O combate à violência familiar e de gênero em Juazeiro (BA) ganhou reforços cruciais. As secretarias de Mulher e Juventude, Segurança Cidadã e o governo do Estado se uniram para enfrentar, de forma mais efetiva, os casos registrados no município.
A partir de agora, a Guarda Civil Municipal (GCM) contará com um efetivo de patrulhas e rondas especializadas Maria da Penha, não só até às 19h nos dias de semana, como era de costume, mas passará a atuar durante 24h do dia, até mesmo aos finais de semana. Para garantir ainda mais efetividade nos atendimentos às mulheres, a pedido da Prefeitura de Juazeiro, o Estado também garantirá o funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), aberta por 24h, a partir desta segunda-feira (3).
Essa reivindicação já vinha sendo feita pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que atua em Juazeiro, e também pelas organizações e movimentos sociais. O prefeito Andrei Gonçalves acatou a demanda e apresentou ao governo estadual nos primeiros dias do ano.
A Secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, comemora a conquista e explica como a iniciativa vai combater à violência. “Sabemos que à noite e aos finais de semana a incidência de violência é maior e as mulheres precisavam ir à delegacia comum. Agora podem se dirigir à DEAM e também contar com o auxílio da Patrulha Maria da Penha a qualquer momento. Isso só mostra que quando as instituições e os governos se unem, só quem ganha é a população. A violência está aí e precisa ser enfrentada, combatida diuturnamente“, avalia.
Patrulha Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha funciona 24 horas por dia e pode ser acionada através dos números 153 (Central de Atendimento) e (74) 9 9967-2006. Para dar suporte aos acolhimentos realizados na delegacia, a prefeitura dispõe do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que atende as vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero de forma integral.
Uma açao de sanidade, a mulher, a família e o lar devem ser protegidos contra os desvios de conduta daquele que deve dá o primeiro bom exemplo. Tem que funcionar 24H. A prefeitura deveria se unir juntos as famílias na busca de soluções para aqueles que fazendo uso de entorpecentes tambem destroem suas famílias.
Parabéns pela iniciativa!
As mulheres não podem continuar sendo vítimas de vagabundos, ainda que esses canalhas sejam seus ” companheiros”!