PMBA realiza simulação de resgate aquático no Rio São Francisco

por Carlos Britto // 05 de fevereiro de 2023 às 14:59

Foto: Ascom CPR-N/divulgação

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do seu Grupamento Aéreo, realizou na manhã deste domingo (5) um treinamento de salvamento aquático nas águas do Rio São Francisco, em Juazeiro (BA), simulando uma situação de afogamento. A ação foi realizada pela equipe de Pilotos e Tripulantes Operacionais, embarcados no Helicóptero EC 145 (Guardião 09) com Sling (equipamento de resgate).

Durante o exercício, um dos tripulantes foi lançado nas águas simulando uma vítima. Da mesma aeronave, foi um segundo tripulante também foi lançado, o qual exerceu a função de homem Search And Rescue (SAR) – ou seja, o resgatista.

Em seguida uma corda permeada, medindo 15 metros de comprimento, com um equipamento na extremidade (sling), foi arremessada. Com a habilidade dos pilotos, o resgatista e a vítima foram alcançados e retirados do rio no momento em que eram arrastados pela correnteza, sendo levados para um local seguro.

O treinamento da equipe do GRAER foi acompanhado por populares na orla de Juazeiro, os quais elogiaram a PMBA.

Ação inédita

A ação foi inédita na região. O objetivo é o de treinar a equipe em salvamento aquático, demonstrar a operacionalidade e capacidade do Grupamento, bem como elevar o nome da instituição, que através das diretrizes do comando geral da PMBA, vem aprimorando intensamente os PMs através de instruções a fim de proteger e salvar a população local e os turistas.

PMBA realiza simulação de resgate aquático no Rio São Francisco

  1. Luiz disse:

    Sem querer tirar o mérito da ação nem tampouco das equipes empenhadas, mas as equipes do Bepi de Pernambuco dão aula nesse quesito-salvamento- seja por terra água e ar. O governo da desmoralizada Bahia, aproveitando a deixa do Carnaval antecipado de Juazeiro, não tendo o que mostrar de concreto para coibir os altos índices de violência no município bahiano, vem querer mostrar uma força que não tem. Salvar alguém de afogamento é fácil, mas livrar o cidadão da onda de violência que impera nos municípios bahianos, quero ver mostrar técnica de combate pra esse tipo de situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários