“Me recuso a assinar documento ilegal”, declara a presidente do Conselho de Saúde de Petrolina

por Carlos Britto // 26 de dezembro de 2011 às 17:34

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS), Luciana Mendes, voltou a denunciar as dificuldades que os profissionais da área vêm enfrentando no município. Um dos pontos críticos, segundo ela, é a imposição do prefeito Júlio Lóssio, que obriga a classe a se especializar, fato que contraria a integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito quer impor uma mudança no modelo de assistência da enfermagem, como se isto solucionasse o problema da saúde no município”, desabafou Luciana, durante entrevista ao programa Conexão Verdade (A Voz do São Francisco/Emissora Rural).

O diálogo nem sempre é possível. De acordo com Luciana há três anos o CMS vem tentando um canal com o prefeito Julio Lossio. A última vez que ele esteve no conselho foi em 2009, para informar a devolução do Hospital Dom Malam ao Estado. Com os enfermeiros também não é diferente. Só conseguiram uma reunião há 1 mês depois muita insistência.

Depois que tentei várias vezes uma conversa e não tive êxito, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros veio de Recife, ficou na sala de espera e ainda teve que retornar na semana seguinte”, declara Luciana. Ela ainda acrescenta: “E só conseguimos esta abertura, porque fomos para a inauguração da AME com roupas pretas em forma de protesto”, completa.

Outro ponto crítico foi a solicitação de Lucia Giesta, secretária de Saúde do município, às enfermeiras que trabalham na AME. Segundo Luciana, a secretária pediu que as enfermeiras assinassem todos os relatórios, o que é considerado ilegal. “Uma enfermeira não pode assinar o relatório de produção de outra enfermeira. Me recuso a assinar documento ilegal ou emitir informações falsas ao Ministério da Saúde”, comenta Luciana.

Sobre este assunto,  o prefeito disse que o relatório produzido por um enfermeiro não pode ser assinado por outro. “Ninguém vai assinar documento produzido por outra pessoa, isso é crime”, declarou Lossio.

Cumprindo as funções do órgão que representa, Luciana Mendes enviou um ofício ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, no qual constava uma lista das deliberações do CMS que não foram cumpridas pelo município. A Secretaria de Saúde reagiu, solicitando a demissão de Luciana.

Travamos uma luta diária para dar um tratamento correto, seja clínico ou ético. A prova dessa luta foi a solicitação de minha demissão, pela secretária de saúde, depois que enviei os documentos ao Ministério público e ao Tribunal de Contas do Estado” afirma Luciana.

A gestão de Luciana se encerra em abril de 2012 e, enquanto está no cargo, continuará lutando por melhorias na qualidade da saúde pública. Questionada sobre denúncias feitas ao Blog contra o Hospital de Urgências e Traumas (HUT), ela declarou que uma das bandeiras levantadas pelo CMS é a responsabilidade sanitária dos gestores dos hospitais.

 “Além dos médicos e enfermeiros, os gestores têm que se responsabilizar pela omissão dos profissionais de saúde e pela vida dos pacientes. Eles devem lidar com os números e com a vida das pessoas também. A filha de D. Maristela (líder comunitária), por exemplo, morreu e a responsabilidade é de ninguém. Vamos continuar lutando pela saúde da população”, promete Luciana.

“Me recuso a assinar documento ilegal”, declara a presidente do Conselho de Saúde de Petrolina

  1. Andreia disse:

    Parabens Luciana pela sua coragem. Coragem que muitos colegas seus nao tiveram. Somente atraves de atitudes assim é que a situaçao na saude poderá melhorar um dia. O que o prefeito esta fazendo é ilegal e vai contra todos os principios do SUS, se é que ele sabe pelo menos que existem esses principios. Ele quer demonstrar numeros para o Ministerio da Saude, e numeros falsos, quando o que a populaçao necessita é de qualidade na prestaçao de serviço. Ja nao bastam as propagandas falsas veiculadas na televisao. Todo petrolinense sabe que o HUT é um descaso, um verdadeiro matadouro. Espero que o Ministerio Publico tome as devidas providencias.

  2. Andréa Semari Formiga Duarte disse:

    Sinto-me honrada em ser representa pela colega Luciana. Há muito sofremos sem apoio e sem respeito.Aprendemos a valorizar o SUS e dentro desse sistema a ESF. Vendo a família como foco principal do nosso trabalho. Sendo o vinculo da equipe com a família o ponto chave para o sucesso dessa estratégia. Por isso nos opomos a tudo que quebre essa filosofia. Parabéns Luciana

    1. Luciana Mendes disse:

      Obrigada por todas as manifestações de apoio. somente tenho algumas considerações a respeito da redação da matéria: quem veio de Recife foi a presidente do Sindicato dos Enfermeiros e não do Conselho Estadual de Saúde. E o prefeito foi a uma reunião com os enfermeiros – e não no conselho de saúde. A última vez que ele esteve no conselho de saúde foi em 2009 para informar da devolução do HDM ao estado.
      Obrigada pelo espaço. Juntos construiremos uma cidade onde a democracia seja de fato respeitada.
      Abraços. Luciana

  3. Luciana Mendes disse:

    Equipe do blog: mais um ponto que citei na entrevista: após a veiculação na imprensa, na reunião com os enfermeiros o prefeito disse: “Ninguém vai assinar documento produzido por outra pessoa, isso é crime”. É importante citar isso tbm. Mais uma vez, obrigada.

  4. Thamires Alves disse:

    Não fosse a aproximação da campanha para Prefeito, até poderia-se levar a sério, agora uma coisa há que se admitir, a muito a saúde e educação em Petrolina, deixaram de ser bandeiras, para serem flamulas partidarias, depois neguinho vai para os meios dizer que não tem nenhuma ligação com politico. Sem falar que alguns politicos de mandato, daqui e de Municípios vizinhos usaram os hospitais, principalmente o Dom Malan quando era Municipal para se elegerem.

    1. sonhador disse:

      Você mora em Petrolina? qual é seu bairro? vai no posto de saúde? estuda em escola pública? caso não esteja enquadrada nestas perguntas, vai no joão de deus, padro Raimundo, Henrique leite, carneiro,serrote do urubu, São Gonçalo, cristalia, ponta de pedra… se liga menina saúde e educação tá é longe de alcançar uma nota 5 em petolina.

      1. sonhador disse:

        Petrolina

  5. Gabriel Ramon disse:

    Essa daí, tá fácil resolver, é só oferecer um cargo que ela se cala, ou se calaria se administração atual tivesse o perfíl de empregar gatos, cachorros e papagaios, como um que empregou quase que a FEAMUPE toda, sem falar num secretaria de saúde famosa em Juazeiro.

    1. Maria disse:

      Se o seu pensamento é esse, é porque você é corruptível e acha que todos são corruptíveis.

    2. sonhador disse:

      quem foi que empregou toda Feamupe? pode falar. Meu caro se você tem esse pensamento ta jogando no time do prefeito? Sera que as pessoas não pode mas se expressar? você queria que ela aceitasse essas banalidades que esta ocorrendo nesta gestão? quer dizer que a saúde ta boa? beleza vai na ame, no trauma, nos postos de saúde dos bairro e leva um papel e pede a opinião das pessoas que busca um atendimento. Depois tire a sua conclusão sobre esta senhora que busca melhoria para a nossa saúde.

  6. É BRINCADEIRA!!! disse:

    VALEI-ME NOSSA SENHORA!!! O DOTÔ SURTÔ.

    É comum ouvirmos dizer que “O PODER CORROMPE O HOMEM”.
    Ao que parece, além de corromper, CEGA.
    E cega até oftalmologistas.
    Enebriado pelas grandes “oportunidades” que o poder lhe proporciona, mal assessorado e agindo em nome das oligarquias políticas, o homem das “pessoas em primeiro lugar” perdeu a visão e ficou sem enxergar o chão onde pisa e aposta na ignorância alheia.
    Esperemos que a população de Petrolina não seja atingida pela cegueira generalizada e aperte o botão certo na hora do voto.
    Que bom seria se houvessem mais pessoas com a coragem e a firmeza da LUCIANA.

  7. Lamentavel. Justifcativa! disse:

    E lamentavel. tudo e prol da politica, talvez a Enfermeira em tese sair como Vereadora, Jovem inteligente. essa politica ja é conhecida, no final do segundo a mesma apresenta-se com vitima, as legações feita não justifica a função por ela desenvolvida(Enfermeira e Presidente do Comus), a mesma estar com Presidente do Comus e a 3 anos faz parte do mesmo, exerce sua função AME Vila Eduardo. Os outros comentarios deve ser de outras Enfermeiras. enfim fale do salario Ana Nery se e compativel com a função. na opnião são bem pagas. Enfermeira em tese deveria trabalha a inves de fica justificando persiguição e apresenta resultado a comunidade petrolinense, No Comus ha varias denuncia de mau atendimento de algumas Enfermeira (SIC)com os usuarios do SUS, isso ela não mostrar, mais expor paciente e normal e que deveria ter uma ação do municipio sobre essa fala. a mesma cita: medicos e enfermeira que somente trabalha. mentira. na saúde todos trabalham não somente os intelectuais. Tecnicos de Enfermagem, Asg e Motoristas esses são discrimnados mais estão lutando e sobrevivendo com salario de $ 545,00 pago em dia pelo o executivo municipal.

    1. Freire disse:

      Aprende a escrever português corretamente antes de sair criticando a tudo e a todos sem coesão nem coerência. Assim fica difícil entender o que você está dizendo!

    2. sonhador disse:

      com certeza você conhece bem luciana, fala a verdade você deve ter é inveja dela porque busca o melhor para todos, e com certeza o motorista ganha bem mais de R$ 545,00, agora faça o mesmo que ela, vai estudar. passe em um concurso, para trabalhar e ganhar o que você merece. Que Deus ilumine a sua vida. FELIZ ANO NOVO E SE RENOVE COM SEUS PENSAMENTOS.

  8. Olga B. disse:

    Que interessante a forma de governo daquele que não se pode dizer o nome. O que não esta proibido é obrigado.

  9. José Jilvandro disse:

    Enfa. Luciana
    A saúde pública em Petrolina como em várias cidades circunvizinhas necessita de gestores compometidos,honestos,éticos e sobretudo capazes de sairem dos seus gabinetes e dialogarem com os servidores.
    Um prefeito que não recebe e não ouve um presidente do Conselho Mul. de Saúde ou seus menbros,representantes da sociedade civil organizada no mínimo é um ditador.
    E quando a gestora da pasta da saúde,secretária de saúde,está acima dos mortais,deveria ir para a Academia Brasileira de Letras,lá tem todo tipo de IMORTAL.
    Sei que a justiça tarda mas,não falha.
    Acredito que o Ministério Público tomará a decisão e dará resposta as
    questões encaminadas.
    Desejo a você sucesso juntamente com todos os membros do Conselho e aceite o meu muito obrigado.
    A caragem e a determinação são essencias ao profissional da saúde.
    A vida.

  10. Fafá disse:

    Luciana, vc está honrando a sua classe. Parabéns pela coragem e determinação. Você está prestando um grande serviço á Petrolina, expondo a arbitrariedade, abuso de poder e falta de compromisso dos gestores públicos desse município com a sociedade. E, parabéns a José Jilvandro pelo texto exposto acima.

  11. maria disse:

    Não estou contra o que a enfermeira Luciana esta a comentar mais verdade seja dita independente de prefeito e de gestão quando em Petrolina não tinha esses enfermeiros concursados a postura deles eram diferente na ESF. Hoje eles ganham um bom salario R$ 3200,00 para não cumprirem suas metas, sem fazer visita domiciliar e deixando a comunidade na mão.
    Basta fazer uma pesquisa por que se tentem mehorar o processo é moroso pois eles querem vida boa. Finjir que trabalham e estudar pra outros concurso. Fui fazer uma pesquisa no postinho e a enfermeira tava la lendo revista da avon e outra sme querer passar sonda no paciente. PODE!

  12. mariana disse:

    o prefeito agora além das asneiras que tem feito (ablhd),ELE esta mudando a cara dos PSF ou ESF ,no jose e maria os quatro enfermeiros,pois la são quatro PSF ,cada um vai acompalhar um grupo específico ,ex;um enfermeiro atenderá todos pré natais e puericulturas do bairro,outro enfermeiro atenderá hiperdia saude do homem e idoso,um terceiro enfermeiro ficará com saude da mulher.adolescente,plan familiar e o quarto com acolhimento hans,tb e urgencia,
    simplismento o prefeito ablhd mudou a cara do PSF que tem uma portaria federal,que diz que cada enfermeiro tem que acompanhar suas familias e todos seus grupos e não grupos de outras equipes e assim vai, é cada uma que esse lócio ta inventando que vai sobrar para muuuuuuuita gente vale a pena esperar para passar na cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários