Visibilidade Trans: Juazeiro faz plantão de atendimento para retificação de nome e gênero

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2023 às 10:10

Foto: Ascom PMJ/SEDES divulgação

Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) da prefeitura, por meio da Diretoria de Diversidade, está realizando, dentro da programação do Mês da Visibilidade Trans, um plantão de atendimento para a população transexual, travesti e transgênero. A ideia é reunir os documentos necessários para retificação dos nomes e gêneros e realizar a mudança do nome no registro dos contemplados.

O plantão acontece até a próxima terça-feira (31), das 8h às 14h, na sede da Superintendência de Políticas Sociais, localizada à Avenida Carmela Dutra (Orla I), vizinha ao prédio da SEDES. Os interessados devem comparecer com a seguinte documentação: certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

A Diretoria de Diversidade oferta o suporte jurídico-administrativo para a retificação do nome social, com a orientação acerca dos documentos necessários para o processo de retificação, com a emissão das certidões e intermediação junto aos cartórios e demais órgãos. Ao todo, já foram realizadas 86 retificações e 13 encontram-se em andamento.

A SEDES reitera que este direito é garantido pelo Judiciário brasileiro. A retificação de nome social é um recurso fundamental de garantia da cidadania da população transexual/travesti por reconhecer a identidade dessas pessoas, combater os constrangimentos e reafirmar o seu direito de existir. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (74) 9 8856-6365 e (87) 9 9678-4148 (ambos funcionam como WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…