Primeira ‘Semana do Setembro Amarelo’ prossegue até sexta na UPAE/Imip

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2021 às 21:40

Teve início na  última segunda-feira (13), na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, a primeira  Semana do ‘Setembro Amarelo’. O evento foi iniciado com a palestra da psicóloga do serviço Tatiany Torres, às 15h, e segue até sexta-feira (17) com uma programação voltada para funcionários e colaboradores.

A Semana é uma iniciativa do Serviço Social em Ação, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O objetivo geral é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio, e inclui a promoção da capacitação dos profissionais de saúde, além dos grupos de acolhimento em saúde mental.

Na UPAE, também está sendo desenvolvido este mês um trabalho voltado para os pacientes e acompanhantes. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio são incentivados a compartilhar suas histórias e a procurar ajuda profissional. 

A coordenadora geral do serviço, Grazziela Franklin, destaca a importância do cuidado que gera o cuidado. “Estamos aqui para cuidar, mas também precisamos cuidar dos nossos, afinal um doente não ajuda o outro. Na UPAE o cuidado é de dentro para fora e saúde mental é um dos temas que trabalhamos continuamente, pois praticamos de fato a saúde na sua integralidade“, justifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *