Durante toda a semana o município de Cabrobó (PE), no sertão do estado, promoveu uma vasta programação em homenagem ao Dia do Índio, que será comemorado nesta terça-feira (19).
As atividades mobilizaram os Trukás, principal povo indígena do sertão sanfranciscano, e incluíram desde a realização de um cabo de guerra com o grupo Arco e Flecha infantil, passando por um campeonato de futebol de campo realizado na Aldeia Caatinga Grande, uma maratona na Ilha de Assunção e um torneio de futsal, no ginásio de esportes Araujão.
Um dos momentos mais marcantes foi a tradicional dança do Toré, realizada ontem (16) na Aldeia Caatinga Grande. Segundo o secretário de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Cabrobó, Francisco Ferreira da Silva, houve ainda a preocupação de estender as atividades para as escolas indígenas, da rede estadual de ensino. “levamos apresentações culturais, artesanato, peças de teatro, palestras e oficinas sobre o tema”, informou.
Dando continuidade à programação, nesta segunda-feira (18) acontecerá o famoso Pega do Cari, às 8h. Em seguida, mais atividades esportivas movimentam os indígenas com natação feminina (às 9h), canoagem feminina (às 10h), Arco e Flecha para adultos (11h), além de natação e canoagem masculina (às 15h e 16h, respectivamente).
Na terça (19), Dia do Índio, as homenagens serão encerradas com uma exposição de artesanato e comidas típicas, além de apresentações culturais. O evento acontece no Ginásio de Esportes Araujão, das 8h às 17h. “É uma da prioridades do prefeito Eudes Caldas manter viva a tradição do nosso povo”, argumenta o secretário, que também é indígena.




Francisco,quem não se lembra desseas indios quando tomrama a ilha de assunção,maior produtora de arroz,feijão ,e cebola?hoje não produz nada,quem não se lembra que indios,pegegaram gado e jogaram dentro da cidade,desmorlizando esse `Prefeito?quem não se lembra que eles colocaram um portão na entrada da ilha para impedir a entrada dos brancos na seu territorio?Prefeito,o povo está lembrado