Presidente do Sinpol-PE poderá ser demitido da Polícia Civil; CUT divulga nota de solidariedade

por Carlos Britto // 15 de novembro de 2018 às 09:08

Áureo Cisneiros concede entrevista ao Blog. (Foto: Alieny Silva / Blog do Carlos Britto arquivo)

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentou um documento que pode resultar na demissão do presidente do Sindicato dos Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, da Polícia Civil. O material foi recebido por Cisneiros na terça-feira (13) e aponta a contumácia na prática de transgressões disciplinares – que é quando o servidor transgride as normas disciplinares de forma repetida. Cisneiros tem até 10 dias para apresentar defesa.

Áureo Cisneiros foi condenado em seis Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e ainda responde a 16. Segundo o presidente do Sinpol-PE, uma portaria permitiu que ele fosse afastado dos trabalhos na polícia para cumprir a função sindical.

Ele considera que o pedido de demissão é uma perseguição. “Fui punido duas vezes. Fiquei 140 dias afastado, sem receber salário, por conta das condenações. E, agora, chega esse pedido de demissão. É um absurdo o que o governo de Pernambuco faz. Então, a gente acredita, sim, que é uma perseguição sindical”, disse.

Ainda de acordo com ele, os Processos Administrativos Disciplinares estão relacionados, por exemplo, a decretação de greves, a não aceitação de participação em uma operação policial e a discordância em relação ao programa Pacto pela Vida. Cisneiros disse, também, que na próxima semana apresentará uma defesa à Corregedoria.

Resposta

Procurada, a Secretaria de Defesa Social disse que Áureo Cisneiros não foi excluído da Polícia Civil de Pernambuco. “Ele responde atualmente a quatro Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs), sendo um deles por contumácia, ou seja, quando o servidor transgride as normas disciplinares de forma repetida. O servidor em questão já foi penalizado em 6 PADs no âmbito da corregedoria. Na fase atual do PAD questionado, o policial foi citado para apresentar, em um prazo de dez dias, sua defesa”, diz o texto.

A nota diz, ainda, que a “Corregedoria, e a SDS como um todo, respeita o livre exercício de manifestação, e reafirma que o amplo direito de defesa é garantido em todos os processos disciplinares”. O texto também afirma que “esses processos, conduzidos de forma técnica, investigam a atuação de servidores enquanto policiais, sem qualquer relação com atividade sindical. Não há, no trabalho da Corregedoria, qualquer juízo de valor, apenas o cumprimento da legislação e regimentos das corporações”.

Solidariedade

Em nota, a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) manifestou solidariedade ao presidente do Sinpol-PE.

Acompanhe:

A plenária sindical da CUT Pernambuco realizada, nesta terça-feira (13/11), aprovou mais uma vez nota de apoio e solidariedade ao companheiro Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) que foi notificado pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de que será demitido de suas atividades como servidor público.

A decisão tomada por uma comissão formada por um delegado e dois comissários é descabida e imprudente. Áureo, ao longo dos quatro anos em que está à frente do Sinpol, vem lutando por melhores condições de trabalho, valorização profissional e salarial dos Policiais Civis de Pernambuco.

As práticas antissindicais são usadas para pressionar servidores, utiliza-se de demissão, transferência de local de trabalho ou qualquer outra forma que dificulte ou impeça o dirigente ao exercício de sua função sindical, configurando-se assim numa ação velada de perseguição.

Solicitamos ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que use o bom senso político e não assine a demissão de Áureo Cisneiros. Na atual conjuntura politica esta demissão pode ser uma antecipação de graves medidas que, estão sendo discutidas em nível federal, com intuito de alterar a legislação trabalhista e retirar todos os direitos da classe trabalhadora.

Basta de práticas antissindicais contra servidores e sindicalistas!

Recife, 14 de novembro de 2018
Direção da CUT-PE

(Com informações do Portal LeiaJá)

Presidente do Sinpol-PE poderá ser demitido da Polícia Civil; CUT divulga nota de solidariedade

  1. Claudio disse:

    Está aí o governo que muitos preferiram. Primeiro desativou a delegacia anti corrupção pra não atingir seus pares, e agora essa perseguição infernal a esse rapaz. Lucas Ramos e Odacy jamais deveriam ter votado nesse projeto nefasto de acabar com à delegacia. O tempo vai dizer se eles fizeram a coisa certa. Meu voto nao será mais depositado nas urnas a favor desses dois camaradas.

  2. Filósofo disse:

    Lembrando que falta de democracia tanto pode ser de governo de direita como de esquerda. É uma praga que parece que nunca vai se acabar. E a partir de 2019 tem tudo para piorar. Não é ser pessimista, é a razão que me leva a crer que dias tenebrosos estão por vir!

  3. Anti PT disse:

    Essa mamata de sindicatos vai acabar, bando MARGINAIS. petistas

    1. JOSIMAR SEBASTIAO disse:

      É preciso ser muito ingênuo pra acreditar que o enfraquecimento da parte hipossuficiente significa o fim da mamata. Mamata é ser senador por 180 dias contínuos e contar com benefícios vitalícios, mamata é ter fundo partidário para financiar suas campanhas. Sindicatos lutam por trabalhadores, desvios corrupção e má há em tds os segmentos. E devem ser combatidos e denunciados e seus causadores, presos.

      1. Rogério Santos disse:

        Corretíssima sua visão Josimar, no cenário político atual, precisamos de representantes dos trabalhadores atuantes como o Áureo, uma pena existir muitas pessoas com síndromes de antpetista e esquecendo os verdadeiros vilões. Deixo aqui, minha solidariedade ao companheiro Áureo.
        Firmes na luta!!

  4. Normando filho disse:

    Esse. Governador só está no poder porque foi feito na coxa,se o governador Eduardo tivesse vivo,esse babão não tava como governador de Pernambuco, não servi nem pra síndico de prédio

  5. marco Aurélio soares disse:

    Anti PT,vc e um indiota mesmo ne ? Estamos todos preoculpado com um cidadão,pai de família,honesto,cumpridor de seus deveres que esta nesta situação por defender uma categoria,por defender melhores condições de trabalho dos policiais civis de PE, ae vem um cara idiota ,imbeciu,como vc falar bedtiras,se vc não pode apoiar o Aureo Cisneiro ,fique calado seu indiota.Estamos com vc Aureo.

  6. Ismael lopes disse:

    O cara se recusou a ir em uma operação policial, responde a vários processos disciplinares decretou greve que é proibido pelo constituição e vocês ainda diz que é perseguição?

    Tem que acaba sim com estas magnatas de servidores públicos que não querem exercer o trabalho ao qual foi designado.

  7. Bernardino Gayoso disse:

    Sou investigador de polícia civil da Bahia, e diretor Sindical do SINDPOC sindicato dos policiais civis da Bahia, solidarizo-me ao Nobre e companheiro Áureo Cisneiro. Na Bahia estado governado pelo PT há mais de 12 anos, também tem essa prática de ameaça anti sindical contra as lideranças. O PT na Bahia desfiliação coletivamente todos os associados do sindicato por uma portaria de Estado para dessetruturar a força de luta através dos jurídicos e assim NÃO ter como defender seus associados. Abre procedimento apuratorios e PAD como forma de ameaçar os servidores. Faz perícia viciadas em erros só para agir de má fé contra os líderes sindicais. Como o sindicato dos policiais civis na Bahia era filiado a CUT esperávamos que está central de trabalhadores ao menos manifestasse a favor destes. Ledo engano! A categoria de tão ameaçada pediu em Assembleia geral então para que o sindicato fizesse a desfiliação da CUT. Pois está central diz que defende mas na sua origem NÃO gosta deste ramo de trabadores. Disfarça que defende.
    Por isso fomos pra luta só com a categoria e o sindicato. Fora CUT, fora PT.
    Aos companheiros policiais de Pernambuco e ao companheiro Áureo Cisneiro pode convocar a nossa força da região nordeste para manifestar contra esse abuso dos governos que promovem práticas contra os direitos dos trabalhadores. A Bahia através do SINDPOC e a Feipol nordeste está a disposição pra lutar juntos. Somos todos policiais civis, merecemos dignidade e respeito. Forte abraço Bernardino Gayoso SINDPOC e Feipol nordeste.

  8. Rogério Santos disse:

    Corretíssima sua visão Josimar, no cenário político atual, precisamos de representantes dos trabalhadores atuantes como o Áureo, uma pena existir muitas pessoas com síndromes de antpetista e esquecendo os verdadeiros vilões. Deixo aqui, minha solidariedade ao companheiro Áureo.
    Firmes na luta!!

  9. Denuze disse:

    Governo só aceita líder sindical que calce o número dele, como sempre foram enganada a categoria com presidentes anteriores. Apesar de não ter aceito o que ele tentou fazer com outra classe de colegas, mesmo assim eu só solidaria a ele. Pois é assim mesmo a categoria não tem que aceitar o que o governo que. A luta continua.

  10. ewerton barros da cunha disse:

    eu já sou um policial aposentado , mas quando estava na ativa , sempre participei das greves nos outros governo , mas este governo que esta ai , é um governo ditador ele pensa que o estado é dele , o estado de pernambuco pertence ao povo pernambucano, os eleitores pernambucana que votaram neste governo , não aceita que ele faça o que ele quer , pois o mandado dele daqui a tres anos e seis meses ela vai sair , mas antes disso ele vai querer eleger o candidato dele que é do conhecimento de todos pernambucano , logico que é do partido dele , que é o prefeito do recife , Geraldo Julio, mas assim mesmo eu voltei neste governo , mas apoio o presidente do sindicato dos policias civis de pe,Aureo Cisneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários