MPF denuncia 28 pessoas na Operação Errantes

por Carlos Britto // 30 de março de 2022 às 09:17

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, à Justiça Federal, 28 integrantes de organização criminosa especializada em fraudes contra a Previdência Social e lavagem de dinheiro, atuante no município pernambucano de Petrolina e região. Esta foi a primeira denúncia decorrente da Operação Errantes, deflagrada em fevereiro.

Os denunciados são acusados da prática do crime de organização criminosa, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão. Com a conclusão das investigações, novas denúncias podem vir a ser ajuizadas pela prática de outros crimes.Um dos desdobramentos da Operação Errantes foi a decretação, pela Justiça Federal, da prisão preventiva do vereador Gaturiano Pires da Silva, de Petrolina, a partir de requerimentos do MPF e da Polícia Federal (PF). Ele é tido como um dos líderes do esquema criminoso e segue detido desde 23 de fevereiro.

Histórico – Investigações realizadas ao longo de meses, por MPF e PF, revelaram a existência de organização criminosa extremamente ramificada, com divisão interna de funções, que atuava de forma duradoura e estável praticando golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja superior a R$ 45 milhões.

O esquema criminoso consistia na obtenção, mediante diversas fraudes, de benefícios assistenciais e previdenciários. Os líderes do esquema obtinham os lucros decorrentes dos pagamentos de centenas de benefícios irregulares. Na execução dos crimes, eram auxiliados por pessoas recrutadas para atuar como operadores do esquema ou laranjas.

Esses laranjas – na maioria pessoas analfabetas ou com pouca instrução e de idade avançada – eram usados para emissão de documentos de identidade falsos, depois utilizados nos requerimentos de benefícios perante o INSS. Os operadores das fraudes viajavam por diferentes estados para providenciar as emissões dos documentos de identificação irregulares, como registros gerais (RGs) e certidões de nascimento. Um mesmo laranja chegava a possuir dezenas de RGs fraudulentos.

As investigações revelaram que a organização criminosa também movimentava verdadeiro comércio paralelo de aluguel, venda e permuta de cartões de saques de benefícios irregulares. Em virtude dos ganhos com os crimes, os líderes do grupo acumularam enorme patrimônio, fazendo o registro dos bens de alto valor em nome de terceiros. Praticavam ainda outras atividades ilícitas, como agiotagem, usada para alavancar os ganhos.

Processo nº: 0800394-02.2020.4.05.8308 – 8ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco

Fonte ascom MPF

MPF denuncia 28 pessoas na Operação Errantes

  1. Pé no Saco disse:

    Cada dia que passa piora a situação do Gato de Bota, parece que ele deixou um rastro muito grande na hora de pular dos telhados.

  2. Cláudio disse:

    O plano diretor do Município senhor Carlos Brito ., Como está hoje ?
    Foi pro pia de novo … Que briga emmmmmm.

    Pq o senhor não divulga ..hoje dia 30/03
    Não é carro chefe do futuro canidato a governador

  3. Cláudio disse:

    O plano diretor do Município senhor Carlos Brito ., Como está hoje ?
    Foi pra pia de novo … Que briga emmmmmm.

    Pq o senhor não divulga ..hoje dia 30/03
    Não é carro chefe do futuro canidato a governador

  4. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Para que se veja o quanto o povo não sabe votar. Deveria ter no máximo três partidos políticos. Essa enxurrada de partidos dá nisso, o povo elege pessoas que não sabem nem de onde vêm. Ser Vereador ou Deputado é uma função nobre, caso só e somente se, os detentores dessa função sejam pessoas honestas, imbuídas de senso público, mas como 99% dos nossos Vereadores, Deputados, Prefeitos, etc.etc., fazem da função um meio de vida, dá nisso aí, não satisfeitos com os seus altos salários, usam da influência para auferirem mais ganhos, não importando se legais ou não. A função do Vereador é fiscalizar o Executivo. Quantos fazem isso? poucos, a maioria são pelegos dos Prefeitos com fins puro e exclusivo de ganharem mais dinheiro. Nas eleições desse ano vamos votar em Deputados, Senadores, Governadores e Presidente, mas escolhamos pessoas honestas, pessoas que não tenham nenhum processo por roubo aos cofres públicos, pessoas que não estejam sendo investigadas por roubos aos cofres públicos. Todos viram o que aconteceu com o dinheiro que o Governo Federal mandou para os Estados e Municípios na Pandemia, em alguns casos, deixaram de comprar respiradores e os medicamentos necessários e embolsaram o dinheiro.

  5. Ze disse:

    O pior pra um coitado aposentar pede uma carrada de documentos e esses vagabundos consegue essas fraudes fácil. Cadeia neles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários