Norte baiano registra 55% dos flagrantes por embriaguez no 1º dia da Operação ‘Carnaval’

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2023 às 11:40

Foto: PRF/reprodução

O Carnaval, maior feriado do ano, também é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos, e o uso do álcool ao volante é uma das maiores preocupações da PRF por ser uma das principais causas de mortes nas rodovias federais. No primeiro dia da Operação Carnaval 2023 na Bahia, 31 condutores foram autuados por esse tipo de prática e se recusaram a passar pelo etilômetro (bafômetro). Os números correspondem a mais de 500% de acréscimo em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 5 motoristas alcoolizados.

Do total de motoristas embriagados, 17 deles foram flagrados em um trecho da BR-407, no município de Senhor do Bonfim, norte do Estado, o que correspondeu a quase 55% da quantidade de ocorrências registradas.

Os resultados acendem um alerta sobre a consciência dos condutores a respeito do perigo da combinação consumo de álcool e volante. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis.

A PRF lembra que dirigir sob a influência de álcool é um crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se o teor do teste for igual ou superior a 0,3mg de álcool por litro de ar alveolar, ou se o motorista apresenta sinais e sintomas de embriaguez e se recusa ao teste. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. A multa tanto para qualquer índice positivo de embriaguez ou recusa ao teste é de R$ 2.934,70, e o condutor pode ter suspenso o direito de dirigir por até 12 meses. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor dobra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários