Profissionais da saúde em Juazeiro recebem capacitação sobre Varíola dos Macacos

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2022 às 09:46

Foto: Pedro Ângelo/Ascom PMJ/Sesau

Após a notificação de casos suspeitos da Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Juazeiro (BA) e da confirmação de um caso da doença em Petrolina (PE), A Secretaria de Saúde (Sesau) do município baiano realizou ontem (11) um treinamento com profissionais da rede municipal de saúde. Da capacitação participaram gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e servidores da rede especializada (Maternidade Municipal, Unidade Pediátrica e UPA), mas essa ação será estendida a toda a equipe da rede.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, as orientações abrangem todo o caráter da doença e o fluxo de atendimento no município.

A Vigilância em Saúde vem orientando as equipes e os serviços de saúde de Juazeiro, principalmente quanto ao fluxo de atendimento, no caso de pacientes suspeitos da Monkeypox e também sobre a coleta de exames, o isolamento, as condutas que devem ser tomadas com este paciente. Também estamos abordando mais detalhes dos casos clínicos com o infectologista da rede e estamos fazendo esta organização, justamente para falar com os médicos, dentistas e enfermeiros que estão na linha de frente dos serviços de saúde de Juazeiro“, destacou.

De prontidão

A enfermeira e apoiadora das unidades do distrito sanitário, Thaise Pereira dos Santos, participou do treinamento junto aos demais profissionais e destacou que neste momento é importante que toda a rede de saúde esteja pronta para possíveis casos no município.

Esse treinamento é de extrema importância para que a gente possa detectar os casos suspeitos que estão surgindo, a partir das características da doença, para que a gente possa saber também o fluxo e direcionar o paciente da maneira correta“, disse. Até o momento, Juazeiro não possui caso confirmado da doença. Dois casos suspeitos estão em investigação e aguardam resultado do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.