PRF notifica mais de 3,2 mil irregularidades no transporte de produtos perigosos na BA em 2022

por Carlos Britto // 17 de março de 2023 às 09:43

Foto: PRF/reprodução

No período compreendido entre janeiro e dezembro de 2022, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou 3.233 irregularidades no transporte de produtos perigosos na Bahia.

Tais produtos são substâncias que, devido às suas características, podem causar danos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Entre eles estão produtos químicos, inflamáveis, explosivos, radioativos e outros que apresentam riscos similares.

O transporte exige cuidados especiais, tanto no que diz respeito à segurança das pessoas envolvidas, quanto à preservação do meio ambiente e dos bens públicos e privados. Os veículos que transportam produtos perigosos devem estar devidamente identificados e sinalizados e devem ser conduzidos por motoristas habilitados e capacitados. As condições dos veículos devem estar adequadas para esse tipo de transporte e a documentação deve estar em dias.

A PRF também é responsável por fiscalizar o cumprimento das normas e regulamentações que regem o transporte de produtos perigosos no Brasil, a exemplo de limites de velocidade, rotas específicas para determinados tipos de produtos, exigências de equipamentos de segurança, entre outros aspectos que visam a garantir a integridade física das pessoas e a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *