Reitor da Univasf formaliza pedido de doação do HUT

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2012 às 17:29

O Hospital de Urgência e Traumas (HUT) pode ser totalmente administrado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O reitor Julianeli Tolentino protocolou na Prefeitura de Petrolina, nesta segunda-feira (10), ofício no qual solicita ao prefeito Júlio Lóssio (PMDB) a elaboração e o encaminhamento de projeto de lei à Câmara de Vereadores para doação patrimonial do hospital à Univasf. O documento foi entregue pessoalmente pelo reitor ao chefe de gabinete da prefeitura, Joselito Luiz Ribeiro.

A iniciativa, conforme a Reitoria, visa a formalizar acerto anterior com a prefeitura para doação do HUT e viabilizar o respectivo credenciamento como hospital de ensino. Atualmente, o HUT funciona como unidade de campo de estágio para estudantes da Univasf e para os Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem em Urgência, oferecidas pela universidade.

De acordo com Julianeli Tolentino, o credenciamento do HUT como hospital de ensino vai favorecer a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população e proporcionar a melhor formação dos profissionais de saúde da região.

Comentário Meu:

Mais um sonho da atual administração de Petrolina vai se realizar. Aliás, para isso se aplica um conhecido bordão: “A fome com a vontade de comer”.

Não é de hoje que esta administração entrega equipamentos públicos pela falta de competência em geri-los. Já foi assim com o Hospital Dom Malan (HDM), quando o prefeito Júlio Lóssio disse, dias antes, que seria “covarde se livrar do HDM.” E se livrou entregando a unidade ao Estado.

Precisamos ver como ficaria a gestão ampla pela Univasf, sobre recursos federais, aporte municipal e, principalmente, como a nova gestão trabalhará com os médicos e os residentes. Claro que não vão entregar a saúde da população a estudantes, mas quanto mais claro para a comunidade, melhor.

De resto é lamentar que um dia um candidato/médico disse que seria o prefeito da saúde, despacharia dentro do hospital, que desmanchou ambulâncias, demitiu a equipe do Samu e teve que voltar atrás por ordem judicial, agora queira se livrar de mais um “problema”.

Reitor da Univasf formaliza pedido de doação do HUT

  1. Tadeu Plinio disse:

    Quem vai responder pelas contas do traumas pendentes no TCE-PE de 2009 a 2012, ate agora nenhuma foi julgada?. A Justificativa do reitor e uma fria para população, pois seremos cobaia para estudante (alguns) em formação em especial medicina. Quem vai atender a regional do são Francisco? Por que a UNIVASF não faz ser próprio HOSPITAL Escola? Reitor sua justificativa não colar em minha opinião e uma fria para população petrolinense e regional, o Senhor que economizar mais povo não pode pagar uma obrigação sua com Gestor da Universidade para com os estudante de enfermagem e medicina , que e de Construir uma Hospital Escola. Reitor chegar de pegar CARONA no trem dos outros. Deixa a gestão municipal se virar nos trintas com TRAUMAS. faz seu próprio Hospital.

    1. Médico disse:

      Comentário infeliz, pra não dizer burro e preconceituoso, de quem não sabe como as coisas realmente funcionam. Ninguém é cobaia para estudante no HUT. Os estudantes exercem suas atividades sob supervisão, a não ser para procedimentos simples como um exame clínico, que posteriormente é avaliado pelo preceptor. Sou médico formado pela UNIVASF e me enojo com a atitude de pessoas acéfalas que querem desconstruir as comprovadas benesses que a nossa instituição trouxe para a região. Questões admnistrativas que as tratem os administradores. Se você acha que é tão simples construir um hospital escola, construa o seu e seja, você sim, a sua própria cobaia.

  2. José Menino Silva Monteiro disse:

    UM SONHO A SE CONCRETIZAR

    Qual é o conceito do Hospital Dante Pazzanese da Faculdade de Medicina da USP? Qual o conceito do Hospital do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo?
    Cito apenas 02 exemplos para, não esquecendo que as melhores faculdades de Medicina do Mundo tem seus Hospitais-escola., afirmar que o HUT passando para condição de Hospital Universitário, portanto Hospital Escola, ali teremos a MEDICINA DA MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL. DA APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO ATUAL à prática voltada para o melhor para a população, teremos um Hospital onde os princípios hipocráticos serão aplicados na sua plenitude.
    O medo, o receio atual será, rápido e prontamente, superada pela satisfação de termos uma unidade hospitalar com foco na qualidade do atendimento e no atendimento de qualidade.
    VEREMOS.
    O HUT, para não esquecermos, foi totalmente construído com recursos públicos federal. A manutenção é bancada pelo SUS, recursos federais. Nosso.

    1. Tadeu Plinio disse:

      Informação: Tem contra partida municipal. o terreno(SIC) e o percentual de contra partida na construção. não é totalmente FEDERAL NÃO? e fria, se isso acontecer Petrolina precisa abrir os olhos. chega de erros médicos e de enfermagem sem punição, o povo não é cobaia não, vários escândalos que recentemente o fantástico mostrou no Rio de Janeiro sobre gestão federal e um coas total, e melhor na mão do gestor municipal. duvida: faça pesquisa no google sobre os escândalos..

  3. pedro galesi disse:

    A doação será patrimonial, isto é, prédio?, equipamentos?, camas? ou qualquer outro objeto? O dinheiro aplicado em tudo isso foi, no geral, do Ministério da Saúde. Como fica tudo isso? E o pessoal que é pago por uma fundação esquisita da prefeitura. E os passivos? O fato é que muitas perguntas tem que ser respondidas antes de fazer propaganda.

    1. Tadeu Plinio disse:

      Valeu Pedro? concordo com sua opnião!

  4. Mário disse:

    Eita prefeito BOM, esse Júlio, quando não vendo todo patrimônio de nossa querida cidade, ele dar um jeito de doar .
    Falta de compromisso com nosso povoe com nossa cidade.
    Jesus salve esta cidade????

  5. Snoop disse:

    “De resto é lamentar que um dia um candidato/médico disse que seria o prefeito da saúde, despacharia dentro do hospital, que desmanchou ambulâncias, demitiu a equipe do Samu e teve que voltar atrás por ordem judicial, agora queira se livrar de mais um “problema”.”

    Levando tudo isso em conta, será que não é melhor entregar mesmo?

  6. Dreda disse:

    O comentário acima mostra o total desconhecimento sobre o funcionamento de hospitais-escola. Além disso, usa de politicagem anti-prefeitura para atacar a transição do Hospital. Todo hospital (principalmente público) com residência funciona muito melhor do que os que não têm. Alunos e residentes forçam a constante atualização do staff, além de, via de regra, oferecerem um atendimento muito mais humanizado do que os dos próprios staffs. “Vamos ser cobaias?” Por favor, evite disseminar esse tipo de calúnia. Saiba que os dois melhores hospitais do País, Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo, também são hospitais escolas, com residência médica. Saiba também que tanto o HUT, quanto o HDM e HRJ já abrigam estudantes e residentes nas mais diversas áreas. Como médico, pude conhecer o atendimento nos três serviços, e apesar de ainda estarem longe do ideal, houve grandes avanços, principalmente na qualidade do atendimento. Ademais, o que se espera do prefeito é apenas uma formalização do que já vem acontecendo na prática, e do que foi prometido durante a campanha, inclusive por Fernandinho. Por tanto, vamos deixar a politicagem de lado e aguardar os acontecimentos, até porque esse namoro já é de longa data, e agora só acredito quando o casamento for formalizado.

  7. Bruxo disse:

    Petrolina jogado para baratas!
    Esse médico/administrador é um grande saco!
    Como se não bastasse suas firulas para se reeleger com o são joão dos milhões, agoras ganhou de “presente” esse requerimento.
    No mais Petrolina vai bem. Como se nada tivesse ocorrido em 4 anos, existindo a preocupação com a briga (por vagas nas cadeiras da câmara) entre as meninas e os meninos do legislativo que nada fazem e apenas ganham . Pura vergonha!
    Por fim, acredito que realmente o executivo e o legislativo deveriam focar unicamente em desapropriar terras para criação do novo cemitério de nome parque da …. Sai mais barato e que está lá não reclama.
    Aqui jaz a saúde! Aqui jaz Petrolina.

  8. Pedro Lino disse:

    O HUT que já não tinha estrutura e tava pra fechar as portas agora vai virar sala de experiências dos estagiários (residentes) da UNIVASF.
    Petrolina sem SAMU e sem Hospital.

    1. Maria disse:

      Sr. Pedro, antes de comentar, deveria ter lido o comentário acima em que fala dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein como hospitais-escolas e são referências. Está certo que o Hospital de Traumas passa por dificuldades, mas isso não quer dizer que vai ser sempre assim. Uma vez como Hospital-escola, gerido pela Univasf, há possibilidades de se fazer um bom trabalho na saúde e no atendimento ao povo. Porquê não?
      Agora, ninguém se esqueça que toda essa abertura para a Univasf é porque a prefeitura, Petrolina foi punida com redução de verbas da saúde por gerir mal, por não ter competência para administrar as verbas que recebera para a saúde, bem feito! Só não concordo com punição à cidade, deveriam punir era os gestores públicos como o prefeito e a secretária de saúde.

      1. alvaro disse:

        ei redução de fpm nao é punição nao, é a situação de crise em que o brasil vivie e alguns do pt querem tapar o sol com a peneira.

  9. epaminondas disse:

    a fome com a vontade de comer
    na realidade esta expressa se refere a incompetencia municipal em administrar os bens e serviços da comunidade e a vontade d univasf em crescer seu poder na sociedade sanfranciscana.
    e o burgo que o povo quer…

  10. Maria disse:

    Ninguém se esqueça que o Hospital de Traumas foi concebido para ser hospital-escola. Fernando Bezerra quando Prefeito desta cidade, na sua visão progressista já idealizou o hospital para isso. Quem acompanhou, e se lembra da gestão do Ministro Fernando Bezerra e concluído com Odacy Amorim irá confirmar essa afirmação.
    Agora, depois que o sr. Júlio Lóssio entrou na Prefeitura, desmanchou todo o projeto, esculhambou a saúde pública, o hospital passou pela situação que está agora.
    Espero que definitivamente o Hospital de Traumas passando para a Univasf cumpra com a sua função de servir a população com atendimento de qualidade e bons médicos sem compromissos políticos-partidários.

    1. Rajada disse:

      Concordo com você,pena que muitos tem memoria fraca.

  11. GILBERTO PIRES disse:

    Era para esse gestor(?) entregar a prefeitura também, mas… como diz o ditado: cada povo tem o gestor que merece!

    1. Maria disse:

      Concordo plenamente! Povo corrupto gera corrupção via eleições!

    2. maria disse:

      É verdade! concordo plenamente!

  12. Rafael disse:

    Ei parem de reclamar, é claro que petrolina ganharia mais com o HUT sendo hospital-escola, pois além de passar a ser administrado com recursos federais, os novos estudantes estão mais adeptos às novas tecnologias utilizadas pela medicina e por isso o atendimento seria melhor e mais proveitoso e aí sim poderemos ter médicos próprios daqui.

  13. Ailtom disse:

    Só prova o que todo mundo já sabe, Que Julio como prefeito é um bom médico. R I D I C U L O. prefeitinho fubuia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários