Um total de 167 pássaros silvestres transportados de forma irregular foi resgatado, na noite de quarta-feira (4), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, em Salgueiro (PE), no Sertão Central. As aves eram transportadas por um homem no bagageiro de um ônibus interestadual.
Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Floriano (PI) até o Recife, policiais realizaram uma verificação no compartimento de bagagens e encontraram as aves das espécies caboclinho e curió. Os pássaros estavam em dez gaiolas acondicionadas em duas caixas, sem a devida ventilação, e iriam percorrer 800 quilômetros até a capital pernambucana.
O passageiro de 33 anos que transportava as aves disse que havia saído de Picos (PI), para entregar as aves na capital pernambucana. Ele disse ainda que compra e revende os pássaros.
A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o passageiro pelo crime ambiental. O Ibama foi acionado para receber os pássaros e dar continuidade às medidas cabíveis.