Petrolina iniciará ação pioneira voltada ao bem-estar animal

por Carlos Britto // 13 de junho de 2025 às 07:55

Foto: Ascom PMP/AMMA divulgação

A Prefeitura de Petrolina dará início, neste mês, a uma ação pioneira em prol do bem-estar animal e da saúde pública. Num trabalho conjunto entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão levantadas informações sobre os animais domésticos. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) irão identificar a quantidade de famílias que têm animais e quais precisam ser castrados.

Essa ação visa a mapear a demanda em todos os bairros, permitindo a organização de mutirões de forma segura para as famílias inscritas no CadÚnico. A visita dos agentes será realizada de casa em casa. Os profissionais estarão devidamente identificados e irão fazer perguntas básicas para preenchimento do formulário, como a quantidade de animais na residência, quais espécies, se já são castrados, entre outros.

Esse envolvimento direto com a comunidade fortalece a consciência coletiva sobre a posse responsável dos animais. Após finalização da pesquisa e com os dados já coletados e organizados, a Coordenação de Bem-Estar Animal vai montar uma estratégia para castrar os animais domésticos. Os tutores farão o pós-operatório supervisionado, sem prejuízo das ações de captura das matilhas nas ruas para castração e soltura.

A iniciativa faz parte das ações que buscam reduzir o número de animais abandonados nas ruas e engajar a população. A castração é uma medida eficaz no controle populacional, prevenindo ninhadas indesejadas e melhorando a qualidade de vida dos animais e das pessoas.

Petrolina iniciará ação pioneira voltada ao bem-estar animal

  1. Wannda Victoria Souza Santos disse:

    E sobre a ajuda pós cirúrgica?
    Pq não adianta castrar se o remédio é MT caro , e tem q te todo um acompanhamento após, vai ficar pra quem a despesas?
    Pq se for para o dono do animalzinho a não tem condições; isso não compensa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários