Secretário de Saúde de Pernambuco cumpre agenda em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2021 às 21:18

Foto: divulgação

No dia dos 126 anos de emancipação política de Petrolina, celebrados nesta terça-feira (21), o secretário estadual de Saúde, André Longo, cumpriu extensa agenda na cidade, que é a sede da 8ª Região de Saúde e referência em assistência à saúde para as cidades do Sertão do Francisco. O gestor realizou visita em dois hospitais locais, além da UPA e UPAE.

Pela manhã, Longo participou da inauguração do Bloco Cirúrgico e da UTI do Hospital Dom Tomás – referência em tratamento oncológico no Sertão do São Francisco e compõe a Rede de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em Pernambuco. “Nossa passagem pela região mostra o quanto Pernambuco avançou na regionalização e interiorização da saúde, especialmente nos atendimentos de alta complexidade. Temos toda uma estrutura local para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde sem que precisem se deslocar até a capital“, pontuou André Longo.

À tarde, Longo realizou visita aos equipamentos estaduais na cidade. O secretário passou pelo Hospital Dom Malan (HDM), unidade que atende a diversas especialidades ligadas à saúde materno-infantil, sendo centro de referência para 55 cidades no sertão de Pernambuco e Bahia. Atualmente, realiza, em média, 600 partos por mês e quase 11 mil atendimentos na urgência. O HDM, que este ano completou 9 décadas de assistência à saúde da população de Petrolina e região, já conta com uma UTI neonatal e pediátrica, UTI materna e um Banco de Leite Humano (Biama).

A visita também contemplou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Emanuel Alírio Brandão, inauguradas em 2013. A UPAE atende a mais de 15 especialidades médicas, oferecendo tratamento de qualidade aos moradores da região, enquanto a UPA integra a rede estadual de urgência e emergência do Estado.

Em oito anos de funcionamento a UPA 24h realizou 676.973 atendimentos médicos, 44.125 atendimentos odontológicos, 39.878 atendimentos pelo serviço social e 4.066.651 procedimentos. O serviço de especialidades (UPAE), por sua vez, registrou 378.375 consultas médicas, 75.697 consultas multiprofissionais, 88.711 sessões de reabilitação, 41.279 cirurgias e 973.165 exames.

Secretário de Saúde de Pernambuco cumpre agenda em Petrolina

  1. Sanfranciscano disse:

    Só faltou ele dizer quando será construído o Hospital da Mulher. Fora que faltou ele constatar que Petrolina é a única cidade de médio porte do Brasil que não tem um Hospital Regional Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *