno que o prefeito quer beneficiar não está nos sites dos cursinhos mais caros de Petrolina. São aqueles que com esforço e superação estudam em casa com livros e internet emprestados mas somente tem a Univasf e a Upe para arriscar. Quanto a Medicina o caminho às vezes é oposto: passam em medicina fora do Estado para tentar transferir para a Univasf e ficar perto de casa.

        1. OSGA disse:

          KKKKKKKKKKK
          Fala sério, Falasério. Não adiante tentar defender esse prefeitinho. Deixa de ser babão.

      3. Ferreira disse:

        Maysa e quem não pode pagar um cursinho, como vai fazer?

        1. OSGA disse:

          Pede dinheiro pro prefeito…

  28. EU NEM; TU NEM ELE NEM; NÓS NEM AI PRO PREFEITO disse:

    Que cartinha medíocre essa.
    Sinceramente, utilizar desses fracos argumentos só empobrecem e ridicularizam o povo e a nossa região.
    A forma como está escrita a “cartinha ao Ministro” parece coisa de adolescente querendo barganhar com os pais a sua liberdade social e financeira.
    Faltou ao Prefeito buscar, antes de fazer essa reivindicação demagoga e desprovida de fundamento, entender a verdadeira essência do ENEM, cuja realização já proporcionou o acesso de jovens petrolinenses às maiores e melhores universidades do país.
    O que é realmente necessário realizar passa distante da cogitação do chefe do executivo local, ou seja, fazer a educação municipal funcionar e, assim, preparar os egressos do ensino secundário para a disputa das vagas oferecidas, seja na Univasf, seja na Unicamp.
    Será que as Universidades do sul e sudeste poderiam tentar barrar o acesso de alguém que cursou o ensino médio no fraco e pobre semi-árido?
    Só na cabecinha do Dotô, né?
    Ninguém merece um prefeito com tamanha vontade de errar.
    Vôte!!! Valei-me Nosso Senhor Jesus Cristo!!

  29. Murilo Universitário da UNIVASF e natural de Petrolina-PE disse:

    Antes do “Doutor” JULIO EMILIO LOSSIO DE MACEDO falar do ENEN e das vagas ofertadas pela UNIVASF ele precisaria de no mínimo um conhecimento básico sobre a região e sobro sistema de ingresso da Universidade, além de um breve obrigatório conhecimento social do seu pais. Chamar a nossa região de a “mais deprimida do país” não demonstra conhecimento nem vontade de trabalhar e sim vontade de se reeleger com um discurso pobre baixo e sem NENHUM ARGUMENTO. Ele como politico e Prefeito da cidade deve saber que Petrolina ocupa uma das principais cidades do pais e que detém de uma verba bem generosa para que ele pudesse “administrar” durante sua gestão, comparando as verbas recebidas pela cidade com outras da circunvizinhança perceberemos a disparidade enorme…???Percebe-se que o Prefeito esta só reproduzindo um discurso velho, arcaico e com a pura INTENSÃO de arrecadar votos, num discurso (volto a repetir) arcaico, carregado de pré-conceito regional.
    E como assim antes da UNIVASF os jovens teriam que se deslocar 700km para cursar uma universidade? O prefeito esqueceu-se da UPE, da UNEB e até da Autarquia FACAPE, que estão aqui a mais de 30 anos? Ou simplesmente desmereceu essas instituições? Ou a intensão mesmo é “valorizar” mais ainda o discurso pobre que os antigos políticos faziam para arrecadar verba em cima da Seca? No discurso só faltou falar da Seca.

    E só para informe do senhor PREFEITO, depois do sistema de ingresso da UNIVASF ter tido adotado o ENEM aumentou os números de ingresso de estudantes da REGIÂO do VALE do SÃO FRANCISCO. Se duvida é só fazer um levantamento, mas é bem mais fácil e conveniente reproduzir um discurso (mesmo que falso) de apelo eleitoral num ano de eleições.

    1. mosca na sopa disse:

      Faço das suas palavras as minhas!
      Essa conversa do prefeito cheira a querer se reeleger a custa do velho discurso da seca, de que somos uns pobres coitados mortos de fome e de cultura!
      Ao invés dele fazer isso, deveria melhorar o ensino municipal!!!

    2. OSGA disse:

      Petrolina tem o terceiro maior PIB agropecuário do país. Pra onde tá indo esse dinheiro todo? O dos impostos?

    3. um alguém disse:

      concordo, se proibir as pessoas de entrar na univasf pelo enem as outras universidades vão fazer o mesmo, não sejamos egoístas, se na usp (que é a melhor universidade do país) utiliza o enem em seu prcesso seletivo, pq a univasf não? é melhor que as outras?

      agora me digam uma coisa: se vcs passassem em medicina na univasf ou em medicina na usp qual vc cursaria, na melhor universidade do pais ou na univasf? (lembrando que a usp possui alojamento para quem não tem parente e nem condições de pagar aluguel)

  30. Margarida disse:

    Parabéns !!Linda atitude, mesmo que o ministro não acate…Tem muito aluno filho de papai(rico,com melhores condições educacionais)veem para petrolina,terminam a faculdade e não presta se quer algum serviço a cidade..Dizem que somos matutos,ingnorantes e mal educados…
    Parabéns Dr.Julio!!Gesto nobre de defesa dos nordestinos mais humildes e sem oportunidades…

  31. Paulo Victor disse:

    É bom que se diga ao excelentíssimo senhor prefeito que o Conselho Universitário é o único órgão que pode deliberar sobre mudanças no processo seletivo de uma Instituição Federal. Cabe a esse Conselho, que agora tem um novo presidente, o Reitor Julianeli, decidir sobre a permanência ou não do exame seletivo. Não assiste ao Executivo Municipal qualquer tentativa para tal.

  32. Estudante univasf disse:

    Cabe a prefeitura acabar com esse desprivilegio, que a meu ver não existe. Que dizer que o estudante do sertão é mas burro? Bem eu não sou, sou de escola publica e me garanti, tão com medo é filhinhos de papai?

    O NORDESTINO É ANTES DE TUDO UM FORTE!

  33. guerreira disse:

    Não quero saber de ENEN,prefeito você já deu o reajuste dos servidores da educação,sabe que tenhe escola caindo, você conversador de mentiras na sua gestão, não construiu nada. Cai Fora , o seu esta quardado.Quero saber é de quanto os professores vão ter de aumento, muito me admiro diz que é filho de professora e é tão bonzinho

  34. Basta raciocinar disse:

    Pow… mas qnt gente que ñ sabe pensar e ñ sabe de porra de nada…
    ulguns professores da Univasf, ja comentaram acontece com o enem…
    Ex: Pessoas do sul do brasil, de São paulo etc…
    fazem o ENEM colocam a nota pra univasf, são aprovados, depois de alguns semetres na faculdade, fazem a transferencia para a faculdade de sua naturalidade ( outra região bem longe), e aqui na Univasf fica com as salas vazias… iaê quem foi prejudicado ????

    1. falasério! disse:

      Eu acredito que o prefeito, na sua imensa responsabilidade que tem com o seu cargo público não ia tomar uma atitude dessa sem respaldo. É claro que o caso foi discutido e maturado. O problema é que todos querem governar Petrolina, mas o cargo para prefeito já está ocupado.

      1. OSGA disse:

        Graças a Deus 2012 chegou e poderemos tirar esse prefeitinho do maior CARGO (público) do executivo municipal. Ah!!! Quanto ao comentário, imagina a equipe que se reuniu pra discutir e maturar esse caso.

  35. ezequiel torres disse:

    Acho ridícula esta posição do sr, prefeito Julio Locio achar q os
    estudantes petrolinences, baianos e piuiences seja uma sob
    classe, quero afirmar q minha filha Ana Larissa é petrolinece de
    nascimento e passou em medicina em terceiro lugar e psicologia
    em primeiro lugar na univasf, Ele deve respeitar os estudantes
    daqui, afinal ele nunca estudou aqui.

    1. falasério! disse:

      Faltou você nos informar em que escola e cursinhos sua filhota estudou para conseguir um terceiro lugar em medicina, não que o aluno da escola pública não consiga este mérito ou melhor, mas todos sabem que o caminho é bem mais árduo.

      1. nina disse:

        Se for com o ensino das escolas públicas nunca chegarão lá, diante dessa forma excludente de admitir alunos. Os resultados do ENEM é mais uma prova concreta da péssima educação q temos e ninguém se apega a isso para acabar com essa vergonha nacional.
        Qro o fim do ENEM e sim para as Universidades obrigatórias para todos.
        Governo q é governo oferece ensino de qualidade e se orgulha disso, não fica tentando ludibriar o povo com enganações. Serei sempre contra esse comércio chamado ENEM e CIA….

  36. Antonio Carlos Reis disse:

    Sobre esse assunto bem falou o ex-pro reitor de ensino, prof. Jorge Cavalcante neste mesmo blog – veja em http://goo.gl/QbOu4.

  37. Edson disse:

    Ridículo a postura do Prefeito – ARROGANTE COMO SEMPRE -, uma posição sem nenhuma justificativa relevante, a Universidade é Federal, aberta para qualquer brasileiro que tenha competência para ingressar. Sempre tivemos faculdades na região, aqueles que não queria cursa os cursos ofertados na nossa região optava pelo uma Universidade Federal em outra Região e ia fazer quem tinha condições de passar no vestibular e se manter financeiramente. E não me recordo de relato de nenhum cidadão petrolinense sendo barrado em nenhum estado brasileiro. Acredito que o Sr. Prefeito esteja ferindo o principio da isonomia, sem noção. Por acaso Prefeito “você” tem algum estudo estatístico para defender essa ideia? Você está ofendendo a capacidade dos estudantes que aqui moram e que realmente estudam e conseguem ingresso na Univasf. Será que o ENEN está dificultando o apadrinhamento eleitoral para favorecer determinadas classes? Estudei em escolas públicas, entrei na Univasf pelo o ENEN e não vejo nem um desfavorecimento nisso. Um conselho: Pede para os filhos do seus amigos estudarem, pois essa é a maneira mais fácil de se passar em qualquer Universidade do mundo.

  38. Professor disse:

    Bela política da demagogia…

    O “ensino de qualidade” é só uma frase bonita quando tantos políticos buscam formas de varrer para debaixo do tapete aquilo que na verdade é responsabilidade maior de quem é gestor. Afinal, porque o “preocupado” prefeito não busca melhorias na qualidade de ensino fundamental e médio local para que assim os alunos tenham qualificação necessária para entrar não só na UNIVASF, mas em qualquer outra do Brasil? Afinal de contas, acha que é só entrar na faculdade e pronto? ou acham que um aluno que foi mal-qualificado o ensino fundamental e médio todo tem alguma chance de terminar o ensino superior?

    A decisão foi tomada pelos professores, técnicos e alunos da universidade na adoção do ENEM usando voto democrático, não é assim que funciona as coisas senhor prefeito. Abra os seus olhos, e veja que na verdade é o senhor que precisa ser alertado pelo MEC para que melhore a qualidade do ensino, começando por melhorar a qualidade de vida de seus professores, com salários justos, e dos alunos, dando escolar públicas menos insalubres do que as que hoje existem em Petrolina, assim dando chances a estes de poderem entrar de cabeça erguida e de forma JUSTA e IGUALITÁRIA, na UNIVASF ou em qualquer outra que lhe aprouver.

  39. Pablo Pablo disse:

    Concordo plenamente com o prefeito, pois, da forma que está o acesso a faculdade, você pode morar no Acre e de lá escolher estudar em Petrolina, nem precisa deslocar até a cidade para fazer vestibular etc. Então a concorrencia aumentou demasiadamente prejudicando os Sertanejos. Quem pode pagar uma faculdade particular manda seu filho para qualquer estado ou país. Com a forma de vestibular, não irar tirar direito de ninguém é só fazer o vestibular. Essa foi uma atitude digna.

  40. Paulo disse:

    O prefeito esta certíssimo, a UNIVASF é federal, da união, é burrice dizer que só porque ela é federal é para beneficiar toda a união. É PARA BENEFICIAR A REGIÃO, sua implantação foi uma grande luta dos políticos locais para beneficiar seu povo. E não para beneficiar pessoas que vem de outras partes do país. Pensar o contrário é burrice. Agora, quanto ao ENEM, obviamente ele é de nível nacional e infelizmente os alunos da região não estão atingindo as notas necessárias para ingressar na universidade. Então os alunos de outras partes do país, concorrem e ganham essas vagas mudando-se para a região para estudarem 2 anos ou menos e em seguida pedem transferência para sua região de origem deixando as salas vazias. O PREFEITO ESTA CERTO, PARABÉNS!

  41. Maria disse:

    Como a proximidade das eleições comovem, não é querido prefeito?

    É muito fácil, depois de anos de luta, trazer à tona a antiga ideia de exclusão do ENEM como forma de ingresso na UNIVASF. O APOIO DOS JOVENS, EXCELENTÍSSIMO, SE FAZ A CADA DIA, A CADA NOVO PROJETO QUE BENEFICIE SIM, MAS QUE NÃO DESCREDENCIE A CAPACIDADE DO NORDESTINO.
    A Univasf, criada para acolher a tão famigerada população dos seus comentários, de fato, viu-se povoada de estudantes de outros estados e o sentimento de pertencimento à universidade que cabia à população local, foi acabando.. Mesmo crescendo o número de alunos da região por lá, ainda vemos imperar a desigualdade nos números.
    Não que o habitante de nosso semi-árido não tenha a capacidade de enfrentar o ENEM. Também não revindico a exclusão do concurso como única forma de ingresso na UNIVASF (Aliás, é pauta para outros comentários)*. A questão, prefeito, é como o senhor vem articulando esses assuntos. A mídia, como o senhor deve saber, é uma coisa séria e, de aliada, pode se tornar um algoz. Para isso, basta uma atitude impensada, um comentário descabido, no tempo errado.
    Não falo como estudante de Medicina que sou, filha do nordeste, filha de Petrolina.. Falo Como jovem consciente do meu papel como cidadã e fico profundamente inconformada como atitudes como a que o senhor tomou, ainda possam ludibriar parte do seu eleitorado. A sorte é que a juventude nascente, cansada de apenas absorver os erros do passado que pareciam arraigados à História do Brasil, tem nova consciência e é capaz de lutar pelo que acredita.

    Boa sorte!

    1. OSGA disse:

      Esta é a verdadeira finalidade das Universidades: formar cidadãos críticos, como esta jovem universitária. Mas será que eles (polítiqueiros) querem isso?

  42. Francimário Nésio - Universitário disse:

    Mesmo sendo aqui da região, já consegui entrar na UNIVASF duas vezes, uma pelo vestibular tradicional e outra pelo ENEM, ressaltando que sempre fui aluno de escola pública e nunca fiz nenhum cursinho.
    Na minha opinião não cabe ao Excelentíssimo Prefeito tentar interferir dessa forma, acho que o ofício que ele enviou deveria ser solicitando uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para os filhos da região, para desta forma poderem competir, não só aqui, mas em qualquer lugar do país. Além do mais a universidade é FEDERAL e só pelo fato de estar aqui, já vem trazendo um grande desenvolvimento para esta região. Senhor Prefeito, melhore nossas escolas e nosso sistema de educação, só isso.

    1. Ferreira disse:

      Diz qual é teu curso? Deve ser medicina

  43. Maria disse:

    Que continue com o ENEM!!!!!!!
    Pois se estão querendo seu fim é porque está prejudicando aqueles que mercadejam a educação e não querem ser avaliados, pois o que se vê é escola, cursinhos apenas ensinando decoreba e o aluno não aprende nada.
    Ora, se o aluno de Petrolina quer realmente entrar na UNIVASF, estude! Pare de ficar de balada em balada, de festa em festa, e trate de estudar aprendendo para ser bem avaliado, isso vale tanto para pobre como para rico, vamos deixar de hipocrisia e lutar todos por uma educação de qualidade, isso vale para pais, professores, políticos e poder público, não é acabando com ENEM que se resolve o problema da educação e do ingresso na Universidade. Pois que continue o ENEM!

    1. Maria disse:

      Um ótimo exemplo do que estou escrevendo, é o comentário de Cléia.
      Um exemplo de dedicação ao estudo que culminou com sua entrada na Universidade.

  44. Dreda disse:

    Em primeiro lugar a UNIVASF é federal, não é de Petrolina para o prefeito usar como massa de manobra política. Em segundo, o prefeito deve estar se referindo especificamente ao curso de medicina, já que em todos os outros a maioria de alunos é da região, sendo que sobra vagas em boa parte dos outros cursos. O curso de medicina depende da qualificação dos alunos que entram, por isso é muito importante nunca deixar baixar o nível. Não existe essa de “desprivilegiado geograficamente em referências educacionais”, isso é uma forma de nos chamar de burro, que só não entende quem é burro. Uma luta dos estudantes de medicina nordestinos é pela entrada em vagas na residência nas excelentes universidades ESTADUAIS paulistas, que sempre tentam barrar os nordestinos com argumentos semelhantes aos que o Prefeito tenta usar agora. Já pensou se a USP, Unicamp e Unifesp e UNESP fechassem as portas para nós? Podem ter certeza que os prejudicados seriam os nossos alunos. Para finalizar, parece-me que essa última turma da medicina é a que tem mais alunos da região. Acho que tem mais alunos de Recife, mas não é por conta da qualidade deles, e sim pela quantidade de alunos que vem de lá.

    1. Cherre disse:

      Apoiadíssimo. Está mais do que claro que isto é uma manobra política para ganhar votos. #nojo

  45. Everaldo disse:

    2012 ano de eleição, e a campanha já começou, o prefeito disse que a educação de Petrolina era referência, em que? A maioria dos estudantes só se preocupa com isso ” Entre as atrações que já estão confirmadas estão: Joquinha Gonzaga,Dominguinhos,Adelmário Coelho, Flavio Leandro,Targino Gondim,Flavio José,Estacazero,Cangaia de Jegue,Seu Maxixe,Silvano Salles,Gustavo Lima,César Menotti e Fabiano,Paula Fernandes,Jorge e Mateus,Victor e Leo,Limão com Mel,Moleca 100 Vergonha,Cavaleiros do Forró,Mastruz com Leite,Saia Rodada.” No ano de eleição o senhor caprichou parabéns prefeito.

  46. Pe. Antonio disse:

    A Univasf é realmente federal, mas como o nome ja define, é do Vale do São Francisco. Se isto não significa nada, deveria não ser instalada aqui na região e nem ter ser intitulada do Vale do São Francisco. Acredito que a idéia, ao trazer a Universidade para Petrolina e Juazeiro, era favorecer o acesso ao ensino universitário para o os jovens da região. Por isso mesmo, acredito que a Universidade poderia optar pelo ENEM ou não. Portanto, a posição do prefeito de Petrolina é partilhada por uma boa parte da sociedade local. Não sei se a iniciativa de envaminhar o ofício ao Ministro é o caminho mais adequado, pois a Universidade é que aceitou, o MEC não obrigou. As outras posições também estão corretas. É necessário melhorar a qualidade do ensino no Brasil e mais no Nordeste e mais ainda no semiárido. Mas todos nós sabemos que, em geral, as desigualdades regionais existem por falta de atenção e investimento nas regiões mais carentes. Mesmo o aluno de famílias modestas vivendo em um meio com menos estruturas e recursos, com escolas públicas em situações precárias não podem competir por uma vaga em Universidades federais com os jovens em condições mais favorecidas em todo sentido. É legal, mais é injusto que um jovem de escola pública tenha que competir com um jovem, mesmo de nossa região, que sempre estudou em escolas da rede privada, fez os melhores cursinhos. Certo que a Universidade é federal, portanto, todos podem se inscrever, têm direito….. Mas se somos uma federação de estados, também deveria haver igualdade entre os estados, escolas boas em todos as regiões, oportunidades e investimentos federais também em todas as regiões e estados brasileiros.
    Concluindo: Creio que a Univasf não poderia ter feito a opção pelo ENEM como única forma de ingresso na Universidade, sem ter provocado e realizado um amplo debate, uma discussão democrática serena para que todos os aspectos colocados nestes comentários tivessem tido oportunidade para serem analisados, discutidos e aprofundados. Quem sabe, o ENEM fosse uma opção para ser feita mais adiante. Por enquanto, poderíamos ter firmado o compromisso de lutar para elevar a qualidade do ensino básico na região. Isso sim seria uma boa decisão, um compromisso com o desenvolvimento local e regional. Um compromisso coletivo incluindo todos os entes comprometidos com a educação aqui órgãos municipais, estaduais e federais bem como as instituições privadas também, a sociedade civil organizada. Talvez se possa resgatar esta idéia e realizar este debate. A ação do Prefeito é importante na medida que provoco debate e interpela nossas consciências. Deixemos divergências políto-partidárias, neste momentos e nos preocupemos com a educação da juventude de nosssa região.

    1. Professor disse:

      Mas foi amplamente discutido e divulgado na época, inclusive com presença de professores e representantes do ensino da região expondo suas opiniões.

      O que ficou claro é que o existe a Univasf, que deixa ano a ano vagas ociosas em diversos cursos. Isso tendo 2 chamadas do SISU!!!

      E tem o curso de medicina. Este como em qualquer lugar do país é concorrido, e tenho certeza, que se ainda que mudasse para o antigo sistema de vestibular, nada iria diferir. Primeiro, quem tem pai que paga escola cara para o filho estudar, também paga para ele vir morar em Petrolina como é o que ocorre já.

      Segundo, a universidade é PÚBLICA o que inclui qualquer cidadão deste país. Então não adianta esse papo de favorecimento da região. Esse não é o objetivo da universidade e sim uma consequência dos vários estudantes (sejam estes de origem local ou não) que lá estão se aprimorando, e com o tempo trará melhorias para a sociedade como forma de retribuição e que normalmente já é feito.

      1. um alguém disse:

        + deixa vagas ociosas pq a nota é altíssima, olhe as outras universidades do sul, suldeste e centro oeste se há bem + vaga e se as notas são inferiores as daqui, oq realmente importa é levar as universidades para todos e para todas as regioes, diminir a nota para que todos os estudantas tenham acesso ao ensino superior

    2. Marcos disse:

      VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO JEQUITINHONHA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO ITAJAI?? ESSAS SÃO ALGUMAS QUE CONHEÇO E SÃO COMPOSTAS POR ESTUDANTES DE TODO OS PAÍS, DE ALGUNS ESTUDANTES PORTUGUESES, ISSO MESMO DE PORTUGAL E DE PETROLINA! ACREDITA?? POIS É A UNIVERSIDADE É FEDERAL O NOME É APENAS PARA INDICAR SUA REGIÃO GEOGRÁFICA, MAS O SEU INGRESSO É DE TODOS OS BRASILEIROS E MAIS DAQUELES QUE TEM ORIGEM PORTUGUESA. POIS É…A NOSSA LEI MAIOR É QUE NOS GARANTE ISSO…NÃO É UM PREFEITO RETARDADO QUE VAI TIRAR ISSO

  47. Edson disse:

    Esse Prefeito é uma vergonha para quem de fato ESTUDA nessa Região. Santa ignorância!

  48. Cleiton disse:

    Vossa Excelência, está realmente preocupado com a educação superior gratuíta dos petrolinenses? Quem sabe se tirar a “taxinha” da Autarquia Educacional Municipal, mais conhecida como FACAPE, e inserir novos cursos o problema se resolveria. Fica aí a sugestão. E outra, ninguém tem mais ou menos capacidade de estudo, o objetivo, o foco, a determinação é que empenha alguém a estudar e entrar no curso/faculdade que deseja.

  49. Paulo Gustavo disse:

    O prefeito precisa entender melhor como funciona uma Universidade. Ele já ouviu falar em Autonomia Universitária, Conselho Universitário ou coisas do gênero?
    Quem sabe esta reclamação vem do prefeito porque os “chegados, familiares, apadrinhados etc etc etc” dele não conseguem entrar em medicina? Passar no ENEM é muito mais difícil de ser “ensinado” nos cursinhos. Ou será que ele está mesmo pensando na filha do agricultor que anda 7 léguas para chegar numa escola de péssima qualidade, professores com péssimos salários, etc?
    Lembro-me que num episódio anterior desta discussão, alguém de um cursinho da cidade foi à tv reclamar das vagas de medicina que foram ocupadas, em sua maioria, por gente de fora da região. Este pessoal precisa lembrar que a Univasf é feita por 23 cursos, que todos eles têm importância equânime para a manutenção da universidade e para a formação profissional de todos que povoam essa região. Consequentemente, seu desenvolvimento.
    Eu sugiro ao prefeito que implemente ações para melhorar a qualidade do ensino na esfera municipal da cidade. Assim, num futuro que talvez não seja mais sua gestão, ele aumente o índice de aprovados da região na Univasf.

  50. Cherre disse:

    Ridículo! A UNIVASF é uma instituição FEDERAL. Todos os brasileiros devem ter o direito de poder estudar nela, assim como todos os brasileiros têm o direito de poder estudar na UFSCAR, UNIFESP, UFRJ, UFMG etc. Se é para garantir a entrada apenas de sertanejos na UNIVASF, então que os outros brasileiros sejam impedidos de se inscreverem; que seja criado o vestibular TOTAL COTA VALE, onde apenas estudantes da região podem se inscrever. Seria uma vergonha, já que as cotas são injustas e carregam o estigma do preconceito e da falta de competência, mas seria também mais eficiente no propósito de garantir a matrícula de sertanejos do Vale do S. Francisco na UNIVASF. Outra opção, muito mais justa, na minha opinião, seria trabalhar para colocar a educação regional ACIMA do patamar nacional, para que os estudantes do Vale do S. Francisco possam competir no ENEM em nível de igualdade com os brasileiros da região centro-sul ou de quaisquer outras regiões do Brasil.
    E essa atitude logo agora próximo às eleições? Sem comentários.

  51. Eleitor disse:

    ESSE PREFEITO COMO SEMPRE NA CONTRA MÃO…., O RESTANTE DO PAÍS ADERINDO AO PRECESSO, E ELE SUBESTIMANDO A INTELIGÊNCIA DO ALUNADO JOVEM DE PETROLINA. O ENEM É UMA FORMA DEMOCRÁTICA DE PROPORCIONAR TODA A POPULAÇÃO JOVEM A ENTRADA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. AGORA, SE TEM PESSOAS QUE QUEREM ENTRAR NUMA UNIVERSIDADE SEM TER MÍNIMA CONCORRÊNCIA….., AÍ É OUTRA HISTÓRIA. E ESTOU LEMBRANDO QUE ESSE ANO, TEM ELEIÇÕES, ENTÃO SR. PREFEITO….., CAMPANHA DISFARÇADA EM APOIO A JOVENS QUE QUEREM E PODEM ENTRAR POR ESFOÇO PRÓPRIO NA UNIVERSIDADE É SACANAGEM…..

  52. flordelotus disse:

    Se for para o bem de todos e felicidade geral dos estudantes do vale do são francisco, que saia de cena o ENEM. Mas que deixem umas “vaguinhas” para os nossos outros irmãos de pátria, contando que os regionais sejam privilegiados. Mas a UNIVASF é nossa, sim senhor!!!

  53. Pela Verdade disse:

    Esse texto é de um servidor (o qual não pedi autorização pra citar seu nome,por isso não informei) que conhece bem sobre a mudança do vestibular antigo para o ENEM. Se muitos tivessem coragem de procurar se informar melhor (inclusive o prefeitinho em questão) talvez não teríamos tantas baboseiras comentadas aqui.

    Caros amigos,

    Peço licença para participar da discussão, pois não consigo ver uma tamanha incongruência, demagogia e informação inverídica sem contestá-las. Primeiro, o prefeito desta cidade esquece-se de que a Univasf tem autonomia didático-pedagógica e financeira, com 23 cursos de graduação e não 20, precisando, portanto, informar-se melhor sobre a situação desta instituição.

    Mas, isso, obviamente, não é tudo. Nós que trabalhamos na SRCA que trata sobre os processos seletivos temos um estudo comparativo entre o Vestibular e o Enem e as estatísticas do ingresso em 2011.

    Somente os Cursos de Medicina e Arqueologia e Preservação Patrimonial têm um ingresso maior de discentes de outras cidades, pois o primeiro é assim em qualquer universidade, uma vez que a procura é nacional e os candidatos são bem preparados. Já o segundo é uma demanda específica e que é ofertada por poucas universidades, por isso a procura é nacional.

    No ingresso de 2011, 96,17% dos aprovados são do Nordeste. Do total, 755, ou seja, 56,77% dos aprovados são oriundos da Região Integrada de Desenvolvimento – RIDE pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA que corresponde aos municípios de Lagoa Grande/PE, Orocó/PE, Petrolina/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE, Casa Nova/BA, Curaça/BA, Juazeiro/BA e Sobradinho/BA, conforme especificado pelo Ministério da Integração Nacional. Desses 755 oriundos da nossa RIDE, 94,44% são de Petrolina e Juazeiro.

    Como podemos notar muitos municípios circunvizinhos dos Estados de PE, BA e PI ficam fora do cálculo, o que poderia aumentar ainda mais o número de ingressantes oriundos da região do Vale do São Francisco.

    Ainda não temos os números do ingresso 2012, uma vez que o processo ainda não terminou e ainda teremos mais matrículas no meio do ano. A expectativa é que o ingresso da região aumente.

    Para quem quiser analisar o estudo comparativo Vestibular x Enem e as estatísticas do PS-ICG 2011, pode acessar a página das Seleções Anteriores da SRCA ( http://www.srca.univasf.edu.br/arquivos/PSICG_anteriores.htm ).

    Na minha humilde opinião, antes de reclamarem do processo seletivo, os políticos deveriam melhorar a educação para que os filhos da terra (RIDE pólo Petrolina/PE e Juazeiro/BA) possam concorrer em pé de igualdade com os outros filhos do Nordeste e os das demais regiões.

    Ademais, o Ministério Público Federal tem derrubado qualquer forma de tratamento não isonômico entre candidatos, como cotas regionais ou qualquer outro artifício utilizado para melhorar a pontuação dos candidatos da região.

    Mesmo que a universidade adotasse o Vestibular, os candidatos com maior condição social continuariam concorrendo, pois teriam condição de pagar passagem, inscrição, moradia para estudarem em qualquer lugar do Brasil. O Vestibular, na realidade, elimina as pessoas de menor condição social que, muitas vezes, não podem arcar com a passagem, inscrição, etc. Lembremo-nos de que o Enem ocorre na cidade onde o candidato reside e de forma gratuita para quem não pode pagar, ajudando as pessoas de menor condição dos municípios circunvizinhos.

    De mais a mais, o Enem e o SiSU estão sendo aprimorados a cada edição e eu, até o momento, sou um defensor desse processo seletivo.

    Acredito que a Reitoria deve rebater as informações inverídicas.

    1. um alguém disse:

      ninguem precisa falar + nada, vc falou tudo, parabéns pelos seus argumentos, concordo com tudo o que vc disse, sem tirar nem por nenhuma virgula sequer.

      PARABÉNS

  54. Amaral disse:

    Fora as cotas de deficientes em alguns casos. Acho esse negocio de cotas completamente ridículo. Mais uma iniciativa idiota das varias do Dr JulioLossio.

  55. BANANA DA TERRA disse:

    HOMI!!! O PREFEITO VAI PEDIR A CARTA DE VOLTA E TOCAR FOGO DPX DE TANTO RIBULIÇO!!!
    NAO ADIANTA, PODEM CHORAR, ESPERNEAR QUE A UNIVASF VAI CONTINUAR COM O ENEM E PONTO FINAL.

  56. Vinícius Barbosa disse:

    Não acredito que estou lendo esses comentários de que o prefeito só enviou este pedido porque é ano de eleição. Obrigado prefeito pelo que você está tentando fazer por nós da região que sonhamos com uma vaga na univasf.

    1. Professor disse:

      Então pára de sonhar e vai estudar!

  57. Carlos disse:

    Como pode o prefeito fazer uma solicitação dessas? Embora a Univasf tenha sido criada para atender a região do Vale do São Francisco ele não pode esquecer que se trata de uma Instituição Federal, isto é, mantida por os impostos pagos por todo o povo brasileiro, não só de Petrolina e região. Ele deveria solicitar ao MEC era mais recursos para investir na educação básica, por que o que faz a diferença na hora de entrar em uma instituição pública é seu ensino de base. Resido na região, mas não sou a favor dessa solicitação de forma alguma. Mas do que querer restringir o acesso a um bem comum do povo brasileiro ele deveria se preocupar em pagar melhores os professores da rede municipal e investir em qualificação profissional dos mesmo, pois só assim o povo do semiárido poderá concorrer de igual com o povo do resto do Brasil.

    Univasf uma insituição de todos!

  58. chico disse:

    Os que criticam a posição do Prefeito não são do Nordeste, se são, não vêem a realidade do semi árido, SÃO REALMENTE CEGOS DE GUIA E DESUMANOS , não conhece a realidade do nordeste nem do sul ou sudeste. Esta região naturalmente desfavorecida, onde para tantos governos só interessava os impostos, impostos estes que por tantas vezes fomentaram o desenvolvimento do sul e sudeste e de retorno muito pouco para a região de origem principalmente na educação .
    Essas pessoas falam ainda em melhorar a educação, tem que melhorar e muito, mas isso leva varias gerações de investimento maciço de recursos e principalmente de vontade política, sem precedentes, para tirar um atraso secular, mas como ficaria os filhos do presente?
    A melhor posição seria a extinção do ENEM como forma única de ingresso na UNIVASF ou adotar como nota de uma de suas fases (a exemplo do que faz a maioria das universidades do sul e sudeste) e promover para que a data do vestibular coincidisse com a maior parte ou com todas as Universidades federais, com isso o aluno optaria por realizar o exame na federal de seu Estado visto que ele jamais poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo.
    ENEM como nota única ou é para todas ou para nenhuma universidade, essa seria uma posição justas.
    Declaração de um pai de formado e formando de medicina em universidade particular da região sudeste e que tem o maior respeito e coloca-se na “situação” de muitos de nossos sertanejos.

    1. Marcos disse:

      1º Estude a repeito da Isonomia Sr. Chico
      2º A Universidade é Federal (de todo o território Brasileiro) assim como nos Concursos Públicos que podemos concorrer em qualquer lugar da Federação
      3º Um concurso que teve para professores do município de Petrolina, apenas 3 pessoas obtiveram pountuação para entrar no concurso, as outras não conseguiram pontuar, o que nos leva a crer que as pessoas não estão estudando da forma correta ou existe algo errado entre Prefeitura e Autarquia Facape (Acredito que os concursos do Município de Petrolina deveria abrir licitação para Banca especializadas em Concurso Público, assim como faz a vizinha Juazeiro, assim as coisas ficam mais transparente.
      4º O Prefeito Arrogante e Pre potente deveria investir no ensino fundamental, que é a base para o aprendizado, por exemplo dando aumento salarial para os professores que em meio a polemica desse oficio nos chamando de burros para bom entendedor encontram se em greve
      5º Esse Arrogante Gestor Municipal se fosse seguir a sua linha de raciocínio já mais deveria ser prefeito de uma cidade a qual não faz parte
      6º A maioria dos cursos da UNIVASF é ocupada por pessoas da nossa região exceto MEDICINA que é o curso de Elite da qual o seu Prefeito e seus Amigos fazem parte. Ou seja essa indagação toda desse Gestor que não liga para dados estatístico para dá sustento a pior carta pública que já vi na minha vida é simplesmente para favorecer os incompetentes dos filhos de seu curral eleitoral elitizado.
      7º Sou conhecedor tanto do vestibular tradicional com o do ENEN e pode ter certeza que o ENEN é muito mais trabalhoso de se passar do que o vestibular tradicional. Obs:. já passei nos dois metodos e sou de escola pública e sou da região de Petrolina
      8º O Problema do ENEN é que ele acabou com o método robotizado que a industria pré vestibular sistematizava para seus alunos que tem problema de raciocínio passar. Isso mesmo estou me referindo ao MACETE, você já deve ter ouvido essas palavras, “O SAGRE tem professores especializados, eles dão muito macetes” em grosso modo é o tal aprenda a estudar chutando nas provas
      10º As UNIVERSIDADES BRASILEIRAS TEM AUTONOMIA PRÓPRIA, ou seja, NÃO É UM OFICIO Nº 47 QUE ENTRAR PARA HISTÓRIA COMO O QUE MAIS HUMILHOU ABERTAMENTE UMA REGIÃO, TAXANDO OS SEUS ESTUDANTES DE BURRO QUE VAI TIRAR ESSA AUTONOMIA
      11º A MELHOR FORMA DE SE PASSAR É ESTUDANDO E NÃO OUVINDO PAGODÃO E PAREDÃO COMO FAZ A MAIORIA DOS ADOLESCENTE DAQUI, OU SEJA, QUEM QUER PASSAR EM QUALQUER VESTIBULAR TEM QUE ESTUDAR
      12º TEMOS QUE ENSINAR NOSSOS FILHOS A TER ESPIRITO COMPETITIVO PARA CONCORRER IGUALMENTE COM QUALQUER PESSOA DE QUALQUER LUGAR QUE SEJA

  59. Cassiano Lacerda disse:

    Antes de qualquer coisa, é bom atentar para o seguinte: “Nós somos uma nação;um só povo e uma só federação formada pela união do Distrito Federal, os 26 estados e os 5.565 munícipios”.
    Pergunte para o restante do país nobre prefeito, se os contribuintes que pagam os seus impostos e que os tem convertidos em bens e serviços para atender as necessidades dos estados e munícipios acima citados, que contam, obviamente, com as faculdades e universidades FEDERAL espalhadas por todo o país,se eles apenas querem pagar os seus impostos e abdicarem do direito de os seus filhos estudarem em instituíções mantidas com o dinheiro desses contribuintes. Acho que não, penso eu.Mas V.Ex. ª deveria enviar propostas para aumentar o FPM do seu munícipio e investir num ensino fundamental de qualidade, pedir para o seu governador investir em um ensino médio de mais qualidade, enfim, dar mais qualidade ao ensino BASE e preparar melhor os inscritos da sua região para concorrerem as vagas ofertadas pela Univasf. Não se esqueça que o seu munícipio é um ente federativo,e que o sr recebe dinheiro da UNIÂO, dinheiro esse que é o suor de todos os Brasilianos(Brasileiro eram os exploradores de pau brasil) e é a nomeclatura que merece os ladrões usurpadores dos recursos públicos, não digo que seja o seu caso, sr prefeito, nem pertenço ao seu munícipio, graças a Deus. Apenas me indignei, como cidadão e brasiliano que sou. Boa sorte neste ano de eleição…e espero não tê-lo como presidenciável. Pra frente BRASIL!

  60. José disse:

    Que absurdo! Esse cara parece que é maluco! As Universidades que aderiram ao ENEM conseguem para si uma verba extra, e uma gorda verba extra. Quem é o maluco que não vai aderir ao ENEM, se existe a possibilidade da Universidade expandir os seus Campi e melhorar a sua estrutura com essa verba extra? O termo UNIVERSIDADE é bem claro e auto explicativo: é para todas as pessoas do Brasil, seja Norte-Nordeste ou Centro-Sul. Vão estudar pra passar no vestibular, bando de arrogantes!

  61. Voadora disse:

    Como é difícil ,as pessoas, entenderem que a educação do Nordeste ainda é precaria em relação ao resto do país e que o prefeito de Petrolina em 4 anos ñ pode resolver esta questão que não é só dele. Além do mais,economicamente falando é mais fácil uma pessoa do Sul ou Sudeste se manter em Petrolina ou um nordestino se manter nestas regiões citadas?

  62. Godiniz disse:

    Como percebi no Ofício e nos comentários de todas as pessoas, digo assim que falta interesse no estudo, pois só consegui algo com muito esforço, pelo outro lado na minha opinião o pessoal de regioes privilegiadas pelo país têm uma qualidade de ensino melhor, quando não conseguem ingressar na universidade de sua cidade ou proximidades, tentam logo “aproveitar” as poucas vagas que lhe resta nas outras regiões, assim só resta aos outros que estudaram o proximo ano para que possa concorrer novamente a esse curso tão alvejado. Digo também que aluno de escola particular si for interessado nos estudos concerteza vai ter um otimo conhecimento vasto, mais isso não quer dizer que aluno de escola pública também não possa ter, pelo contrario depende de cada um e tua vontade de realizar tal sonho.

  63. Desconstruidor de Discurso disse:

    Quanto comentário idiota e politiqueiro. O fato da UNIVASF não adotar o ENEM não significa que vai fechar as portas para os não sertanejos, apenas, vai obrigar que as pessoas venham fazer a prova aqui na região, o que diminuiria a concorrência. O fato de as vagas estarem sendo ocupadas pelas pessoas de outras regiões não quer dizer que as escolas daqui são ruins, a maioria são, apenas indica que a concorrência é ampla demais, assim não basta ser bom, tem que ser o melhor. Quando se faz concurso federal, normalmente o sertanejo é obrigado a gastar uma fortuna para fazer a prova na capital, muitos deixam de se preparar e fazer o concurso, por questões financeiras. O concurso do TJPE mostrou que no sertão tem muita gente prepara, pois teve muita aprovação da região, inclusive alguns nos primeiros lugares. A prova foi feita aqui. O problema em Petrolina é que todo assunto desbanca para o lado política, e aí já viu. É muita gente querendo garantir o seu cabide.

  64. Geandson disse:

    Esse prefeito so faz besteira…

  65. indignado disse:

    “Edição do dia 18/03/2012 – Atualizado em 19/03/2012 00h31
    Repórter trabalha infiltrado em repartição pública e flagra escândalo de corrupção
    Durante dois meses um repórter do Fantástico trabalhou em uma repartição pública. O que ele viu – e gravou – é um escândalo.”

    BRITTO, PENSO QUE ESSE TAMBÉM É UM TEMA QUE PRECISA SER ANALISADO.
    VOCÊ, COMO GRANDE PROFISSIONAL, PODERIA INVESTIGAR E DENUNCIAR AS IRREGULARIDADES E ILEGALIDADES DESSE PREFEITO. JÁ TEMOS A QUESTÃO DA LOMBADA ELETRÔNICA E SE INVESTIGAR ACHA MAIS, COM CERTEZA.
    DENTRO DO HUT ENTÃO ……………………………………….
    JÁ PASSOU DA HORA DO POVO CONHECER QUEM ELES COLOCARAM NO PODER.

  66. Afraniense disse:

    Prefiro o ENEM!!!

  67. Gata disse:

    Falam tanto deste prefeito porque ñ sabem que existe regra para tudo. Por acaso ,alguém sabe que para ser cotista de algumas universidade do nosso estado e concorrer a cota precisa ter estudado em escola pública de PE ,apenas. E daí qual a difrença disto, para o que o gestor quer fazer.Quero elogiar o comentário de destruidor de discurso.

  68. Maria disse:

    Concordo plenamente com o senhor prefeito, estou torcendo para que essa forma de selecionar os alunos da UNIVASF, mude mesmo !

  69. Daniela disse:

    Apoio totalmente a atitude do prefeito. Se tiver 10% de estudantes da região é muito. O Vale do São Francisco é vasto e tem muitas pessoas que não tem uma boa condição financeira pra bancar os filhos em universidades em outras cidades e estados. A Univasf devia principalmente atender a essa população carente local. E não, ser mais um lugar pra acolher filho de rico que tem dinheiro até pra pagar universidade particular!

  70. Marcelo Ribeiro disse:

    Como é de conhecimento de todos, a patente do nascimento da UNIVASF é reivindicada por inúmeros candidatos a sua paternidade. Desde a história de uma universidade federal de Petrolina até a sugestão de se criar uma universidade do Vale, contemplando supostos interesses políticos da Bahia e de Pernambuco, a luta e a tensão para a apropriação e interferências na UNIVASF não é algo recente.Suspeitamos que essa tendência de apropriação da UNIVASF por parte dos políticos locais não seja mero oportunismo eleitoral ou capitalização de forças. Aventamos a possibilidade de que essa tendência (já vastamente observada em vários momentos) tenha relação com um modo cultural, particularmente relacionado aquilo entendido por patrimonialismo.Esse modus operandi dos políticos se relacionarem com a UNIVASF, mais especificamente falando, essas tentativas de apropriação, de tratar a UNIVASF como se fosse algo que eles fossem donos, constitui, para « o bem e para mal », a própria identidade da instituição. O gesto do prefeito é exemplar nesse sentido a medida que anuncia um contato com o MEC demandando interferência, como se fosse auto suficiente para imprimir seus interesses, desrespeitando completamente a autonomia da Universidade. Lembramos que o gestor anterior da UNIVASF, por vezes, expressava suas preocupações com a interferência dos políticos locais. Embora não se tomasse, à época, posições muito claras nas relações políticas interinstitucionais, algumas incursões e intromissões de prefeitos, deputados e políticos aposentados foram explícitas e de ordem pública.
    O caso prefeito de Petrolina, além dos seus supostos aspectos demagógicos e eleitoreiros, revela, no nosso entendimento, algo mais. Este caso parece demonstrar um dos contextos de inserção e constituição da UNIVASF. Sejamos atentos e sábios.

  71. UEVASF disse:

    Participem da UNIÃO DOS ESTUDANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO! Conheçam nossos objetivos e juntem-se à nós!
    http://www.facebook.com/Uevasf

  72. Malungo disse:

    Sr Prefeito, deprimente sua justificativa, se o senhor mesmo percebe o deficit educacional de sua cidade, mostra sua incompetência em gerir um educação básica de qualidade.
    A culpa é sua mesmo, que nada faz na melhoria e qualificação dos seus servidores da educação, o senhor deveria se envergonhar de tratar o jovem sertanejo com tamanho desrespeito, sua falta de compromisso com professores e alunos do município é o retrato de uma gestão pífia e improdutiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…