Novo pátio de eventos de Petrolina manterá nome da eterna ‘Dama do Barro’ Ana das Carrancas

3
Foto: arquivo Blog do Carlos Britto

A eterna ‘Dama do Barro’ Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida em Petrolina e região por Ana das Carrancas, continuará emprestando seu nome ao pátio de eventos. Não mais aquele localizado nas imediações do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, e sim ao novo pátio que está sendo construído pela prefeitura na área do antigo Ceape, próximo ao KM-2.

A mudança aconteceu a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após alegação da Infraero de que o pátio de eventos, onde funcionava até então, representava um risco para as aeronaves.

O projeto de Decreto de Legislativo mantendo o nome de Ana das Carrancas é de autoria do vereador governista Alvorlande Cruz (Republicanos) e foi aprovado por unanimidade da Casa Plínio Amorim, na sessão virtual de ontem (1). Alvorlande se disse “honrado” em homenagear uma das mais importantes artesãs de Pernambuco.

Segundo o vereador, várias personalidades do município estavam à altura de ter seu nome destacado no novo pátio, a exemplo do artista plástico Celestino Gomes, do radialista Carlos Augusto, do poeta Raulino – entre outros. “Mas ouvindo pessoas humildes, da cultura, os artesãos, e eles disseram: ‘por que não Ana das Carrancas novamente? Achei justo. Uma mulher que saiu de Ouricuri (PE) para Petrolina, por conta da situação financeira. Ela e suas duas irmãs, que através do barro e com suas mãos calejadas, começaram a fabricar as carrancas. Com sua cultura, com seu trabalho e humildade, ela elevou o nome de Petrolina para o Estado, para o Brasil e para o Exterior”, ponderou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sem noção este espaço lá, vai ser engarrafamento atrás de engarrafamento nos dias de festa, sem falar que não há espaço para crescimento da área nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome