15ª Festa do Tomate movimenta interior de Lagoa Grande

por Carlos Britto // 14 de julho de 2010 às 17:22

festa do tomateA Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) de Lagoa Grande realiza nesta sexta-feira e sábado (16e 17) a 15ª Festa do Tomate, no distrito de Açude Saco. A localidade tem produção média de 40 toneladas por hectare, número que coloca o município como o segundo maior produtor de tomate rasteiro em Pernambuco. Camocim, no Agreste, é a primeira colocada na produção da fruta.

A cidade do Sertão São Franciscano, aproveita o pique da colheita neste mês de julho para celebrar a produção. O evento que teve início em 1995 tem a parceria a Associação Comunitária dos Agricultores e Pescadores de Açude Saco e do Governo do Estado, que incluiu a festividade no seu calendário oficial de eventos.

Um dos objetivos da Festa do Tomate de Açude Saco é motivar e atrair investidores em toda a cadeia da tomatecultura, piscicultura e carcinicultura da região, expandindo o mercado de trabalho com incentivo a abertura de novos projetos voltados à produção, industrialização, comércio, turismo e serviços, visando gerar renda e ocupação da mão-de-obra e a promoção dos potenciais econômicos de Lagoa Grande com destaque para os da área de sequeiro e da região que fica em torno do Açude, que conta com mais de 120 milhões de metros cúbicos de água.

Na ocasião será realizada também a 10ª Feira do Tomate, onde empresários terão a oportunidade de realizar demonstrações de máquinas e equipamentos de última geração e as novas tecnologias aplicadas no campo.

A abertura da Festa do Tomate 2010 acontece na sexta-feira, às 17h, com a realização da Missa em Ação de Graças. Em seguida o evento trará uma novidade: a partilha do bolo gigante que deverá medir cerca de 15 metros; e para encerrar, às 23h, serão realizados os shows com as bandas Mulher Chorona e Chocolate do Forró.

Foto: Ascom/PMLG

15ª Festa do Tomate movimenta interior de Lagoa Grande

  1. Fábio Cardoso disse:

    Percebemos-nos que atual administração da prefeita Rose Garziera está demonstrando a sua finalidade de governo, que é cuidar das pessoas, investir nos negócios local, no turismo, na saúde, na cultura, na educação. Ficamos satisfeito em saber que teremos a 15ª Festa do Tomate, no distrito de Açude Saco e estaremos lá, pois está festa nossa prefeita tem guardado no lado esquerdo do peito, no coração. Esperamos que seja realizada em plena harmonia. Parabéns secretario de agricultura Reginaldo Alencar e equipe.

    E com muita fé em Deus vai da tudo certo.

    Fábio Cardoso.

  2. Nolasco disse:

    A finalidade de governo e cuidar da pessoas naquilo que elas mais necessita que é a saúde, educação e assistencialismo social, como uma boa baiana ela está transformando Lagoa Grande em numa cidade baiana porque gasta os recursos públicos só com festa, festa essa que devia ser bancada pelo produtores de tomate os recurso investidos no evento deviam ser utilizado para recuperar a estrada de acesso ao Açude Saco.

    Para o secretario está tudo as mil maravilha uma vez que ele monta sua barraca no evento e vai vender sua cervejinha lá ou seja usa o caminhão da prefeitura para fins particular.

    Quer levar seus frezer uso seus próprios recursos e veículo o carro da prefeitura é para fins público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários