“Superbebê” que nasceu em Floresta tem cardiopatia e deverá fazer dieta

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2014 às 12:42

20140919090649175525iPermanece internado em observação no Hospital Barão de Lucena, no Recife, o bebê que nasceu em Floresta, no Sertão de Pernambuco com 7,650 kg e 58 centímetros, peso de um bebê de seis meses e o tamanho de uma criança de dois meses. Os médicos descobriram que Moacir Mateus Calaça Neto tem uma cardiopatia que consiste no crescimento do músculo do coração, causada pela diabetes que a mãe desenvolveu durante a gestação. Depois de receber alta, o bebê deverá ser orientado a continuar a dieta de amamentação exclusiva, sendo proibida a adição de cereais na alimentação.

A mãe, a agricultora Hosana da Silva, de 24 anos, tem 1,67 metros e pesa cerca de 80 kg. “Os médicos disseram a gente que pode ter sido diabetes gestacional, mas ela fez exames, que só acusavam pré-diabetes”, pontuou o pai, Marcionílio Calaça. Bebês que nascem com mais de 4kg têm macrossomia fetal. “Muitas vezes, na área rural, as mulheres não têm acesso aos exames necessários. Para detectar a diabetes na grávida, por exemplo, o teste específico é feito com 28 semanas”, explicou a professora assistente de ginecologia e obstetrícia da UPE Jeanine Trindade. Segundo ela, o excesso de glicose no sangue da mulher passa para o sangue do bebê e ele começa a engordar no tronco e no abdômen.

A mãe tinha investido cerca de R$ 1,6 mil na compra de roupas, fraldas e móveis. De tudo, só sobrou praticamente o berço e os móveis do quarto.  Profissionais da maternidade onde o bebê nasceu fizeram uma doação de fraldas, mas Moacir usa uma média de quatro por dia. (fonte/foto:Diário de PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários