“Procura pelo Teste da Orelhinha tem aumentado”, diz coordenadora do Centro Auditivo de Petrolina

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2010 às 09:31

DSC07156

Depois que foi sancionada a Lei Federal nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que institui a obrigatoriedade do Teste da Orelhinha nas maternidades públicas de todo o país, a fonoaudióloga e coordenadora do Centro Auditivo de Petrolina, Jaidenysse Melo, afirmou que a procura pelo exame tem aumentado. “Anteriormente fazíamos o teste apenas as sextas-feiras. Hoje ampliamos o atendimento e só temos vagas para fevereiro de 2011”, comentou no programa Carlos Britto no Ar de quarta-feira (22).

Desde 2006, quando foi inaugurado o Centro Auditivo de Petrolina, que são realizados os Testes da Orelhinha. De acordo com Jaidenysse Melo o exame é essencial para descobrir se a criança tem perda auditiva. “É preciso que o teste seja realizado até os seis meses. O exame não fura a orelha e é realizado com uma sonda de silicone inserida no ouvido da criança, onde são emitidos sons. O teste dura cerca de 15 minutos e as crianças que tenham mais de seis meses também podem realizá-lo”, informou.

Para realizar o teste da orelhinha é necessário que a mãe da criança marque um horário no Centro Auditivo pelo telefone 3863-3129. De acordo com Jaidenysse o diagnóstico é entregue na hora e mãe precisa retornar ao pediatra com o exame.

A fonoaudióloga ainda ressaltou que a quantidade de pessoas com deficiência auditiva é grande. “Temos mais de 2 mil pessoas cadastradas no Centro Auditivo e deste total, 85% têm perda auditiva”, destacou.

No Centro Auditivo de Petrolina também é realizado o curso de Libras, em que a linguagem dos surdos é trazida para a comunidade. Segundo a coordenadora da instituição uma nova turma está prevista para iniciar em outubro. “O curso é realizado duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino”.

O Centro Auditivo de Petrolina é localizado na Rua Tobias Barreto, 240, Centro.

“Procura pelo Teste da Orelhinha tem aumentado”, diz coordenadora do Centro Auditivo de Petrolina

  1. Agradecimento disse:

    Agradeço primeiramente a DEUS e ao secretário de Acessibilidade Marcos Conceição,

    Se hoje eu tenho conhecimento sobre o que é centro auditivo e o seu trabalho na nossa cidade devo agradecer primeiramente ao secretário de acessibilidade Marcos Conceição. Se hoje há esse brilhante trabalho de inclusão e curso de LIBRAS e entre outros se deve ao trabalho de Marcos. Graças a ele hoje eu posso ter uma boa comunicação com minha filha que é surda.

  2. Deficiente Fisico disse:

    Antes não eramos reconhecido e agora graças a Marcos estamos incluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários