Pediatras do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, ligado à rede estadual de saúde, emitiram um alerta à população quanto ao aumento de casos de doenças respiratórias – as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) -, comuns em toda a região Nordeste nessa época do ano.
“Nosso alerta aos pais e responsáveis pelas crianças é para os sintomas. As síndromes começam com sinais e podem evoluir para cansaço, respiração mais ofegante, desidratação, sonolência, e aí, já é o momento de levar a crianças ao hospital. Antes disso acontecer, é possível ainda, em casa, fazer lavagem nasal, analgésicos, hidratar bastante a criança e ficar de olho nos sinais de gravidade“, ressalta a médica pediatra do HDM/Ismep, Danielle Barreto (foto).
Para a especialista, o mais importante nessa sazonalidade é a prevenção. “Prevenção é muito importante. Precisamos evitar levar nossos filhos para lugares onde tem muita gente, evitar que a criança tenha contato com pessoas gripadas, manter uma boa alimentação, hidratar, manter a caderneta de vacinação em dia, vacinando inclusive contra o vírus da influenza, que é um vírus que causa síndrome respiratória aguda grave e que pode até levar a criança para a unidade de terapia intensiva (UTI)“, alertou.
Balanço de atendimentos
O HDM/Ismep registrou de fevereiro a maio deste ano 4.067 casos de doenças respiratórias em pacientes atendidos no Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade. Crianças de toda a 4ª macrorregião de saúde do estado e da Rede PEBA, que compreende hospitais de Pernambuco e Bahia em 53 municípios.
A SRAG afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O VSR é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.