Norte e Nordeste devem registrar maior produção de açúcar e álcool anidro

por Carlos Britto // 07 de março de 2023 às 09:36

Foto: Canal Rural/reprodução

A safra de cana-de-açúcar no Norte e Nordeste já atingiu 86% do processamento esperado para a temporada 2022/2023, com a moagem de 50,22 milhões de toneladas até o fim da primeira quinzena de fevereiro. Com este volume, ainda faltam cerca de oito milhões de toneladas a serem esmagadas, o que deve prolongar a moagem, notadamente em Alagoas e Pernambuco.

É o que revelam dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), entidade que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros. Já se nota um crescimento na produção de açúcar e de etanol anidro no Norte e Nordeste, que devem fechar a safra atual registrando percentuais superiores a 7% para os dois produtos, a depender do clima, ainda muito chuvoso neste verão.

Até 15 de fevereiro, a fabricação de açúcar, somando 2,7 milhões de toneladas, cresceu 2,8% em comparação aos números verificados em igual data de 2022. Segundo Renato Cunha, a produção recuperou-se após recuo de 1,1% observado no mês de dezembro, e deverá ser encerrada com 3,2 milhões de toneladas. Do montante projetado, cerca de 2,5 milhões de toneladas de açúcar (refinado e granel) serão exportadas para países africanos, especialmente Gana, Sudão, Nigéria e Argélia, e outros continentes (Américas e Europa).

Em relação ao biocombustível anidro, as unidades do Norte e Nordeste fabricaram 1,09 bilhão de litros até a primeira quinzena de fevereiro, volume 9% maior em relação à safra passada. Renato Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar/PE), estima que na safra 2022/2023 o Norte e Nordeste produzirão volume superior a 1,15 bilhão de litros do produto, superando a previsão inicial da safra 22/23.

Para o etanol hidratado, que até 15 de fevereiro apresentou declínio de 10,4%, com 907 milhões de litros ante 1 bilhão de litros obtidos em igual período do ciclo anterior, o executivo estima produção de 1,18 bilhão de litros, quantidade maior do que a verificada na safra 2021/2022. Ao fim do atual ciclo de moagem, a produção total de etanol, considerando o anidro e o hidratado, deverá crescer cerca de 8%, fechando 2022/2023 com 2,27 bilhões de litros.

Ciclos de moagem

A safra 2022/2023 será finalizada até o final de março nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Amazonas. Em Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, será encerrada até abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…