MPF aciona Prefeitura de Juazeiro por despejo de esgoto no Rio São Francisco

por Carlos Britto // 17 de abril de 2012 às 16:15

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina ajuizou ação civil pública contra o município de Juazeiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) e contra o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), pelo despejo de cerca de 45% do esgoto da cidade diretamente no rio São Francisco, sem qualquer tratamento prévio. O caso está sob a responsabilidade do procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior.

Embora o município tenha celebrado diversos convênios com instituições federais e, por consequência, tenha recebido vultuosas verbas, o despejo do esgoto ainda está ocorrendo de maneira inadequada, com o lançamento de percentual elevado de resíduos não tratados no rio São Francisco. Em 2007, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar a ocorrência de danos ambientais provenientes do lançamento dos efluentes no rio pelo SAEE, sem o devido tratamento, em desobediência às condições, padrões e exigências estabelecidas por lei.

Além do despejo, também foi observado que as estações de tratamento de esgoto e de água não dispõem do devido licenciamento ambiental para funcionar, o que impossibilita a aferição adequada dos eventuais riscos e danos provenientes das atividades.

A situação foi constatada por vistorias realizadas por órgãos como o Ibama, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e por visitas do programa Fiscalização Preventiva Integrada − que reúne órgãos ambientais federais e estaduais, além de polícias e os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

Na ação civil pública, o Ministério Público Federal pede, entre outros requerimentos, que a Justiça Federal obrigue o município de Juazeiro e o SAEE a realizarem manutenção adequada do sistema de esgoto, mediante projeto a ser apresentado em juízo, e a providenciarem a licença ambiental de operação do sistema, que deve ser requerida com prioridade ao Inema, autarquia estadual responsável pelos programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

O MPF ainda pede que o município de Juazeiro e o SAEE sejam condenados à reparação financeira relativa aos danos causados à população, em valor fixado pela Justiça.

Liminarmente, foi pedido à prefeitura, segundo assessoria de comunicação do MPF,  o traçado das redes coletoras de esgoto, além da indicação das áreas da cidade não contempladas pela rede de esgotamento sanitário.

MPF aciona Prefeitura de Juazeiro por despejo de esgoto no Rio São Francisco

  1. marcos andre disse:

    Muito bom, é bom quen seja multado não o municipio, mas sim o gestor, e que ele pague do prórpiop bolso, só assim saberá fazer as coisas certas.
    Todavia, por que não multa Petrolina, que é muito pior que Juazeiro?
    Já que quer fazer a coisa certa, MPF começe de sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários