Unimed VSF sedia em Juazeiro curso Neuroevolutivo

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2022 às 21:00

Foto: Reprodução

Um clima de confraternização, alegria e muitos agradecimentos marcou na última sexta-feira (5), em Juazeiro (BA), o encerramento do Curso Neuroevolutivo Bobath. Promovido pela Unimed Vale do São Francisco (VSF), em parceria com a empresa Bobath Brasil, o curso capacitou 18 profissionais das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Desenvolvido pela fisioterapeuta Berta Bobath e pelo médico Karel Bobath, nos anos 40, em Londres, para tratamento de crianças com paralisia cerebral, o conceito tem como objetivo principal modificar o tônus e inibir padrões anormais de movimento para “facilitar” (tornar possíveis) padrões funcionais mais próximos ao normal.

De acordo com o fisioterapeuta e instrutor do curso, Rodrigo Silva, a formação teve uma carga horária de 285 horas de atividades práticas e teóricas. “Começamos no mês de abril e durante a aplicação dos 4 módulos os profissionais puderam aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras“, ressaltou.

Para o terapeuta ocupacional Tássio Cunha, o curso veio dar uma nova luz à prática profissional dos participantes. “Durante 4 meses tivemos uma formação diferenciada acerca do conceito Bobath e da sua evolução com uma abordagem ampla e mundialmente utilizada na reabilitação neurológica”, pontuou.

O presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano, avaliou positivamente a capacitação. “Estamos sempre promovendo iniciativas de aprofundamento e atualização dos profissionais, visando, cada vez mais, um melhor atendimento para os nossos beneficiários.  A realização deste curso marca a evolução dos conhecimentos científicos em uma área fundamental para nossa cooperativa médica”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.