O engenheiro agrônomo da Codevasf e presidente do Consea Orgânico, Osnan Ferreira, comentou ao programa Conexão Verdade, pela rádio A Voz do São Francisco/Emissora Rural, as novas possibilidades de produção de frutas e hortaliças orgânicas no Vale do São Francisco, e falou sobre a importância da conscientização dos consumidores acerca do consumo de frutas orgânicas.
Segundo Osnan, o maior problema dos agrotóxicos, é que os produtores utilizam de forma errada esse tipo de produto. “O problema maior dos agrotóxicos é que os produtores utilizam de forma excessiva, é preciso que eles tenham consciência e reduzam a quantidade principalmente nas frutas”, afirmou a engenheiro. Além disso o engenheiro afirmou que o importante para a população é que ela tenha a possibilidade de escolher se quer consumir produtos orgânicos ou não.
Osnan informou ainda, que uma recente pesquisa da Anvisa identificou os cinco produtos onde se encontra a maior quantidade de agrotóxicos, em primeiro lugar está o pimentão, seguido pelo morango, uva, cenoura e alface.
Em Petrolina começou a funcionar no último domingo (04) a 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças – Orgânica do Vale, na feira livre da Areia Branca, um espaço onde os agricultores da região poderão vender a produção de frutas e hortaliças orgânicas. Segundo Osnan, o Governo de Pernambuco pretende apoiar o projeto e levar feiras orgânicas a outras cidades do estado.



Parabeizo a todos que se empenham por trazer melhor qualidade de vida ao nosso povo com a produção de frutas e verduras orgânicas e pelo importante trabalho de conscientização. Obrigado!