Suzana Ramos visita obras de parque solar em Juazeiro e prevê futuro promissor

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2021 às 20:08

Foto: Marcel Cordeiro/PMJ

A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, visitou o complexo solar onde acontecem as obras da Focus Energia – empresa do setor elétrico que está implantando um parque solar na cidade. Ela estava acompanhada do chefe de gabinete da prefeitura, Ciro Viana, e dos secretários Carlos Neiva (ADEAP) e Rubens Torres (Semaurb). A consolidação da Focus no município é fruto de uma parceria da atual gestão, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), atendendo ao que propõe a Lei Complementar Nº 052/2021, sancionada em 9 de julho, que institui incentivos fiscais para implantação e ampliação de empreendimentos voltados para a geração de energia renovável na região.

Segundo Suzana Ramos, contribuir com a chegada de empresas como a Focus é garantir o desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva, gerar energia limpa para o meio ambiente, sem contar as novas oportunidades de negócios e geração de empregos locais. “A nossa gestão entende a importância da preservação do meio ambiente com a energia renovável. Foi uma visita muito produtiva, pois foi possível acompanhar o andamento dos trabalhos. Fico imensamente feliz em perceber que os frutos para Juazeiro são os melhores, principalmente quando se fala em gerar emprego pra nossa gente“, afirmou.

Com esse empreendimento, assumimos o compromisso com o desenvolvimento social e bem-estar das comunidades, por meio da capacitação profissional. Foram gerados mais de dois mil empregos diretos, sendo 64% da mão de obra qualificada local e 11% feminina. As instalações foram iniciadas em abril deste ano e em maio de 2022 inicia a geração de energia. Serão 22 usinas, e a previsão é de que, entre setembro e outubro do ano que vem, todas estejam funcionando“, destacou Adriano Oliveira, diretor do projeto.

Para Carlos Neiva, titular da ADEAP, Juazeiro só tem a ganhar com as ações do grupo, seja no trato com o meio ambiente ou em relação à economia. “Uma empresa do gabarito da Focus é um ganho absurdo para a gestão Suzana Ramos e para Juazeiro e região. As atividades atendem às leis, a preocupação com o meio ambiente, o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda com a nossa mão de obra qualificada e a garantia de sustentabilidade. Enquanto secretário de uma gestão atuante como a da prefeita, me sinto honrado em ter contribuído com a consolidação da Focus em nossa Juazeiro“, frisou.

Saúde

Com a chegada da Focus, a Prefeitura de Juazeiro também assinou um protocolo de intenções com a empresa. Dessa forma estão sendo investidos R$ 4 milhões na reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A obra de readequação já começou e a unidade de saúde passará a contar com tomógrafo, raio-x digital e usina de oxigênio, onde vai ser possível produzir o oxigênio e o ar comprimido medicinal, além de outros equipamentos importantes para a manutenção da vida como respiradores, gasômetros, monitores, entre outros. A previsão de conclusão é de seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.