Operação conjunta resgata 965 aves silvestres na Chapada Diamantina

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2024 às 18:00

Foto: PRF/divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da 6ª Delegacia em Seabra (Interior da Bahia), realizou, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), a Operação ‘Rotas da Fauna Chapada’ entre os dias 30 de outubro e hoje. O objetivo foi de combater crimes ambientais na região. Durante os trabalhos foram resgatados 965 animais silvestres mantidos em cativeiro e 51 galos que sofriam maus-tratos em uma rinha.

Dos animais silvestres, 879 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu. Outros 86 animais, que não podiam ser devolvidos à natureza de imediato, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Cruz das Almas. Além disso, foram destruídas 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros.

A operação atuou nas cidades de Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga. As atividades resultaram em 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), nos quais os envolvidos se comprometeram a comparecer à Vara Especial Criminal das Comarcas competentes. O Inema, após os trâmites dos TCOs, emitirá os Autos de Infração individualizados para os responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. So os nutela chama o periodo de 64 de ditadura! Ditadura ta hoje, e pior, ditadura do judiciario, a pior…