SAAE faz alerta sobre obstrução de redes de esgoto

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2021 às 13:30

Foto: SAAE

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA) identificou, nos últimos meses, um alto número de obstruções em redes coletoras de esgotos, especialmente em locais públicos, causados pelo descarte incorreto de dejetos provenientes de alimentos.

Segundo o órgão, os casos mais graves são oriundos de bares, restaurantes, lanchonetes e comércios deste segmento.  O SAAE solicita aos comerciários adquirirem uma caixa coletora de gordura, que previne entupimentos dessa natureza. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.

O SAAE de Juazeiro e a empresa Prestlimp, criada para profissionalizar em alto nível o segmento de captação de óleo de cozinha usado, têm um projeto chamado  ‘Amigos do Meio Ambiente’, em que  comerciantes e empresários da cidade (do segmento de lanchonetes, bares, restaurantes, entre outros) que já aderiram à iniciativa estão ajudando a cuidar de Juazeiro. O único trabalho dessas empresas parceiras é  descartar o óleo nos tambores deixados pela equipe da Prestlimp.

Hércules Ribeiro de Souza, gerente comercial da Prestlimp, destaca a parceria como “uma forma de preservação também ao Rio São Francisco”, pois muitas pessoas têm levado esse compromisso a sério, contribuindo com o meio ambiente. Ele explicou que o óleo coletado passa por um processo de filtragem e drenagem da água. Após esse processo, é realizada uma análise em laboratório para identificar a sua acidez, e só então é enviado para as indústrias de biodiesel.

Como ser parceiro

Para ser parceiro desta ação, o empresário deve ligar para o SAAE no número (74) 3614-9800, pedir para ser direcionado ao setor de Meio Ambiente e realizar o cadastramento.

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários