Secretário Ranilson Ramos aposta em potencial vitivínicola do Vale

por Carlos Britto // 03 de maio de 2011 às 11:39

Representante do Governo de Pernambuco na Feira Nacional do Vinho (Fenavinho), que acontecerá até domingo (08) em Bento Gonçalves (RS), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, demonstrou otimismo com o potencial do Vale do São Francisco no setor. Segundo Ranilson, o Vale tem potencial para irrigar 300 mil hectares. “Apenas um terço dessa área está sendo aproveitada e o Brasil ainda está aprendendo a consumir vinho prospectando um mercado que tende a crescer especialmente aqui no Vale”, apostou.

O secretário destacou também as peculiaridades do São Francisco para a produção de vinhos – como a de ser a única região do mundo que tem duas safras e meia de uva por ano em virtude das 3 mil horas anuais de insolação, que favorece o cultivo da fruta –, além do enoturismo.

Ranilson ressaltou ainda a estrutura logística para escoamento da produção, através do aeroporto internacional, com câmaras frias para armazenamento de frutas, e em breve a Ferrovia Transnordestina, que vai oferecer mais uma alternativa, ligando todo o setor produtivo ao Porto de Suape. Isso sem contar a transposição do Rio São Francisco. A Fenavinho é o principal evento do setor vitinícola do País. (foto/divulgação)

Secretário Ranilson Ramos aposta em potencial vitivínicola do Vale

  1. Sirley Sá disse:

    A Transposição do Rio São Francisco não é alternativa para escoamento de vinhos. Trasnordestina sim!

  2. Sanfranciscano disse:

    Caro secretário, defenda o seu patrão, o governador, ou o presidente Lula, mas não venha citar a transposição como obra importante para fortalecer o vitivinicultura no São Francisco. Sabemos que essa famigerada obra só vai prejudicar tanto o Velho Chico como a economia da região. Quero ver quando outros estados tiverem produzindo uvas, mangas, vinhos com a nossa água, causando fechamento de empresas aqui na região, se o secretário, o governo e o presidente vão continuar defendendo essa obra faraônica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários