Falta de consenso. Este foi o principal motivo que levou a presidente da Casa Plínio Amorim, vereadora Maria Elena (PSB), a adiar o projeto de lei de autoria do Legislativo de Petrolina que definiria o número de representantes na Casa a partir de 2013. Visivelmente incomodada, Maria Elena informou, durante a sessão de ontem (20), que o projeto não será mais votado este ano.
A presidente, no entanto, fez questão de ressaltar que sempre seguiu os princípios democráticos e por esta razão decidiu acatar o pedido da maioria dos colegas, que solicitaram a ela mais tempo para analisar o projeto. “(se o projeto fosse votado na sessão de ontem) Estaríamos expondo um debate que talvez não interessasse a nenhum dos 14 vereadores”, argumentou Maria Elena.
Ela também ressaltou que o fato de ter prometido, na semana passada, de colocar o projeto em votação ontem, e agora ter decidido adiá-lo, não significa que recuou da sua decisão. A presidente é uma das que defendem o número de 21 vagas. “Não estou sendo submissa. Pelo contrário, estou respeitando a posição da grande maioria, independente de 19 ou 21 (número de vagas em discussão), que quer que eu transfira essa votação para o início de 2012”, explicou.
Maria Elena revelou, na ocasião, que até segunda-feira (19), o projeto caminhava para ser analisado em plenário, já que não enfrentava resistência – o que aconteceu somente ontem. Mas segundo a vereadora Cristina Costa (PT), pelo menos 50% da Casa queria que o mesmo fosse votado na terça-feira. Além dela e Maria Elena, os vereadores Jussaria (PSB), Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Osório Siqueira (PSB), Ibamar Fernandes (PRTB) e Dedé da Simpatia (PSDB) compartilham da mesma opinião. Os trabalhos do Legislativo Municipal em 2011 serão encerrados nesta quinta (21).



Não sei por quê essa polêmica de aumentar o número de vereadores na Câmara Municipal, ouço alguns comentários nas rádios locais, de ferrêneos defensores da idéia e penso comigo mesmo: Por quê? e cheguei a conclusão que esses que defendem a idéia devem estar querendo uma brechinha pra se socar la dentro. Ora se os que aí já estão são poucos que trabalham pela população, quem garante que se tivermos mais vai melhorar? Vai melhorar pra seu fulano que ta doido pra entrar nessa mamata. Dizer que a quantidade está pouca!! Acho que tem é vereador demais…Esse dinheiro que está sobrando na Câmara, aplica em alguma coisa que ajude os mais necessitados. O povão está aí na periferia passando por maus bocado, ou querem me dizer que vocês não veem isso não é? Homem deixa eu ficar calado…
de 14 vagas pra 21 vagas??? Não precisamos de mais vereadores…. QUALIDADE NAO EH QUANTIDADE. Precisamos sim RENOVAR a camara de vereadores…. pelo menos a metade!!!
É isso ai.Petrolina precisa acordar e ver o que de fato acontece nos bastidores da prefeitura e camara!Uma vergonha!