“Cópia” do Central Park de Nova York vai chegar a Petrolina

15

Petrolina está prestes a ganhar um parque de dimensões grandiosas que já foi apelidado de “Pequeno Central Park”, em alusão ao famoso parque novaiorquino. As obras do Parque da Integração foram iniciadas na semana passada no município. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, o petrolinense César Barros, a área ocupará nada menos de 150 hectares (o Central Park, nos Estados Unidos, tem pouco mais de 300 hectares) e se fundirá com trechos da própria cidade. Por isso o nome integração, porque o espaço de lazer vai interligar o centro ao subúrbio de Petrolina.

A construção terá oito etapas. A primeira, que já começou, está orçada em R$ 1 milhão, com recursos próprios da prefeitura da cidade. No projeto inicial, está prevista a construção de uma motovia (já que o uso de motos é uma realidade no interior do estado), ciclovias, pista de cooper, miniplaygrounds, áreas de recreação, pontos de leitura, áreas de ginástica e quadras poliesportivas. Em cada etapa, serão construídas quatro quadras.

Também está prevista a construção de uma orla com banquinhos para contemplação do Rio São Francisco, uma espécie de calçadão como o que existe na Praia de Boa Viagem, no Recife. A área deve ser considerada a mais nobre da nova construção. As lagoas e riachos que cortam Petrolina servirão como espaço para a prática de esportes aquáticos e também vão possibilitar uma irrigação eficiente nos domínios do parque.

O projeto não esqueceu os amantes de esportes radicais do interior, que terão uma pista de skate e de patins. Segundo informações do Diário de Pernambuco, uma linha de ônibus especial deve se encarregar de levar e trazer os visitantes do ponto central do parque à periferia.

Pela primeira vez na região, um parque público contará com uma ambientação ornada por plantas locais como xique-xique, mandacaru, ipê e aroeira. O arquiteto estima que sejam plantadas mais de 1 milhão de mudas para garantir a arborização do local e amenizar as altas temperaturas na capital do Sertão, cujo clima é Semi-árido (quente e com pouca umidade). Devem circular pela área do parque animais nativos como saguis e bichos-preguiça.

Foto ilustrativa

15 COMENTÁRIOS

  1. Um mega projeto. Será integrado ao Metrô e ao Shopping de Juazeiro.
    A sombra que o xique-xique, mandacaru, e “belas” plantas nativas, famosas por darem sombra e encosto em abundancia completou a viagem maionesica.
    Um dos meus sonhos é ler um livro na sombra de um mandacaru!

  2. Conheci o projeto, é espetacular. Inclusive é o que eu sempre falava pros meus amigos que Petrolina podia ser cercada por árvores, águas e animais. Tá de parabéns o Prefeito Júlio Lóssio. Até que enfim um administrador de verdade. O anteriores pensavam pequeno e os projetos eram acanhados, provincianos.

    Isso tudo faz com que eu e nossa família, que não tem cargos na prefeitura, nem temos partido, votemos pela reeleição do prefeito em 2012.

    Os projetos e as atitudes da prefeitura tão aí. Só Júlio Lóssio teve coragem de disciplinar a cidade no caso da retirada de poste, placas e outras coisas que dificultava a mobilidade e causavam poluição visual. A cidade ficou mais linda do que já era.

    E agora com essa obra grandiosa e diferencial, vai deixar marca em Petrolina.

    Parabéns!

  3. Uma das melhores notícias dos últimos tempos para a cidade!!!

    Até que enfim, alguém percebeu que a Orla de Petrolina precisava de uma transformação e de um aproveitamento melhor daquele espaço maravilhoso. E ainda vai incentivar práticas saudáveis, aumentando a qualidade de vida do seu povo e contribuindo com mais um espaço aberto urbano e o melhor, em contato com a natureza!

    SEM PALAVRAS!!!

    Parabéns ao prefeito Júlio Lóssio, parabéns aos Petrolinenses nativos e de coração.

    É assim que se faz um bom governo, gastando o dinheiro público com responsabilidade e compromisso e não realizando grandes festas públicas caríssimas pra prefeitura, promovendo lucro apenas para alguns e na verdade, só promovendo consumo de bebida alcóolica e consequentemente, aumentando a violência na cidade e no trânsito.

    É assim que tem que ser, investimento na qualidade de vida do cidadão petrolinense e não em grandes festas de forró!!!

    Cada dia que passa aumenta meu orgulho em viver nesta terra EXCEPCIONAL!!!

  4. Quer dizer então que quem mandou retirar aqueles Pontos de “espera” dos ônibus – os quais faziam sombra – foi a Prefeitura??
    Que maldade, heim! Deixar as pessoas no Sol quente enquanto esperam o transporte… aiai. Aquele perto da CCAA já era!

  5. Bem utopico este projeto, qualidade projetual eu sei que tem, Cesar Barros é um excelente arquiteto urbanista, só não sei como vão arrumar dinheiro. Deus que abra os caminhos deste grandioso projeto.

  6. Orla, orla, centro, centro… enquanto isso a periferia… aiaiai Pensei que ele fosse cuidar mais das pessoas pobres com aitudes porque palavras não trazem bem estar a ninguém. A saúde está entregue às baratas; as ruas sem pavimentação, intransitáveis; as praças sem manutenção; iluminação pública, só para correligionários; etc… Até agora não ví para que Dr Júlio foi ser prefeito de nossa cidade.

  7. Edna… essa sua crítica não cola. Espero que a obra saia do papel. Areia Branca é o meu bairro… a Orla é de todos os petrolinenses.

  8. O projeto é muito bom,mas utópico ao extremo;e esses comentários são um absurdo!Eu votei no Dr Júlio Lóssio e me arrependo até hje,porque simplesmente ele não está fazendo nada na nossa cidade.A saúde pública em Petrolina está um caos,ruas esburacadas,esgotos a céu aberto….
    E que reeleição do prefeito em 2012?estão malucos?aqui na cidade ele não ganha mais nem como vereador de tão ruim que esta sendo para Petrolina,e ainda fica esse bando de babões defendendo ele,por certo estão ganhando dinheiro dele para falar um absurdo desses.Segundo Josiane nada de investir em grandes festas de forró,será que você não para para pensar que festas grandiosas além de proporcionar diversão,gera renda temporária para ambulantes e aumenta o turismo?Sou a favor de mais festas em nossa cidade,pois a população merece se distrair um pouco,porque aqui não temos tantos lugares para irmos em um final de semana curtir com os amigos;já esta tudo saturado só ficamos na transição areia branca e orla,já chega!!!!Antes disso tudo esse tão “competente” prefeito deve arrumar a saúde pública onde sua campanha foi feita toda dizendo que iria melhorar em 100% e cadê isso?!

  9. Pessoal, se vcs nao viram lá no senai esse projeto, não critiquem. O Parque da Integração pega desde a foz do Rio das Porteiras (aquele que deságua no distrito industrial) passando por bairros periféricos, lagoa Manoel do Arroz, univasf, shopping, é grandioso); inclui ciclovia, motovia, e tudo mais. Procurem conhecer o projeto antes de criticarem!

  10. Boa obra, ótimos incentivos, mas que sejam duradouros!

    Parabéns pela iniciativa

    Espero que o mesmo tipo de ação seja feito por outros cantos da cidade: periferia, zona rural e interior.

  11. se a prefeitura mal consegue cuidar do “enorme”, parque municipal que tinha em seu projeto inicial jardins projetados por burle max, imaginem construir e manter um parque com tal estrutura sonhadora e descabida.
    duvido que um dia aconteça a existencia deste parque.
    estão pensando que somos idiotas.
    prefeito, prefeito, acorda! já chegou sua hora, de ir trabalhar.

  12. até que enfim teremos o Prefeito Julio assumindo a Prefeitura? Ou será mais um de seus devaneios, meu Deus! As obras estao paralizadas por faltas de verbas, servidores mostram nos meios de comunicação que estão com salarios abaixo do piso nacional, os reclamos não param, peço que os assessores saiam de seus gabinetes e andem pela cidade e agora esse homem ainda faz uma promessa dessa, tenham santa paciencia, não vejo a hora de votar no candidato da oposição seja ele quem for.

  13. Como gostam de iludir a população de Petrolina: é VLT, é Petrolina PARK SHOPPING, é Petrolina Shopping, é fábrica de motos, é parque aquático e turístico, é complexo de venda de jeans, é orla 3, é duplicação da cardoso de sá, é centro administrativo, é faculdade de odontologia, é UPA24 horas, é curso de Medicina na FACAPE, é melhoria no sistema de saúde, é construção de creches com recursos federais, é nova rodoviária ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ TUDO CONTO DE FADAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

3 × 3 =