Inclusão social em escolas de Pernambuco ainda é um desafio

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2011 às 17:00

Um dos maiores desafios das escolas nos dia de hoje é a inclusão social. Muitas unidades de ensino se preocupam em oferecer material de qualidade, mas pecam no combate a exclusão das crianças portadoras de deficiência em escolas comuns. O assunto tem gerado várias discussões. A pedagoga Teresinha Cysneiros defende que a direção pedagógica de cada escola precisa fazer um planejamento que contemple todos os alunos.

“Deixar o aluno na escola não é suficiente, é preciso que a família acompanhe o processo de aprendizagem dos filhos”, destaca.

Já o diretor do Sindicado das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe-PE), Arnaldo Mendonça, afirma que na hora de matricular os filhos, os pais devem procurar saber com antecedência se o colégio tem condições para receber a criança para não ter problemas depois. “A educação é um direito inalienável e eu acho que os alunos, principalmente as escolas públicas, deveriam dar esse suporte”, opina.

Muitos pais reclamam que não há preparo de professores e estrutura na rede pública de ensino para receber todos esses novos alunos. É o caso do filho de Edna Batista, Carlos, que está perdendo a visão e usa um computador falante para estudar. “Eu e o pai de Carlos procuramos tratamento psicológico para o nosso filho. É difícil encontrar uma escola que dê apoio a uma criança com deficiência. Nós temos que matar um leão por dia”, lamenta a mãe. (Do G1-PE)

Inclusão social em escolas de Pernambuco ainda é um desafio

  1. gilmar de amorim bastos disse:

    infelizmente o preconceito com os portadores de deficiençia ainda existe apesar de muitas vezes o deficiente mostrar sua capacidade mas a socidade continua nos discriminando digo isso porque tambem sou deficiciente mas apesar das dificuldades conseguir estudar ate a quinta serie e depois de muitos anos voltei estudar e aca bei concluindo o ensino medio mas acho que os professores tem que saber como lidar com pessoas deficientes se faz necessario pessoas preparadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários